Elvis vs Hendrix
publicado por Slash

Boas,

Durante os próximos tempos, ao fim de semana irei fazer a abordagem a alguns álbuns das bandas envolvidas na nossa votação. Para tal vou-me basear (não copiar) num livro que tenho, e para quem estiver interessado em comprar chama-se “1001 discos para ouvir antes de morrer”. Esta semana vou começar com os artistas a solo onde irei falar de dois álbuns. Um de Elvis Presley e outro de Jimi Hendrix.
Reforço: Isto é uma análise apenas aos albuns referidos e nao directamente aos artistas.Espero que gostem.

Elvis Presley – “Elvis Presley” (1956)
• Selo discográfico: RCA
• Produção: Não referido
• Grafismo: William V. Robertson
• Nacionalidade: EUA
• Duração: 28.42

Este não é o Graal Sagrado. Na verdade, quando é escutado por ouvidos habituados aos novos sons do nosso século, com todas as inovações que temos disponíveis, este LP de Elvis é um disco com uma enorme inconsciência.
As faixas deste disco não foram gravadas de uma vez; sete delas foram gravadas no início de 1956, antes do lançamento do álbum, mas cinco foram gravas nos anos de 1954 e 1955, ainda pela Sun Records, editora de Elvis antes da RCA.
Há uma curiosidade neste álbum: embora cada álbum reeditado possua a faixa “Heartbreak Hotel” – tema que lançou Presley para a fama Mundial em poucas semanas – o lançamento original desta música não teve um impacto sequer comparável. Porém, existe “magia” neste trabalho. A voz do jovem Presley em “I’m counting on you” foi muito elogiada por críticos da época afirmando que mesmo sendo a segunda música do álbum, era a que marcava o início rompante do álbum.
A canção mais marcante é talvez “ Trying to get to you”, que eleva Elvis a um cantor de referencia.


Jimi Hendrix – “Are you experienced?”
• Selo discogáfico: Reprise
• Produção: Chas Chandler
• Grafismo: Bruce Fleming
• Nacionalidade: Reino Unido/EUA

Uma imensa magia rodeia a figura de Jimi nos nossos dias. Penso que é unânime de que o dom quase sobrenatural que Hendrix possuía de tocar guitarra e os atributos deste com a mesma continuam por ser superados. A maneira de Jimi tocar provicou uma revolução. È importante realçar que isto tudo se passou numa altura em que músicos como Eric Clapton estavam no seu auge. Jimi nas suas composições usava uma mistura de música psicadélica, blues e funk. Jim tinha também o estatuto de figura negra no rock dos anos 60 que era claramente dominado pelos brancos.
Visto isto, não é de estranhar que Are you experienced seja um dos melhores álbuns de estreia de sempre. Existe uma nova versão deste álbum, em CD poduzida em 1997, que contém já três sibgles contemporâneos (o grande clássico Purple Haze, Hey Joe, que colocou Jimi no 6º lugar na Grã Bretanha, e o calmo The wing cries Mary). No geral todo o álbum é marcado por grandes músicas que mudaram a história do Rock.
Deixo-vos agora com um vídeo de cada artista. Comentem e digam o que acham da ideia para saber se continuo ;)
Abraço e até para a semana





A pedido de muitas familias ;)



Página Inicial
Blogger Slash: ATENÇÃO: O blogger nao me "deixou" postar parte do post. Esta parte começava no final da analise do Are you experienced. E era uma parte importante e ainda longa do post, mas nao sei como nem porque nao colou, e so agora reparei. PEço desculpa e assim que puder coloco o resto. Obrigado
Abraços 04/03/07, 13:20  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Hendrix é mesmo do caralho... ninguem revolucionou tanto a maneira de tocar guitarra quanto ele, apesar de termos chegado a um ponto em que o pessoal quer é ganhar o maximo de guito possivel sem fazer um caralho e não revolucionar esta merda toda... mas prontos há-de vir para ai outros Pantera, AC/DC ou Metallica ou outro Hendrix (não, não me refiro ao irmão dele...), tenho esperança que isso aconteça

ASS: C.F.H. 04/03/07, 23:27  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter