Regresso ao Passado #3
publicado por Anónimo

Grandes Solos

Mike Oldfield: Moonlight Shadow


Este tema foi composto por Oldfield e lançado como single em Maio de 1983, sendo incluido no album "Crises" nesse mesmo ano. A voz é da cantora escocesa Maggie Reilly que se havia juntado a Oldfield em 1980.

O single conseguiu o quarto lugar nas tabelas britânicas, tornando-se assim o segundo single de Mike Oldfield com mais sucesso a seguir a "Portsmouth" que alcançara o terceiro lugar no ano de 1976. "Moonlight Shadow" teve grande sucesso pela Europa fora, conseguindo o segundo lugar na Alemanha durante duas semanas, quatro semana em numero um na Suiça e seis, também no numero um, na Noruega. Foi relançado como maxi single em 1993 para promover a box ser "Elements".

Basicamente um clássico!


Dire Straits: Sultans Of Swing


Esta tema foi o primeiro single a ser lançado pela banda britânica. Foi, primeiramente, gravado como demo mas depressa ganhou seguidores após ter sido posto a rodar na Radio London. A popularidade do tema não demorou muito a chegar aos executivos de editoras discográficas e os Dire Straits conseguiram um contracto com a
Phonogram, uma editora britânica. A canção foi então re-gravada e lançada no Reino Unido e nos Estados Unidos, a versão demo continuou no single "Vertigo" para o Reino Unido. O tema entrou nas tabelas dos EU no inicio de 1979. Invulgarmente, o sucesso do lançamento deste single só apareceu mais de seis meses depois do lançamento do álbum de estreia da banda em Outubro de 1978; o tema entrou no top 10 tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos e ajudou às vendas do álbum que se tornou um "hit".

A versão "de álbum" deste tema incluía um solo de guitarra mais extenso e que seria aclamado pela critica, chegando mesmo ao numero 22 na lista de grandes solos de guitarra da revista Guitar World.

Knopfler improvisou e expandiu esse solo muitas vezes em actuações ao vivo. Existem duas versões, ao vivo, notáveis deste tema: o épico de 11 minutos em 1988 no concerto Nelson Mandela 70th Birthday Tribute em Londres, onde Eric Clapton se juntou à banda para tocar este tema, e a versão tocada na Alchemy Tour de 1983.

Um daqueles temas que dá arrepios pelo corpo todo. E o solo deste video: simplesmente brutal. Mais um grande clássico.


Michael Jackson: Beat It


Este tema saiu em 1983 e pertence ao multi-platinado "Thriller". Foi o terceiro single deste album após "The Girl Is Mine" e "Billie Jean" (outro clássico).

"Beat It" deu a Jackson dois Grammys ("Record of the Year" e "Best Male Rock Vocal Performance"). Esta canção foi também nomeada para "Canção do Ano" juntamente com outro tema de Jackson, "Billie Jean". A revista Rolling Stone "deu-lhe" o 337º lugar na sua lista das 500 melhores musicas de sempre! Outro dos destaques deste tema é o fantástico solo de guitarra realizado por Eddie Van Halen.

Este é um daqueles que... nem há palavras. Goste-se ou não do homem (?) esta canção e o respectivo álbum é simplesmente brilhante. O meu cota tem este álbum em vinil e é precisamente nesta faixa (a primeira do lado B :P) que o disco está riscado loool (provavelmente de tanto ser ouvida!)

Concordam com esta selecção? Conhecem melhores solos desta década?
Vejam e apreciem os vídeos. E deixem um "comentáriozito", nem que seja p'ra dizer mal loool.

[]'s



Página Inicial
Anonymous Anónimo: então e o solo do slash no SOM???.... 28/03/07, 01:37  

Anonymous Anónimo: LOLOLOLOLOL

faz assim: junta isso tudo e espera que chege aos calcanhares de MR CROWLEY, DE RANDY RHOADS (banda do OZZY) 28/03/07, 23:00  

Anonymous Anónimo: Tipo... o sub-titulo diz "Grandes Solos" e não os melhores solos...

E não sei se também já repararam mas quando faço posts sobre os anos 80 falo sempre do mainstream...

[]'s 29/03/07, 00:07  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter