Diz que é uma espécie de crónica de música - Originais vs Covers #2
publicado por Aza Delta

Boas a todos, mais uma vez, eu sei que só é suposto postar à quarta feira, mas visto que me quero ir deitar, posto isto meia hora antes.

Após uma semana, cá estou eu de novo para mais uma rubrica de originais e de covers.
Ao contrário do que alguns pensam, esta rubrica não é só para se verem músicas a serem assassinadas. Eu admito, o último post foi um pouco negativo de mais, mas nem todos assim serão.
Na semana passada nos comentários, via especialmente pedidos de músicas de metal como covers de outras músicas, e covers de músicas de metal. Bem, como os meus conhecimentos nas áreas mais pesadas não são muitos, hoje trago-vos covers de Grunge.
E que melhor banda para vos mostrar covers de Grunge? Sem dúvida, os grandes Nirvana.
São uma banda conhecida por todos, e, convenhamos, quem, da nossa geração, não gosta de Nirvana?
Pois bem, muitas pessoas acham que ver covers doutro género em músicas de Nirvana não ficariam muito bem. Bem, eu não vos vou mostrar versões Pop , mas podem crer, que estas versões poderão ser classificadas por vocês como : Estranhas.
Sim, Estranha será a palavra-chave nesta crónica, como podem ver por:

Load up on guns and bring your friends
It's fun to lose and to pretend
She's over bored and self assured
Oh no, I know a dirty word

Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello!

With the lights out, it's less dangerous
Here we are now, entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now, entertain us
A mulatto
An albino
A mosquito
My libido
Yay!
Hey!
Hey!

I'm worse at what I do best
And for this gift I feel blessed
Our little group has always been
And always will until the end

Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello!

With the lights out, it's less dangerous
Here we are now, entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now, entertain us
A mulatto
An albino
A mosquito
My Libido
Yay!
Hey!
Hey!

And I forget just why I taste
Oh yeah, I guess it makes me smile
I found it hard, it's hard to find
Oh well, whatever, nevermind

Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello, how low?
Hello, hello, hello!

With the lights out, it's less dangerous
Here we are now, entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now, entertain us
A mulatto
An albino
A mosquito
My libido

A denial !!
A denial !!
A denial !!
A denial !!
A denial !!
A denial !!
A denial !!
A denial !!
A denial !!

Smells Like teen Spirit, uma das músicas mais populares de sempre, uma grande música dos Nirvana. Uma das mais "pesadas" deles, diria eu, e uma das melhores. Bem, não fazia sentido falar nela sem pôr aqui o vídeo:

Smells like Teen Spirit – Nirvana:



Uma grande música, um grande vídeo, uma grande letra… não há dúvida… “Mas”, perguntam-se vocês “ que é que uma simples cover pode ter de tão estranho?”

Bem, cá vai a primeira cover:

Smells like Teen Spirit - Paul Anka:



Contrariando-me, tenho de dizer que está versão está mais do que estranha. Está fenomenal.
Tanto a voz de Paul Anka, como o resto da orquestra se adaptam perfeitamente à música, e o ritmo está igualmente muito bom.
Esta, é sem dúvida, a minha cover preferida da música dos Nirvana. Está completamente transformada noutra.

Smells like Teen Spirit - Eric Roche:



Não há palavras para definer isto. Uma versão acústica absolutamente fenomenal. E digo-vos isto eu, que não tinha ouvido a música até agora.
Era uma coisa que tava no YouTube a dizer “eric roche – smells like teen spirit (acoustic)", e que eu, felizmente, resolvi ir ver.
Fiquei de boca aberta, durante todo o vídeo, mexe as duas mãos, tanto a esquerda como a direita, de uma forma incrível, e representa o baixo, a bateria, a voz do Kurt Cobain e as guitarras a uma velocidade incrível, com apenas UMA guitarra ACÚSTICA, o que, numa música de Nirvana, é bastante difícil. (penso eu).
Já para não falar na presença em palco do homem…

Agora, voltamos às origens, e vemos isto:

Smells like Teen Spirit - The Western Branch Freshmen Orchestra:



Às origens voltamos. Muito boa representação da música, através de instrumentos de cordas. A conjugação entre os instrumentos está muito boa, não há como o negar.
Mais uma vez, a orquestra está de parabéns. Não há nada de errado a apontar.


Cá estamos nós, após 3 covers magistrais, todas completamente diferentes umas das outras, e todas completamente diferentes da original.
E agora é aquela parte em que eu vos pergunto: Querem Mais?
Vamos lá a mais umas covers!

The Bad Plus – Smells Like Teen Spirit:



Tinha de meter isto aqui.
Mais uma cover de Jazz, a diferença, é que em vez de uma orquestra inteira, temos um instrumental de três homens, todos, eles, ao que se pode ver, no vídeo, com um talento excepcional.
A versão está muito boa, o pianista a improvisar durante a música toda, o baterista a fazer um ritmo totalmente diferente da música (mas isso deve-se ao facto desta versão ter um ritmo diferente de todas as outras) e muito difícil, o Contrabaixista sempre em grande, ao longo da música, e a premiar-nos com um solo lá para os dois minutos.

Ukulele Orchestra - Smells Like Teen Spirit:



Uma versão boazinha da música. Gostei bastante do som das diversas guitarras, com o baixo. Pode-se também dizer que foi um pouco estranho.
O negativo, nesta versão, foi a voz do homem, que, sinceramente, me meteu um pouquinho de raiva.

Coro Scala - Smells like teen spirit:



Com um piano, e um bando de miúdos, mudaram a música. Eu gostei muito da versão, as vozes estão muito bem combinadas umas com as outras, e com o piano. Muito calma.
____________________.

Bem, lá foram todas as versões da música que achei dignas de comparecerem nesta crónica (ou espécie de).
Agora, é altura de pôr as que achei indignas de mais para comparecerem.

Smells Like Teen Spirit - Hackley School:



O que eu me ri com esta versão. Basta verem as tags que estavam no youtube, para se encontrar a música: “awfull” “terrible” “bad” “horrible”.
O meu comentário podia resumir-se a estas tags, mas eu prefiro alargá-lo mais um pouco, e dizer-vos os (vários) pontos maus desta música (não que vocês precisam que eu vos diga)
Pode-se falar do ritmo da guitarra errado, no início da música, e da súbita mudança de ritmo por parte de toda a banda a seguir à introdução. Banda essa, que é composta por um baterista MAU, um guitarrista MAU, e uma Vocalista (esta é a parte em que eu interajo com o público para vocês dizerem: “MÁ!).
Depois, as mudanças de tom e os desafinanços da miúda, que rebola no chão como pseudo-gótica. Ah, e também berra um pouco, no refrão.
Se acrescentarmos a falta de baixista, o solo da guitarra fora de tom, assim como muitas vezes acontece com a miúda, podemos concluir que esta é a pior cover alguma vez feita. (e a música nem é difícil de cantar e tocar)
_________________________.

Bem, foi mais uma espécie de crónica, sobre originais e covers.
Muitos de vocês poderão odiar as covers que eu aqui postei, e acharem que a crónica está má, mas eu digo-vos, nunca gostei tanto de fazer uma cr
ónica como esta. Descobri carradas de versões da música que não conhecia antes.
Podia continuar esta lista, com várias e várias covers, uma da Kelis, extramamente horrorosa, uma versão com os Red Hot Chili Peppers que eu penso também estar francamente má, por coisa como, por exemplo, a guitarra entrar fora de tom no início (pelo menos na que eu aqui tenho no computador) até à da Tori Amos, que podem pesquisar no YouTube.

Para concluir, devo dizer que é bastante óbvia a mensagem que eu quero transmitir com esta crónica.
Além de terem inspirados os jovens daquela geração, e ainda da nossa geração, os Nirvana são uma banda muito respeitada pelos músicos de vários tipos, sejam eles cantores de jazz muito conhecidos, sejam eles uma Orquestra, ou um coro qualquer.
Também se pode ver, neste texto, que esses vários músicos deram a volta a música, fazendo versões à SUA maneira.

Até para a semana, com um abraço,

Aza Delta.



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Post espetacular, todas grandes covers (excepto a ultima claro). Bom trabalho a dar a conhecer estas versoes que muitos não conhecem. Continua com esta "especie de crónica", porque é uma excelente ideia. 06/03/07, 23:55  

Anonymous Anónimo: a que gostei mais foi a segunda, as outras nao fazem o meu estilo, aquela dos ukulele orchestra pa, a voz xD

a ultima lolololol é um bom adjectivo heim? xDD

A crónica está boa apesar de algumas musicas me serem indiferentes, outras nem tanto, e a ultima horrivel, mas mete mais desse tipo, dá pa rir um pouco :D 07/03/07, 13:55  

Blogger Talionis: Muito bom este post :D. De facto a Smells é um hino que qualquer pessoa conhece e adora. E mesmo sem eu ser um grande fan de Nirvana, foi esta música que me levou a comprar a primeira guitarra há uma década atrás :D.

As covers estão impressionantemente boas, com a excepção óbvia. O gajo na guitarra é de facto fenomenal, acredita mesmo que aquilo não é nada fácil :s. A versão em jazz experimental não gostei tanto, por não gostar muito desse estilo, mas para o género funciona muito bem e há que reconhecer a qualidade. E na versão com a Ukelele Orchestra parti-me a rir com o gajo a tocar cavaquinho :D, true headbanger \m/.

A última cover, se é que se pode chamar cover, não dá para compreender. Esta é capaz de ser a música mais fácil de tocar de todos os tempos, toda a música só tem quatro notas, não dá mesmo para ser mais simples que isto. Pelo menos eu não conheço nada assim tão básico, e esses pobres idiotas conseguiram meter água em tudo :|. A vocalista é simplesmente patética... enfim.

Não podia deixar de vos passar este link. Não conta como cover, porque é tocada pelos próprios Nirvana, mas está também fenomenal. A história é a seguinte: ao irem tocar ao programa Top of the Pops da BBC, descobriram que a política do programa era os artistas tocarem sempre em playback, apenas podendo cantar - todos os instrumentos viriam da gravação menos a voz. O Kurt não aceitou isto, mas a única alternativa era ir embora. Então ele decide fazer das suas...
Primeiro, abandona completamente a guitarra. No início ainda finge que toca, mas qualquer pessoa vê que o ritmo da mão dele não corresponde minimamente à música (de propósito); depois, os movimentos no braço da guitarra são opostos aos que devia fazer para tocar os acordes certos. Durante toda a música os outros dois membros da banda também fazem tudo menos fingir que estão a tocar... ou pelo menos a tocar aquela música :D. Mas o melhor é quando o Kurt começa a "cantar". Aqui é mesmo vejam vocês próprios: uma versão em canto gregoriano :D. 07/03/07, 15:10  

Blogger C. F. H.: Bom post dude. Epá aquela ultima... momento deprimente... acho que não, mais que não seja porque me parti a rir... lol... primeiro a gaja devia estar muito drogada, sim porque eu só era capaz de fazer o que a gaja fez se estivesse nesse estado!!! segundo a falta do baixista... este é aquele momento em que eu fico feliz por estar a aprender a tocar baixo e faço um sorriso estupido e levanto os dois polegares como acto sarcastico... mas pronto, não há de ser nada... lol...

Quanto às outras versões ainda só ouvi da de Jazz, a acustica e a da WBF Orchestra, e só não vou lá muito com a de jazz por causa da voz, de resto tá tudo porreiro

Bem fica bem miudo 07/03/07, 16:13  

Blogger Slash: Tambem me fartei de rir com o ultimo cover. xD Pseudo-Gótica, o guitarrista sempre a exprimentar os sons da guitarra e com um solo, num tom completamente diferente e sem nem um bocadinho de distorção, enfim, gostei muito do Smells like Teen Spirit do Eric Roche, está brilhante.
Parabens pelo post [ ] 07/03/07, 17:40  

Blogger Unknown: Eu devo ser dos poucos gajos no Mundo que odeia Nirvana, mas este post está excelente...

Em crescendo Aza, em crescendo, ou não fosse este um blog de musica :) 08/03/07, 07:09  

Blogger Citizen Erased: mark3r - Mas nunca gostaste?
Acho que toda a gente na sua vida teve uma fase Nirvana. A minha foi dos 15-17, sempre a ouvir diariamente, nem que fosse uma musica... Esta musica é a mais conhecida, mas há pérolas melhores espalhadas pelos albuns, como por exemplo, a excelente "Lounge Act", do "Nevermind", que provavelmente é a melhor linha de baixo escrita pelo Krist.
O que seduz nos Nirvana é a forma como as suas musicas conseguem ser simples, e no entanto excelentes. Esta musica é exemplo disso, aparte do solo e da "saida" do refrão, estão sempre a repetir o mesmo ritmo básico (4 power chords, nada mais simples), não deixando por isso de ser uma musica notável. Na minha opinião, era Dave Grohl que fazia com que as musicas de Nirvana parecessem mágicas, apesar de "Bleach" ser um bom album, não é nada que se compare aos que vieram a seguir. De resto, Kurt era um génio nas letras e um guitarrista "esforçadito", enquanto Krist se desenrascava como podia. Mesmo assim, e ao lado dos RHCP (BSSM é considerado o "Yin", enquanto Nevermind o "Yang" desse ano), foram a melhor banda dos 90 (opinião pessoal), por todo um movimento que desencadearam. 08/03/07, 17:17  

Anonymous Anónimo: Antes de mais, na minha opinião, nem a Smells Like Teen Spirit é uma grande música (estando mesmo longe de ser das melhores dos Nirvana) nem os Nirvana são melhor banda de Grunge. Mas adiante.

Quanto às covers, só achei piada à do Eric Roche. As outras desviam-se demasiado da original e perdem a força que a música dos Nirvana tem. 08/03/07, 21:43  

Blogger Unknown: gsb, nunca gostei mesmo, acho algumas musicas audiveis, como o Lithium, Come as you are, etc.
Mas sempre foi uma banda que me irritou os sentidos.
Também me custa que fiquem na história como pais do grunge, qdo aquilo que se devia dizer é que foram a primeira banda grunge a ter sucesso.
Não renego a qualidade da banda, mas dentro do género, prefiro Alice In Chains e Candlebox, fora outros que me esqueça... 08/03/07, 23:02  

Blogger Talionis: Eu também não tive uma fase Nirvana :P. Sabia que estavam lá, era "forçado" a ouvir e conhecer, mas sempre me passou ao lado... 08/03/07, 23:25  

Blogger Citizen Erased: Atenção, nunca disse que eram a melhor banda de Grunge!
Mas que ajudaram a espalhar o "movimento", e ajudaram montes de bandas a sair para o estrelato, isso ajudaram.
Também concordo contigo mark3r, pelo menos em relação aos AIC, para mim a melhor banda Grunge de todas. Ve-los ao vivo no ano passado foi inesquecivel.
Mesmo SoundGarden musicalmente dão uma banhada aos nirvana, embora não tenham o mesmo "carisma" que AIC ou Nirvana.
Pearl Jam não comento, porque aquilo não me parece bem grunge... Qualquer coisa que saisse de Seattle nesse momento era grunge, uma forma de definir que nunca me agradou muito. Pearl Jam parecia-me muito "limpo" para ser considerado grunge.
Os Nirvana nunca podem ser chamados de pais do Grunge, quem conhece bem o movimento sabe que bandas como MudHoney e principalmente os Green River (esta sim das primeiras, senão mesmo a primeira banda grunge) é que inventaram o movimento.
Gosto de Nirvana, mas não tanto como antes.. Pelo menos dou-lhes graças por me terem "instruido" na aprendizagem da guitarra.. Foram deles as primeiras musicas que aprendi a tocar (dá uma ideia do meu nivel como guitarrista :) )
P.S - Esqueci-me de dizer, AzA, grande Post. 09/03/07, 00:22  

Anonymous Anónimo: Gostei muito dos Ukulele Orchestra 10/03/07, 00:12  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter