Heart and Soul
publicado por Diogo Azevedo

Eu sou o DiDi T, o responsável pela área da música alternativa neste blog.
O que pretendo na minha crónica semanal é introduzir-vos novos sons, algo de diferente dos sons habituais. Apelo aos cibernautas que visitem este blog a fazerem algo diferente: deixarem nos comentários algumas sugestões que possam ser tratadas nesta crónica com biografias de bandas (alternativas), concertos que estejam para vir (também de música alternativa) e opinião sobre a minha crónica pois é com os erros que se aprende.

Nesta semana não vou tratar de nenhuma banda específica, mas sim daquilo que aqui se vai tratar: a música alternativa.
O que é a música alternativa? Esta é a pergunta mais frequente feita a quem gosta deste tipo de música. A música alternativa é toda a música que não se enquadra em nenhum género "geral" (Rock, Pop, Metal...), são aquelas bandas (ou músicos) que tentam inovar os sons e as palavras, tentam criar algo novo que não tem como primeiro fim o lucro, mas sim a apreciação da sua música. Não estou a dizer que nos outros géneros o que interessa é o lucro, já que eu gosto de ouvir quase todos os estilos de música desde que sejam bem feitos.


Léon Theremin a tocar o instrumento criado por ele: o Theremin.


A música alternativa nasceu em data indefinida. Dos primeiros músicos a fazerem música alternativa foi o russo Léon Theremin, que com o seu instrumento chamado Theremin foi o primeiro músico de música electrónica e alternativa moderna que há memória. A criação do aparelho é datado de 1919 por ele e que consistia na movimentação dos braços perto de duas antenas: uma que determinava a frequência e outra a amplitude. Mais tarde o Theremin foi usado por bandas como os Led Zeppelin, os Muse, Portishead, Nine Inch Nails, Tom Waits, os portugueses The Gift, entre outros.


Capa do CD "The Man-Machine" dos Kraftwerk.


Mais tarde houve uma banda que trouxe a música alternativa à ribalta: Kraftwerk. Muitos os consideram os pais da música electrónica, tal como a alternativa. A banda usou , entre outros instrumentos, uma caixa de ritmos, nada de anormal se não houvesse o pormenor de que as primeiras caixas de ritmo criadas a grande escala terem sido feitas mais tarde, tendo de ser eles a fazer a própria caixa de ritmos.
As suas músicas são experimentais e complexas, servindo de influência para muitos músicos dos anos seguintes.

Aqui deixo um video dos Kraftwerk da música "Das Model":


Este foi o maior sucesso da banda mas não resumam uma banda alternativa a uma música já que esta foi a música mais comercial da banda.

Karl Bartos, um dos membros originais da banda veio à casa da música do Porto dia 2 de Março para fazer uma conferência que trata da história da música electrónica desde o princípio até aos dias de hoje.

Mais tarde houveram muitas bandas importantes para a história da música alternativa que terei o gosto de falar mais tarde.
Hoje em dia têm aparecido bandas de música alternativa com qualidade muito acima da média. Falo de Arcade Fire, Interpol, TV on the Radio, Editors, entre muitos outro.

para acabar a crónica vou deixar dois vídeos de três banda alternativas:

A primeira banda é a nova coqueluche mundial: Arcade Fire



A segunda banda são os Klaxons, uma revelação britânica que traz uma nova tendência: o "new-rave"



A terceira é uma escolha pessoal e que dedico à extinta rádio Voxx que me apresentou esta banda entre muitas outras. Quem ouviu a Voxx sabe a sua qualidade. Sem mais referências, The Faint:

Etiquetas: ,




Página Inicial
Blogger Unknown: Quando tinha 16 ou 17 anos e andava no liceu, chamavam-me maluquinho por ouvir Kraftwerk, afinal a historia tinha um lugar reservado para eles...

Quanto a Arcade Fire, simplesmente dos melhores projectos a aparecer nos ultimos anos, resta esperar que mantenham a bitola...

Excelente post de estreia... 03/03/07, 00:26  

Anonymous Anónimo: Estava eu ontem a falar sobre o que raio seria afinal 'música alternativa', e eis que venho aqui e está colocado um post sobre isso mesmo. Vocês são perigosos. :|

E está tudo esclarecido... Afinal vai ao encontro daquilo que eu pensava: 'alternativo' é tudo o que não se encaixa em mais lado nenhum.
Fiquei foi a saber que afinal Kraftwerk não são industrial... Sempre os liguei a essa corrente, apesar do som deles não ter aquele ritmo tão forte e mecânico que, penso eu, é uma das suas características. Nunca tive muito jeito para rotular bandas... :D

E Arcade Fire para mim têm um pequenino problema. O mesmo que Muse, de resto... A voz. :| Não consigo gostar daquele tipo de timbre. Fora isso, não conhecia e achei interessante. Especialmente a animação do video. 03/03/07, 10:48  

Blogger Diogo Azevedo: O termo industrial foi criado mais tarde com a vinda de bandas como Cabaret Voltaire e desde então consideraram Kraftwerk como industrial, o que é aceitável, porém eles para mim são a inspiração do industrial.
Já os Arcade Fire têm um vocalista com um timbre muito peculiar e que para eu ser sincero também não é a coisa que me atraiu nesta banda, mas sim a instrumental. Já os Muse são das minhas bandas favoritas e considero que o timbre se adequa às músicas. 03/03/07, 12:55  

Blogger Diogo Azevedo: P.S.: Kraftwerk faz parte de um estilo chamado "Krautrock" pelos críticos Ingleses, que quer dizer Rock Azedo, devido a ser uma onda alemã e um dos pratos tradicionais do país ser Sauerkraut, ou como se diz por estes lados, chucrut. É de salientar que na altura dessas bandas havia rivalidade entre o Reino Unido e a Alemanha. Mais tarde tratarei com mais promenor. 03/03/07, 13:11  

Blogger Floyd: METALLICA NO SUPER BOCK SUPER ROCK!!

Segundo o site oficial dos Metallica está confirmado a vinda da banda ao SBSR.
Os Metallica apresentam-se no dia 28 de Junho no Parque Tejo e será o primeiro concerto da tourné europeia.

A Tourné chamada "Sick of the Studio 07" vai passar por mais países da Europa, principalmente em Festivais.

Este será o 5º concerto dos Metallica em Portugal:

16 de Junho 1993 - Alvalade
20 de Setembro 1996 - Restelo
16 de Julho 1999 - Estadio Nacional
4 de Junho 2004 - Rock in Rio

Mais um grande concerto que não podemos deixar escapar...

Confirmação no Site Oficial 03/03/07, 15:06  

Blogger Petrvs: Pessoal de Braga que vá ao Super Bock Super Rock ver os Metallica e me de boleia agradecia, faça favor contactar rabbit_wolverine@hotmail.com
Obrigado, preciso mesmo de boleia se nao pago 50€ de comboio ir e vir. Esse vai ser o meu remedio se nao for... 03/03/07, 16:46  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: O unico problema dos Metallica actuarem é o por já de parte Megadeth... Mas prontos Metallica tambem é fixe. Só peço é que não toquem a Orion que o Rob apesar de até ser um bom baixista, farta-se de assassinar a musica. 03/03/07, 17:30  

Anonymous Anónimo: metallica sucks pa... pelos vistos os rumores da vinda dos megadeth estao errados, apesar de a exclusao nao ser assim tao directa. preferia cem vezes ver a banda do mustaine do que 'tallica, mas, provavelmente la vou eu! 03/03/07, 19:55  

Blogger Talionis: Daria à vontade 40 contos para ver os Metallica de 93; não dou 40€ para ver os de agora. São lastimáveis, um verdadeiro insulto à memória dos gigantes "falecidos"... até dói ouvi-los ao vivo agora e ver a quantidade de asneiras que fazem ao tocar as próprias músicas, enganos constantes, entradas fora de tempo, partes omitidas. E depois dói mesmo ver o James a cumprimentar o público como se fosse um teletubbie... "hello friends!".

Dar 100€ para ver estes metallica... é completamente irreal. 04/03/07, 17:10  

Blogger FM: Didi T

Acho que vou gostar de ler os teus posts! Gostei bastante da escolha musical.

Já agora num futuro post podes pôr uns videos dos Radio4, CSS, ou New Young Pony Club por exemplo. Também gostava de ler qualquer coisa sobre música electrónica (se gostares e quiseres escrever sobre isso.

Abraço
Adolfo 04/03/07, 19:34  

Blogger Diogo Azevedo: Engraçado que já estava a pensar em fazer uma biografia dos CSS já que vêm a Portugal e são um dos melhores projectos destes últimos tempos. Radio 4 é outra banda que ouço desde os tempos da Voxx e que mais tarde posso fazer uma biografia.
Sobre música electrónica vou ter o cuidado de também tratar já que tem a ver com música alternativa. (Não estou a falar de house comercial, nem nada que se ouça por um tunning perto de nós...) 04/03/07, 20:09  

Anonymous Anónimo: Talionis já foste ver Metallica ao vivo? Se já está explicado o teu comment, se não meu epa acho que apesar de teres a tua opinião, que é a da maioria, e a minha também, é sempre bom ver Metallica ao vivo, tu falas de 93, se formos ao S&M que foi dado no final de 99 vemos que foi algo muito muito bom, não davas 40 euros para ver? lol

Se puder (coisa que duvido seriamente) ireia lá estar, mas epa é complicado para mim...é nestes momentos que tenho pena de só ter amigos/colegas fãs de Hip Hop :( 04/03/07, 21:03  

Blogger Unknown: Nem que me pagassem eu ia ver Metallica neste momento...

Vi em Alvalade 93, por esse concerto repetido, dava 500 euros nas calmas, ver a degradação que Metallica são hoje é uma sessão de masoquismo... 04/03/07, 22:19  

Anonymous Anónimo: Tenho que subscrever este último comentário do mark3r. Estive lá em 93 e não quero que de modo nenhum essa memória - uma das melhores da minha vida - seja ferida por aquilo em que a banda se tornou hoje. Vi o vídeo da actuação deles no RiR, e doeu...
Eles estão no seu direito de mudar de estilo, mas então os fans também estão no seu direito de rejeitarem essa opção. E a mim dói-me de cada vez que se saem com uma música nova, por exemplo. Ou quando vejo o James entrar em palco todo sorridente a dizer "Hi, friends", como o talionis referiu. ISSO não são os Metallica que eu conheci, que me iniciaram no metal e que eu venerava. 04/03/07, 23:37  

Blogger Talionis: Kanellis, o S&M foi algo de uma só noite, para a qual eles ensaiaram meses a fio. Ficou excelente (não o nego) por causa da orquestra - e por causa disso o mérito não vai para os Metallica mas para Michael Kamen, quem compôs os arranjos sinfónicos. Tira a orquestra desse concerto e ficas com apenas uma setlist banal e uma interpretação mediana.
Queres ver o que é um concerto de Metallica a sério, daqueles que leva qualquer pessoa à loucura, vê os que estão no Live Shit Binge and Purge - especialmente o de San Diego em 92. Depois compara-o com o do Rock in Rio do ano passado...

Não, não vi Metallica em pessoa, e a menos que eles voltem a ser o que foram, prefiro não ver. Passo uma noite melhor na minha sala a ver em 5.1 o concerto de San Diego ou o de Seattle em 89 do que in loco, acredita. 05/03/07, 00:12  

Anonymous Anónimo: Pronto pronto eu calo-me :D já vi que não tenho razão, já cá não está quem falou, mas continuo a dizer que se pudesse ir, lá estaria... 05/03/07, 00:20  

Blogger Talionis: Ui, não disse que não tinhas razão! No Rock in Rio estiveram lá dezenas de milhares de pessoas que adoraram aquilo... simplesmente para mim guardo uma opinião bem diferente (quase oposta). 05/03/07, 18:06  

Anonymous Anónimo: disse que nao tenho razão visto que sou relativamente jovem nisto do metal, e porque pouco sei, depois vi bem com quem estava a falar...Talionis, Mark3r e lez...todos vós aparentam perceber um pouquinho mais que eu :P 05/03/07, 21:15  

Anonymous Anónimo: kanellis: em questão de gostos, não há cá grandes sabedorias :)... Ou se gosta ou não se gosta. Depois há mas é as justificações para cada um gostar ou não, mas não há verdades absolutas.
Se me dissesses que os Metallica de hoje são os maiores, e te socorresses das maiores teorias para justificar o que dizias, eu não mudaria a minha opinião. Tal como não estou aqui para mudar a tua. :) 05/03/07, 21:37  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter