27 YEARS AGO THE VOICE HAS BEEN SILENCED BUT THE ECHOES REMAIN FOREVER.
publicado por Diogo Azevedo

Vou promover uma iniciativa individual. Faz hoje 27 anos que Ian Curtis cometeu suicídio e devido a esse acontecimento a música mudou.

Ian Curtis era líder dos Joy Division, considerada por muitos a melhor banda de sempre.

Vou começar por dar uma ideia geral da banda. A banda formou-se nos subúrbios de Manchester, mais precisamente em Salford sob o nome de Stiff Kittens, nome sugerido por Richard Boon e Pete Shelley dos Buzzcocks, apesar do seu verdadeiro nome ser Warsaw, composta por Bernard Sumner, Peter Hook e Terry Mason. Era uma banda punk como muitas na altura. Como a banda precisava de um vocalista, recrutaram um jovem esquizofrénico chamado Ian Curtis, e com ele lançaram o The Warsaw Demo, a primeira gravação dos Joy Division, apesar de ser totalmente diferente do resto da discografia e de não ter a formação “original” Mudaram de baterista, um baterista de krautrock (rock electrónico com influência dos Kraftwerk) chamado Stephen Morris, completando assim a formação que mais tarde faria história.

Apesar de manterem as raízes punk, os Joy Division trabalharam na gravação do primeiro álbum com um produtor pouco experiente residente da sua discográfica, a Factory Records, chamado Martin Hannett, que os “forçou” a largar a ideia de serem uma banda punk, criando dois álbuns lendários e uma série de EPs.

A banda acabou no dia da morte de Ian Curtis, que decidiu pôr fim à sua vida por enforcamento no dia 18 de Maio de 1980.

Nas suas cinzas foram formados os New Order, que para mim eram um cadáver ambulante, mesmo sendo mais famosos, sempre sentiram a falta de Ian. Os New Order acabaram há semanas.

O que pretendo fazer é um top pessoal durante uma semana das 7 melhores músicas da banda, com covers feitas por outros e analisar os dois álbuns originais da banda.

Fiquem atentos, pois cada dia uma música, assim conhecem a banda, pois mesmo que não gostem ficam a conhecer, pois nunca é demais conhecer mais uma banda.




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Nunca ouvi esta banda, penso eu. Mas com a tua iniciativa vou ficar a conhece-la melhor.

Quanto ao suicídio do homem, é uma faca de dois gumes: ou foi muito corajoso ou foi, simplesmente, cobarde. Mas isso não é assunto para o Galáxia Musica lol

Aproveito para deixar, desde já, a nota que o Galáxia Musica "contratou" dois cronistas bombásticos e que brevemente irão fazer a sua estreia no blog!

Cumprimentos. 19/05/07, 14:21  

Blogger Lex: Joy Division são-me familiares por eu estar na mesma sala que um fan quando ele põe os seus CD's a tocar... mas nunca fixei muito as músicas. Só a "Love Will Tear us Apart", e é porque os Moonspell fizeram uma cover dessa. :-P
São de um género musical que não é dos meus favoritos, mas que decerto influenciou algumas das bandas de que hoje gosto.

Venham de lá esses temas. :-) 21/05/07, 11:48  

Anonymous Anónimo: pra min com certeza e uma das melhores bandas de todos os tempos, junto com the clash e sex pistols, Ian curtis foi um genio que tinha muitos problemas, saiu um filme dele chamado control, voce vão entender melhor a vida de Ian curtis. 02/11/08, 14:16  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter