Black Lipsticks and White Makeup
publicado por Diogo Azevedo

Agora este blog começa a ganhar vida… Tirando a parte de não participarem no suposto fórum da semana passada… por isso vou voltar ao ritual de lo habitual, que é falar de música alternativa.

Há muito para falar sobre música alternativa, e por isso vou aproveitar e fazer mais que bios, vou falar de vagas, tipos de música, etc.

Esta semana vou falar da nova onda comparada com a antiga, que é a onda do gótico.

1ª Vaga:

A primeira vaga goth começou com os Siouxsie & the Banshees que começaram a tornar os seus sons negros mas ao mesmo tempo melodiosos. Pode não ter sido a intenção mas o que é verdade é que foram os fundadores. Ironicamente outra banda que consideraram goth na mesma época (finais de 70) foram os Joy Division. Eu não comento isso pois é o mesmo que considerar os Sum 41 punk.

A banda que cimentou a ideia de goth propriamente dita foram os Bauhaus. Com o seu estilo teatral em palco, a temática da música mais influente da banda e os arranjos musicais criaram a verdadeira ideia de goth.

Com o aparecimento dos Bauhaus apareceram inúmeras bandas baseadas nos ambientes negros e muitas vezes ofensivos. Casos de bandas como os Sex Gang Children, Southern Death Cult, Skeletal Family, Specimen e os Alien Sex Fiend. Outra banda que começou aquando a primeira vaga mas foi mais influente na segunda foram os Sisters of Mercy. É de referir que esta é a onda inglesa do goth e pioneira, como tude em Inglaterra.

Nos States a onda foi seguida por outro rumo, o Deathrock, onda liderada pelos Christian Death e seguida por bandas como 45 Grave, T.S.O.L, Voodoo Church, Kommunity FK, Burning Image e Theatre of Ice. Um facto curioso foi que o vocalista dos Christian Death, Rozz Williams, desconhecia o som das bandas goth da Europa, apenas sabendo da existência, gravou um CD intitulado Only Theatre of Pain, que posso dizer que é a coisa mais gótica que já ouvi.

Na Europa houve uma onda de bandas goth, muito para os lados da Alemanha, com bandas como os Malaria! ou Clan of Xymox, estes sendo holandeses. Já em Portugal os que mais se assemelhavam a essa onda foram os Quarteto 1111.

É de referir que na Austrália apareceu uma banda chamada The Birthday Party, liderada por um tal de Nick Cave.

Videos:

Siouxsie and the Banshees:

Christian Death (péssima qualidade):



Bauhaus:



Alien Sex Fiend:


2ª Vaga

Foi a altura que o goth se tornou comercial, logo devem ter ouvido falar de algumas bandas da altura.

Esta 2ª Vaga começou por volta de 1985, altura em que bandas como os Sisters of Mercy começaram a fazer mesmo sucesso. Outras bandas que vieram nessa vaga foram os Fields of the Nephilim, uma reencarnação dos Christian Death, The Mission e Mephisto Walz, do antigo guitarrista dos Christian Death.

Nessa altura o estilo goth começou a ser mais abrangente, pois começaram a considerar algumas bandas que tivessem algumas parecenças com as verdadeiras bandas goth desse estilo. Uma tendência que não acabou…

Videos:

Sisters of Mercy:



Fields of the Nephilim:



The Mission:


3ª Vaga

Aqui começou a ruína do nome gótico. Apareceram bandas decentes como os London After Midnight, mas a tendência começou a ser chamar gótico a tudo o que lembrasse o ambiente sombrio da era medieval ou chegaram ao ponto de considerar gótico tudo o que usasse piano com rock.

Bandas consideradas goth são: Marilyn Mansion, HIM, os Evanescence ou os My Chemical Romance. Isso é insultuoso para quem gosta do goth original. Gostos são gostos, mas separem alhos de bugalhos. Uns são goth e outros pop-rock, agora dizerem que os Evanescence são gótico sinceramente… Eu não tenho culpa de só gostar do nome Evanescence como sendo um ataque do Final Fantasy XII, mas mesmo quem gosta que tenha consciência que é pop-rock. Chamem-me antiquado, mas só há uma banda que faz justiça ao nome goth, pois são os que mais tentam assemelhar-se aos sons goth, que são os Cradle of Filth. Há bandas como os Within Temptation que há quem considere goth…

Agora uma lista que encontrei na Wikipedia com as bandas goth e hiperligações para se quiserem saber mais sobre as bandas.

Videos:

Cradle of Filth co música dos Sisters of Mercy:


London After Midnight:


0-9

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z




Página Inicial
Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Epá dessas bandas são poucas as que conheço e... não gosto de nenhuma delas, já me tentaram obrigar a ouvir mais que uma musica de Bauhaus, Sisters of Mercy e Siouxsie and the Banshees e, mandei essa pessoa em questão para o.... Cradle tem uma mistura muito manhosa de gothic com black metal, dois estilos que para mim, estagnaram à muito tempo, para não falar da banda em questão. Mas isto são gostos e cada um tem os seus. 30/04/07, 18:45  

Blogger Lex: Ora eis um tema que me diz alguma coisa. Em especial, traz-me dúvidas. É que sempre tive alguma dificuldade em definir o que é gótico hoje em dia, com tanta proliferação de cultos, modismos e manias.
Antes de mais: para mim 'gótico' é um estilo artístico surgido na Europa no final do séc.XII. E os seus códigos estéticos não têm nada a ver com os daquilo a que hoje toda a gente não hesita em chamar 'gótico', mas enfim... Manias minhas, que não espero que colham simpatia junto de mais ninguém neste mundo. :-D

Posto isto, a música:
Ainda bem que fizeste estas distinções todas, Didi. Eu que nasci na era do 'goth' original já me confundo com o que é o quê afinal. :-| Quando pensava que tinha algo definido, vem alguém e diz "Ah, não, mas isso não é - ISTO é que é", e eu... "Ok, leva lá o triciclo". E é curioso achares que Joy Division não é goth. É que eu acho fantástica a quantidade de música dos anos 70/80 que agora é considerada goth só por ser dessas décadas. Qualquer dia estão a dizer que Wham! eram gós... :-D Pelo que concordo contigo nessa análise.

Tenho alguma dificuldade em identificar os Cradle of Filth (uma das minhas bandas de eleição) como góticos... Acho que isso depende da ideia de gótico que cada um tem, e que para mim é algo menos agressivo que CoF. CoF é metal, e metal é diferente de goth. Podem cruzar-se? Eventualmente, claro... Como tudo. Mas pessoalmente continuo a ter bandas como Cradle, ou mesmo Moonspell (a quem muitos também não hesitam em chamar goth), como bandas de metal. Puro e duro.

Boa crónica. 30/04/07, 21:10  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Lex, quanto a isso do cruzamento entre goth e Metal (agora sou bem capaz de dizer uma ganda babuseira mas aqui vai), acho que a banda que mais se aproximou de tal foram os Paradise Lost mas, é melhor não falar muito já que não os conheço bem.... 01/05/07, 15:03  

Blogger Lex: Do alto da minha ignorância (só ouço as coisas, não as estudo nem nada disso :- D) 'encaixo' mais os Paradise Lost dentro do tal goth do que do metal. Para serem metal, falta-lhes mais algum peso... digo eu.
Mas não digo que não possam estar ali na fronteira entre um e outro... É-me bastante difícil rotular a música em moldes tão específicos. Sei distinguir seguramente entre rock, metal e blues, e já me dou por contente. :-D Mas acho muito interessantes as longas discussões em que fulano diz que tal banda é isto por A+B, e sicrano diz que não, que é aquilo, por X+Y. Mui edificantes. :-) 01/05/07, 19:58  

Blogger Diogo Azevedo: Tudo depende do ponto de vista. Quem criou o termo gótico para a música deve ter ataques de raiva quando ouve falar de bandas como os My Chemical Romance serem consideradas góticas, como o povo de hoje em dia que ouve o metal sinfónico como gótico acham que os Bauhaus nem deveriam ter sido reconhecidos como góticos...

É tudo ponto de vista... 02/05/07, 23:33  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Essa dos MCR serem chamados de goth nunca tinha ouvido... Sempre ouvi a designação de Emo ou emocore...

Lex, aquilo que eu disse sobre os Paradise foi mais baseado no que ouvi dizer deles do que das minhas proprias ilações.

Mas goth, goth é evanescence (neste momento, ar sarcástico) 03/05/07, 22:56  

Blogger Lex: "Mas goth, goth é evanescence"

Nah-nah... Evanescence (raios que até escrever isto custa) é pop-metal.
Ah, pois é.
Disse-mo a senhora responsável entendida do Cotonete, por alturas de um concerto em terras lusas, e a propósito de um mail que lhe mandei então, onde eu perguntava como é que Evan...isso podia ser metal. Ela então respondeu-me que era pop por causa da voz, e metal porque 'até passaram Metallica antes do concerto'. Daí, logicamente: pop-metal.

E desde então as críticas do Cotonete merecem-me toda a credibilidade, bem como a música de Evan-coiso.

[sarc mode off] 04/05/07, 00:41  

Anonymous Anónimo: A fórmula do sucesso dos Heaven Essence é a ideia de essência celestial no gótico, isto é, criar pop num ambiente mais escuro, daí chamarem gótico (não estou a falar de entendidos). É o que digo, Evanescence só serve como ataque no Final Fantasy XII e para música de entrada para o Christian da TNA...

Já os My Chemical Romance tentam um visual gótico para essa rotulação. Já agora soube de um anormal que considerou Panic! At The Disco gótico! Já agora a deusa gótica Madonna... 04/05/07, 14:42  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Epá, Panic não é tão mau como os MCR mas, tal como os mcr, têm tendências emo mas, tass bem. Mas já agora, o 50 Cent é vocalista de uma banda de Thrash Metal, os Cannibal Corpse tocam pop e o Beethoven escrevia musicas de Black Metal 04/05/07, 16:26  

Blogger Lex: Alto! Pára tudo!!

Mas alguém tem dúvidas que o Beethoven, o Mozart, o Vivaldi e os outros todos são os antigos metaleiros? :-D Eles só não tocavam metal porque era tudo acústico, pá! Oiçam a «Verão» das 4 Estações do Vivadi e digam lá se não dá vontade de headbangar ao som daquilo. É fenomenal -> http://www.youtube.com/watch?v=eZspGWM-aWs

A propósito do assunto 'goth', hoje no jornal gratuito Metro vem um artigo de chorar a rir sobre isso. Não sei se é a brincar ou a sério, mas se puderem leiam-no. Espetam para lá com exemplos como o gajo dos My Chemical, a Lindsay Lohan, a Gwen Stefani... misturados com Tim Burton.
Nem a Mª José Morgado(sim, a do Ministério Público) escapa à rotulagem, por usar risco preto nos olhos. 04/05/07, 17:02  

Anonymous Anónimo: Essa coisa da Metro é uma imitação do que saiu na Blitz deste mês...só não tinha a Lindsey...

Já agora a Blitz tem a melhor revista lançada desde o começo da mesma, pois tem um especial da melhor banda de sempre de 18 páginas... tirando a parte de ter duas páginas com o vocalista dos MCR a falar do que não sabe ;P 04/05/07, 19:55  

Blogger Lex: Isso é porque não era a Lindsay, era a não-sei-quê Simpson... umas delas. Confundo sempre o nome dessas fulanas. Perdão.
Sim, era um artigo com a marca Blitz. 04/05/07, 22:57  

Blogger C. F. H.: Se formos por merdas de maquilhagens, roupas ou modas podemos chamar "gó-gó" a toda a gente... Táss bem... o pessoal que escreve nesses jornais não tem mesmo mais nada pa fazer

Já agora, imitando os patós de loret del mar:
E esta merda é toda nossa... 06/05/07, 20:14  

Blogger Lex: Por falares agora em Lloret del Mar, lembrei-me que teria sido bom que o pessoal que foi para lá fossem todos emos... Assim encostavam-se a um canto a pensar em como a sua vida é deprimente, e não chateavam ninguém. :-X

E porque o encadeamento de ideias a isto leva: e os emos, esse fenómeno recente? Alguém consegue explicar de que modo é que isso saiu das entranhas do movimento gótico para se estabelecer de uma forma tão 'assustadora'?
E isto sou eu a assumir que é do gótico que eles vêm, sem certezas. 07/05/07, 18:12  

Blogger C. F. H.: Acho que teve origem no Goth (?) e no Hardcore. Mas como se estabelceu não sei... Mas não acho o fenomeno emo assim tão assustador... para mim a maior parte deles não são mais do que putos que sentem que têm que encaixar em algum lado. Isto não quer dizer que não tenha a consciência que algumas cenas que podem levar a consequências graves como o facto de certo pessoal se cortar... (suspiro) não há nada como os bons velhos metaleiros, punks e malta do hardcore, que a unica coisa que querem fazer é ir para concertos amoshar e fazer stage diving... 07/05/07, 20:51  

Blogger Lex: Eu disse 'assustador' no sentido da rapidez com que surgiu - ou pelo menos, da rapidez com que EU o vejo crescer. Num momento não havia, e no seguinte já estava em todo o lado, com as suas guedelhas pela frente dos olhos, gravatas pretas com camisas e calças no fundo do rabo.
Não que me assustem per se, até lhes acho piada (no mau sentido), mas proliferam como cogumelos. Como tudo o resto que é modismo nesta sociedade, de resto... Aí não há novidade nenhuma, penso eu. 08/05/07, 14:39  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter