Heart and Soul
publicado por Diogo Azevedo

Bem-vindos à minha 2ª crónica. Semana passada toquei ligeiramente na música electrónica alternativa ao falar dos Kraftwerk. Esta semana vou falar exclusivamente de uma banda deste estilo de música. Uma banda inovadora que por muitos é considerada uma das melhores bandas dos anos 80 e por outros uma das maiores anedotas da época. Estou a falar dos...



Devo

Biografia:

Os Devo formaram-se em Akron, no Ohio, Estados Unidos no ano de 1972. Começando por serem rotulados de punk, pós-punk e art rock, a banda ficou rotulada como new-wave.
O nome veio do termo "devolution" (desevolução), uma espécie de piada entre Bob Lewis e Gerald Casale. O momento que o projecto foi criado foi quando houve um massacre na sua universidade, no qual morreram 4 pessoas e 9 feridos. Ao verem a seriedade do acontecimento ganharam maturidade suficiente para formarem uma banda. O alinhamento original é de 6 membros, ficando pouco depois 4, com Mark Allen Mothersbaugh a vocalista, Bob Mothersbaugh Jr. a guitarrista, Jim Mothersbaugh a baterista e Gerald Casale a teclista, baixista e vocalista da banda.

Os Devo tinham na altura outro prato forte, que era a aposta em videos de qualidade. Devido a isto tiveram a sua rampa de lançamento: ganharam um prémio no festival cinematográfico Ann Arbor com a "curta" "The Truth About De-Evolution". Devido a este filme receberam a ajuda de dois músicos que gostaram da sua atitude: Iggy Pop e David Bowie. Devido a estes ganharam um contrato discográfico com a Warner Bros Records.

A melhor forma de uma banda começar é fazer um bom disco de estreia. Os Devo lançaram em 1978 um dos melhores CDs lançados até à data: "Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!". Este CD foi produzido pelo Brian Eno (para mim o melhor produtor que existe, mas é uma questão de gostos...), que iria incluir temas com "Mongoloid", "Gut Feeling" e a excêntrica cover dos Stones "(I Can't Get No) Satisfaction" entre outras relíquias.


Capa de "Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!"

O auge da fama dos Devo não veio desse CD, mas sim de um single que foi incluído no álbum "Freedom of Choice" chamado "Whip It" que caiu nas boas graças da MTV, que passava várias vezes o vídeo no canal.
No princípio dos anos 80 a banda decidiu em fazer concertos apenas com sintetizadores, uma das primeiras bandas dos Estados Unidos a optar por sintetizadores em vez de guitarras.
Desses anos até aos anos 90 a banda não fez mais nada de marcante, por isso não vos vou estar a massacrar com factos sem importância sobre a banda
Nos anos 90 a banda fez uma pausa. Mark Mothersbaugh, Bob Mothersbaugh e Bob Casale formaram a Mutato Muzika, um estúdio de músicas para anúncios. Uma curiosidade é que foram eles que criaram a música dos "Rugrats".

A banda voltou em 1995 para fazer a banda sonora do filme "Tank Girl" e para actuarem no festival Lollapalooza nos anos de 1996 e 1997.

Hoje em dia a banda vai dando alguns concertos e formou um projecto com a Disney chamado Devo 2.0 que consiste em converter as suas músicas em músicas para crianças (não me parece que vá acontecer o contrário com os D'ZRT).

Discografia:

Originais:

-Be Stiff (EP) (1978)
-Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! (1978)
-Duty Now for the Future (1979)
-Freedom of Choice (1980)
-New Traditionalists (1981)
-Oh, No! It's Devo (1982)
-Shout (1984)
-Total Devo (1988)
-Smooth Noodle Maps (1990)

Ao vivo:

-DEV-O Live (1981)
-Now It Ca Be Told: DEVO at the Palace (1989)
-Devo Live: The Mongoloid Years (1993)
-Devo Live 1980 (2005)
-Live at Central Park (2005)

Compilações:

-E-Z Listening Disc (1987)
-Devo Greatest Hits (1990)
-Devo's Greatest Misses (1990)
-Hardcore Devo: Volume One (1990)
-Hardcore Devo: Volume Two (1991)
-Hot Potatoes: The Best of Devo (1993)
-Adventures of the Smart Patrol (1996)
-Pioneers Who Got Scalped (2000)
-Recombo DNA (2000)
-The Essentials (2002)

Agora deixo alguns vídeos da banda:

Mongoloid, um dos sucessos mais controversos da banda por tratar da vida de um mongoloide caricaturizada:


Gut Feeling, a minha música favorita da banda. Infelizmente tem uma mini-entrevista à banda:


Whip It, o maior sucesso da banda:


Para acabar, Satisfaction dos Stones pelos Devo:


Espero que gostem do post e até para a semana.



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Baixa aí!!!!!!!!!! 10/03/07, 00:15  

Blogger Unknown: excelente post...

E não, não fã de Devo, sou dos que o considera uma anedota, mas não reconhecer a sua importancia seria idiota...

E sim Brian Eno is GOD ;) 10/03/07, 05:04  

Blogger tachorpo: eu tenho uma cena dos red hot, se quiserem digam!

add no msn - filipehardiz@hotmail.com 11/03/07, 17:51  

Anonymous Anónimo: com o vosso espirito de agradar ás massas, 4 dias é muita fruta... 13/03/07, 19:21  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter