Diz que é uma espécie de crónica de música - Originais vs Covers #1
publicado por Aza Delta

Originais vs Covers:

Boas a todos, o meu nome é Aza Delta, e sou o mais recente colaborador deste projecto que tem como nome Galáxia Música.
Alguns de vocês já me devem conhecer, pelo bem ou pelo mal, devidom à minha passagem pelo Blog Galáxia Wrestling, em Novembro de 2005, até ao Verão do ano passado.
Mas o tema é outro, os tempos são outros, e eu vou começar do princípio.
Falando um pouco de mim, tenho 15 anos, toco guitarra há 4 anos e meio, tendo comprado a eléctrica no Verão passado.
O tipo de música que oiço, passa mais abundantemente pelo Hard Rock, indo até ao Blues, Folk, Jazz, Funk, Pop, etc…
As minhas maiores influências em termos de bandas são: Guns N’ Roses, Audioslave, AC/DC, Aerosmith, Dire Straits, Jimmy Hendrix, Led Zeppelin, Metallica, Muse, Nine Inch Nails, Nirvana, Pearl Jam, Pink Floyd, Prince, Queen, Rage Against the Machine, Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones, Police, Velvet Revolver, Rui Veloso, Xutos e Pontapés, Bob Dylan e Johnny Cash.
Entre os meus guitarristas preferidos, figuram nomes como Pat Metheny, Jimmy Page, Mark Knopfler, David Gilmour, Ron “Bumblefoot” Thal, Slash Angus Young, John Frusciante, Jimmy Hendrix, Tom Morello, Kirk Hammet, e outros…

Nesta rubrica, todas as semanas, irei comparar diversas músicas e outras versões dessas músicas. Um tema que cria bastantes divergências de opiniões.
Existem bandas e artistas que têm, mais habilidades do que outros, para fazerem covers de outras músicas, os conhecidos Guns N’ Roses sempre tiverem muito jeito para a coisa, assim como outras bandas e artistas (incluindo o grande Johnny Cash).
Mas não vou começar por dizer quais acho serem as bandas que têm mais qualidade. Falarei de determinadas músicas, dizendo se prefiro as covers e as originais.
No geral, as originais são claramente superiores às covers, contudo existem umas certas excepções, que num ou noutro post encontraremos.

A primeira música de que vou falar, é uma música muito conhecida entre todas as Pessoas:

Bob Dylan - Knockin' on Heaven's Door:



Esta música, é o perfeito exemplo de que com uma melodia e com uma letra simples, o Mestre Dylan, faz uma obra-prima.
Agora as covers:

Guns N’ Roses – Knockin’ On Heaven’s Door:



Esta, é a cover mais conhecida da KOHD, e, apesar de toda a gente preferir esta versão, eu continuo a achar que o Dylan merece mais crédito, e que a sua versão é superior.
A razão pela qual eu prefiro, é porque a música que foi editada em Estúdio, no Use Your Illusion II, em 1992, e é francamente má. Ok, era boa, caso não tivesse aquela parte final com um telemóvel, e com eles a encenarem uma cena de concerto num estúdio.
Quero com isto dizer, que a música era uma música de concerto, para pôr o público a cantar, e como tal, não devia ter sido editada.
Em cima tema versão tocada no Ritz, em 1988.

Entretanto, há uma nova versão dos Guns n’ Roses desta nova música, que, segundo o Axl, se aproxima mais à versão original do Dylan a versão foi tocada pela primeira vez no Rock in Rio 3, em 2001, e aqui têm o vídeo da prestação dos Guns, em 2006, no Rock Amring:




Eric Clapton – Knockin’ on Heavens Door:



Não gosto muito desta versão, na verdade, acho que é uma má tentativa de fazerem uma versão reggae desta música (e como eu não gosto muito de reggae, está tudo dito).
A música foi editada em 1988, e penso que existe uma versão dos Cream.

Momento deprimente:

Avril Lavigne – Knockin’ on Heaven’s Door:




Apesar de ter sido para caridade, é uma imitação muito rasca da música. É uma total cópia (ou tentativa de) da música original do Bob Dylan, só que com uma voz feminina, e com músicos com menos de um centésimo da qualidade de Bob Dylan e sua banda.
Faz um gajo pensar: “O ponto a que isto chegou…”
Bem, é muito rasca, como já tinha dito anteriormente, mas isso já é de esperar da igualmente comercial e rasca Avril Lavigne e sua banda.

Partindo para outra música:

Guns N’ Roses – Sweet Child O’Mine:



Apesar de ser das músicas que mais atrai o público dos Guns, e que me fez a mim próprio começar a gostar da banda de LA, eu pessoalmente acho que é das mais sobrevalorizadas e a que tende mais para o comercialismo (atenção, não digo que não gosto).
O solo final é viciante, assim como o riff inicial.
Mas partindo do meu princípio de há uns meses atrás, vamos comparar com as covers, que todas as que conheço são verdadeiras:

Momentos Deprimentes:

Sheryl Crowl – Sweet Child O’Mine:



Um completo desastre de cover. Transformaram uma ROCKalhada numa POPalhada nojenta e comercial. A música saiu em 2000, se não me engano, e fez parte da banda sonora do filme “Big Daddy”.
Uma pessoa olha para isto, pergunta-se o que é feito das guitarradas de Slash, que são substituídas por uma guitarra acústica, violinos e orgão.
A Sra Sheryl Crow nem canta mal, mas isto não se faz. Só não digo que é um completo assassínio, devido ao que vem a seguir.

Linkin Park – Sweet Child O’Mine:



Ok, nem se pode chamar a isto uma cover, visto que eles só tocaram isto num festival. Ok, pode ter sido uma “brincadeira”, chamemos-lhe assim, mas isto é um completo assassínio, desde o guitarrista a falhar mais notas do que a acertar, ao baixista que entra fora de tempo, e ao vocalista a cantar desesperadamente mal, bem, vejam.
A consideração que eu tinha (que já era muito pouca) por esta banda acabou completamente. Na minha opinião LP são uma má banda, e ponto final.

Momento Ainda Mais deprimente:



Dizem que os chineses deviam ser presos por matarem cães. Bem, os japoneses deviam ser mortos por assassinarem músicas.
Uma versão rápida demais, na minha opinião; com o guitarrista a falhar “algumas” notas, e o vocalista a partir todos os vidros.
PS: Devo confessar que me ri um pouco com a música.
_________________.

Bem, por hoje é tudo volto para a semana, para analisar mais questões deste género
Antes de me despedir, deixo ainda uma nota de agradecimento oaos colaboradores deste blog por me deixarem fazer parte deste projecto promissor.
Abraço a todos...



Página Inicial
Blogger JohnnyKiller: Bom post Aza Delta... mas ha milhares e milhares de musicas conhecidas 'as quais poderias ter feito referencia como cover. O nome que me vem ha cabeça e logo o Hino do Rock n'Roll, do mitico Chuck Berry "Johnny B. Goode" que tem covers de nao sei quantas bandas!

abraço e bons posts. 28/02/07, 23:40  

Blogger Citizen Erased: Vais ter material para mil posts... :)
Espero k faças referencia à fantastica "Hurt", dos NIN e do Cash.
Good work. 01/03/07, 00:01  

Blogger Talionis: Pá, antes do mais parabéns por um tema bem original e com tanto potencial! Mesmo não sendo o teu género, de vez em quando não te esqueças de falar de algumas covers feitas por bandas de metal (quem não conhece, TEM que ouvir a oops i did it again da britney spears tocada pelos children of bodom :D).

Acerca das que aqui falas, gostei particularmente dos momentos deprimentes :D. Realmente às vezes há com cada cover que dá vontade de bater em alguém (lembro-me assim de repente de uma da Nothing Else Matters cantava por uma gaja qualquer...). De qualquer modo, a KOHD é um clássico e gosto bastante do original, mas talvez por uma questão de tanto a ter ouvido, gosto mais da versão dos Guns. Eric Clapton nem tanto e o resto nem comento.

Da Sweet Child O'Mine, realmente "viciante" é a melhor palavra para descrever o riff inicial. Não conhecia nenhuma das covers... e ainda bem.

Fico à espera de mais uma espécie de crónica de música ;) 01/03/07, 00:36  

Blogger Unknown: Sempre preferi o KOHD do Bob, aliás acho que a unica coisa positiva na versao dos Guns foi terem feito o pessoal ir ouvir o original, de resto nunca percebi a fixação do Axl nesta canção, tal como no Live and Let Die do McCartney.

Quanto a Sweet Child considero umas das melhores canções até hoje escritas e há certas coisas que nao deviam ter covers...

LP, banda má é abusivo, dentro do chamado New Metal, são para mim os mais consistentes, mas isso sao gostos...

Bem Vindo a casa Delta, uma vez Galactico, Galactico para sempre ;) 01/03/07, 05:40  

Anonymous Anónimo: Òptimo tema, sim senhor.

Se me permites, faço-te uma sugestão para futuras crónicas: podias mostrar ao pessoal as diferenças entre a "Stripped" original, dos Depeche Mode, e a cover feita pelos Rammstein. É capaz de ser um dos exemplos mais flagrantes de como se pode transformar uma música insossa numa malha potente. E mesmo que não faça parte das tuas prioridades musicais, é um tema que é familiar a muita gente, quanto mais não seja por o terem ouvido em publicidade a programas da SicRadical (de Hentai, nomeadamente :P).

A KOHD deve ser das músicas mais re-interpretadas de sempre... Já perdi a conta às versões que ouvi. Mas prefiro a dos Guns ao original - talvez por ter sido a primeira que alguma vez ouvi.
A versão da Sheryl Crow da "Sweet Child..." é quase um crime, mas vindo de quem vem, que mais se podia esperar? :D É mesmo para ser assim, morninho... E a de LP escuso-me a comentar, sinceramente. Prefiro não tecer comentários a nada que venha dessa banda.


Em suma: gostei. Venham mais. 01/03/07, 09:47  

Blogger Floyd: Gostei do post, serviu para conhecer adaptações (independentemente da qualidade) de duas músicas que gosto muito...

Todo o Appetite for Destruction é um fenómeno, mas KOHD do Dylan (a par de Blowin' in the Wind) já podem ser consideradas um marco da música contemporânea.

Espero agora que mantenhas esta qualidade, material não te falta.

P.S - Os Arcade Fire são a primeira confirmação do SBSR 2007 ;) 01/03/07, 12:29  

Anonymous Anónimo: MEGADETH NO SBSR 2007 ! 01/03/07, 14:32  

Blogger Aza Delta: Antes de tudo, agradeço todo o feed-back dado por todos.

@ Talionis: Eu de metal, as unicas bandas que conheço bem e de que gosto realmente são os Metallica e os Iron Maiden.
O teu comment entrou-me na cabeça e vou procurar covers de musicas de metal que conheça.

@ Mark3r: Eu não gosto de Linkin Park por várias razões. Além de não gostar dessas bandas de Nu Metal que por ai andam, não gosto de bandas semi instrumentais, e ao que me disseram, LP são uma delas.
Depois, não é preciso dizer nada, em relação à qualidade de quem lá toca, o baterista nunca reparei muito, mas o baixista e o guitarrista são autênticas nódoas.(aliás, pode-se ver isso no vídeo que postei deles)
Por fim, é de salientar, que são uns autênticos Rage Against The Machine Wannabe's, ao misturarem um som mais pesado, com rap.

@ Lex: A Sheryl Crow nem era uma má artista, quando surgiu. Entretanto, após aquele caso com o Clapton, ficou demasiado Pop.

@ Floyd: Tudo o que seja do Mr Dylan, é um marco para a música.

Abraço a todos... 01/03/07, 14:35  

Blogger Talionis: Não me referia tanto a covers de músicas de metal, mas covers de músicas que não são metal feitas por grandes bandas do metal. E na minha opinião, são essas que funcionam melhor, até. Alguns exemplos, os Cradle of Filth (que o senso comum dá a conhecer como banda pesadíssima) têm covers de, entre outros, Heaven 17 (banda pop no início dos anos 90) e Cliff Richards (sim, esse mesmo :D); Moonspell já fizeram covers dos Madredeus e dos Depeche Mode; Metallica fizeram bastantes covers de hardrock (têm um album só disso).
Assim de repente são essas que me vêm mais à cabeça, mas há milhentas mais.

Quanto aos Maiden (*vénia*), devem ser das bandas de metal que têm mais músicas "reinterpretadas" por outras bandas de metal, tal é a influência que eles foram para praticamente toda a gente... 01/03/07, 15:19  

Blogger Petrvs: Concordo com o Talionis, covers de bandas metal como Craddle e Bodom.

Os Bodom tem um cd so de covers.

O post ta bom, so que e Jimi Hendrix e nao Jimmy Hendrix como muita gente escreve. ;) tambem quase sempre pensei que fosse como tu escreveste so recentemente e que saquei uma capa dum dvd que tenho dele que dizia "Jimi Hendrix live at woodstock" e no cs tambem diz "Jimi Hendrix: Band of Gypsys" 01/03/07, 15:55  

Anonymous Anónimo: Belo post sim senhor.
'Tão aí uns grandes assassínios.

Já que estamos numa de covers:
Sonata Arctica: Still Loving You (dos Scorpions), uma brilhante reinvenção do hino da banda germânica.

Iron Maiden: The Zoo (também dos Scorpions lol)

E pronto, continua com este tipo de post! ;) 01/03/07, 16:15  

Blogger Floyd: Talionis, tens a cover da "Bohemian Rhapsody" dos Maiden? 01/03/07, 16:20  

Blogger Slash: Parabens pelo post. Demonstra uma criatividade imensa:D
Estou curioso para ver mais musicas assassiandas XD
Abraço 01/03/07, 17:43  

Anonymous Anónimo: é impressao minha ou estao a confundir os linkin park km os limp bizkit pk k eu saiba os l park na fixeram nenhuma cover da kohd........abraços 01/03/07, 19:43  

Anonymous Anónimo: sim, de facto também fiquei com essa ideia riga 01/03/07, 19:58  

Anonymous Anónimo: Parabens pela escolha do tema.

Por falar em Mr. Dylan, há uma música composta por Bob Dylan que eu prefiro o cover. Talvez pelas centenas de vezes que a ouvi. Estou a falar de "All Along the Watchtower" tocada pelo Rei Jimi Hendrix! Considerada por muitos a melhor de Jimi.

Pessoalmente prefiro Hey Joe e Castles Made of Sand, mas All Along the Watchtower está excelente.

Ps: Existe ainda a dos U2, mas que está fraquinha. 01/03/07, 20:26  

Anonymous Anónimo: e so 1 ascega os limp bizkit tinham 1 bom guitarrista( eplo menos segundo a critica) o wes bollard..ok existem melhors nao discuto mas no universo nu metal.......era( sim ele saiu de la e começou a decadencia ds moss).kerem 1 guitarrista b espectacular' ok eu digovo-os 2.......os 2 ds dragonforce.herman lee e o outro na sei o nome......arrepia ver/ouvir os solos deles fikem bem. 01/03/07, 21:51  

Blogger Slash: o Video do KOHD pelos Guns é a prova que isto já nao e o que era. Claro que isto e a minha mera opiniao, mas nao acham que falta ali um Axl energenico, de boxers e casaco de cabedal, a correr de um lado para o outro durante 15 minutos e o Slash com uma guitarra dupla a fazer toda a gente saltar e cantar? esta e a ideia com que fico. Digam se concordam ou se é´meramente impressao minha. Vou em breve postar um concerto dos Guns, e que sinceramente foi dos melhores que ja vi deles. 01/03/07, 21:55  

Blogger Slash: Desculpem, referia-me a versao de 2006. 01/03/07, 22:05  

Anonymous Anónimo: O pessoal envelhece, Slash. 01/03/07, 22:15  

Blogger Unknown: "@ Mark3r: Eu não gosto de Linkin Park por várias razões. Além de não gostar dessas bandas de Nu Metal que por ai andam, não gosto de bandas semi instrumentais, e ao que me disseram, LP são uma delas.
Depois, não é preciso dizer nada, em relação à qualidade de quem lá toca, o baterista nunca reparei muito, mas o baixista e o guitarrista são autênticas nódoas.(aliás, pode-se ver isso no vídeo que postei deles)
Por fim, é de salientar, que são uns autênticos Rage Against The Machine Wannabe's, ao misturarem um som mais pesado, com rap."

Sabes ha qto tempo andam a misturar som mais pesado com RAP? Assim à memoria vem-me logo um grande exito dos Run DMC com Aerosmith, chamado Walk This Way.
Em 2º lugar estares a catalogar os musicos por uma brincadeira que estão a fazer ao vivo (eles nem tentam tocar a musica inteira e nem sequer a tenta cantar por completo)

Não podes dizer que não gostas de Nu Metal, qdo nos teus gostos tens bandas como Audioslave, Nine Inch Nails, Velvet Revolver, etc.

Qto a comparações entre RATM e LP, é descabido, cada um exerce a sua arte em estilos definidos, RATM é (era) uma banda de intervenção e politizada, LP são apenas uma boa banda, com malhas poderosas que não se põem em bicos de pés.

E mais, os RATM é que eram uns Atari Teenage Riot wannabees, mas como quase ninguém conhece deixo-te outro exemplo.

Ouve uma banda chamada Body Count, com o incrivel Ice T na voz, e o resto da banda composto por variados elementos de bandas de Metal, e depois diz qq coisa, misturar rap com som pesado tem sido das melhores formulas para sacar grandes malhas e grandes bandas... 01/03/07, 22:35  

Anonymous Anónimo: slash: essa memória que todos temos dos Guns é coisa que já lá vai... Desiludi-me quando vi (na televisão) o concerto que eles deram o ano passado no Rock In Rio, mas também já me preparava para que o Axl - o único membro que sobrou - não estivesse na mesma forma de antigamente. É triste? É. É inevitável? Também é, mas há várias formas de se lidar com o passar dos anos. É só ver exemplos como Maiden ou mesmo Rolling Stones.
Tristemente, os Guns morreram. Ainda mais do que os Metallica. Opinião minha. :P 01/03/07, 22:39  

Blogger Aza Delta: @ Mark3r: Não percebi o porque de meteres Velvet Revolver e Audioslave no grupo de Nu Metal.
Quando não têm nada a ver com a coisa.
Ambas as bandas são Hard Rock, tendo os Audioslave ainda umas influenciazitas de Funk, devido aos Ex Membrs de RATM.

@ Slash and Lex:
http://www.youtube.com/watch?v=B_Y81t9RD3w

Se isto vos faz parecer que os Guns acabaram, é com vocês

Abraço. 01/03/07, 23:09  

Anonymous Anónimo: aza delta:

Se eu só ouvir a música e não olhar para lá, até parece que regressei no tempo :). Mas o problema é que aquilo que está no palco já não são os Guns, mas sim a nova banda do Axl. É o Axl (já sem metade da genica, naturalmente) com uns gajos que arranjou para substituir os que foram saindo. Pode ser só mania minha, mas eu nunca vi os Guns n' Roses como 'a banda do Axl Rose'. 'Banda' para mim significa um colectivo.

Não posso dizer que essa actuação é má, porque não é. Comparando com outras bandas que por aí andam nos palcos, é capaz de meter algumas num bolsinho. O problema é que nos seus tempos áureos, eles habituaram-nos a uma qualidade de concertos bem acima da média. E qualquer coisa que façam abaixo disso, custa-me ver.

Paciência. Fico com as lembranças, e com a música - que nunca morre. :) 01/03/07, 23:29  

Blogger Aza Delta: Ninguém se queixou quando saiu o Izzy Stradlin.
Só que era o Slash que solava, logo a sua ausência notou-se mais, junto do publico.
Nem sabem eles que o SLash e o Duff não eram da formação original.

Ah, eo Dizzy Reed já fazia parte da babdna em 1990. 01/03/07, 23:54  

Blogger Unknown: É um facto que Tracii Guns e Rob Gardner eram o guitarrista e baterista da formação original, mas nunca gravaram nada com a banda, dái que dizer que Duff e Slash não são membros originais da banda, seja injusto, pois foi com eles que os Guns se tornaram na maior banda do Mundo, quanto ao Izzy, podia dar-te razão, mas se ele nao tivesse saído a banda teria terminado ainda mais cedo, a sua situação era insustentavel.

Qto aos Guns que se vêm hoje, para mim é a bandita do Axl, n passa disso, Velvet Revolver é mais Guns que aquilo... 02/03/07, 00:53  

Blogger Talionis: Os Guns fazem-me lembrar um pouco os Pantera, no que diz respeito àquele que se pensava ser o "líder" ou a cara da banda. Tal como com os Guns, durante muito tempo a cara dos Pantera era o vocalista, Phil Anselmo, marcados pela presença fortíssima de um guitarrista.
Mas quando tudo colapsou, o que fico para a história nem foi tanto o vocalista em si, mas o próprio guitarrista. Hoje quando se fala em Pantera, atrevo-me a dizer que o primeiro nome que salta à vista é o do fantástico Dimebag (RIP); vejo os Guns um pouco da mesma forma. 02/03/07, 12:49  

Anonymous Anónimo: estes japoneses, meu deus, nem sei como consegues notar nas notas falhadas com aquele vocalista :S Mas ri-me bastante sim :D 02/03/07, 23:25  

Anonymous Anónimo: Aza delta sucks!!!!

O pior gajo a entrar no galaxia 11/08/08, 04:21  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter