Pixel Chart
publicado por Diogo Azevedo

Esta semana venho com mais uma crónica generalista, em forma de top pessoal.


A música está presente em tudo: Filmes, Programas, o Preço Certo… Mas há um lugar onde a música altera todo o ambiente, que não é nada mais nada menos que os videojogos… Ainda me lembro das músicas do Sonic da Mega Drive… E as músicas do Super Mário… parecem toques semi-polifónicos para telemóveis…


Agora falando do post em si, vou nomear as 5 melhores bandas sonoras de videojogos… Aqui vai:


5º GTA San Andreas

Nos GTAs a banda sonoras são feitas em forma de rádios, e estas divididas pelo estilo que representam. Há rock, rap, house, pop… Tem bandas de referência como os Faith No More, Alice In Chains, Stone Temple Pilots , Depeche Mode, Billy Idol e Kiss. Como nos actuais GTA a banda sonora é cuidadosamente escolhida pois trata-se de uma referência no mundo dos videojogos, não podendo ser estragado por uma banda sonora digna de telenovela da TVI. Pelo meio há também os Guns para quem gostar…


4º Tony Hawk’s Pro Skater 3

Como toda a série a banda sonora é de muito boa escolha, desde bandas punk originais a hip hop melhorzito que o 50 Cent.
Nesta remessa saiu brinde em forma de música com a presençoa dos Eternos Ramones, Motörhead, Red Hot Chilli Peppers, Mad Capsule Markets, Alien Ant Farm, entre outras boas bandas, nem que seja para o seu estilo…
A cereja em cima do bolo é o facto de conter os Sum 41 na banda sonora vendida em cd e não estar presente no jogo, para a alegria de muita gente…


3º Final Fantasy X

Este é um dos casos que não compreendem se não jogarem, pois trata-se de uma banda sonora presente para o ambiente no jogo e não para colocar no mp3 e ouvir enquanto a namorada conta as mágoas.
Tem duas músicas épicas, uma o Hymn of Fayth, que se trata de uma música coral boa como poucas e uma peça de piano chamada Zanarkand, ou para quem jogar, a música do jogo, que me agrada mais que a maior parte das músicas rock… E isto tudo é uma banda sonora semi-original, pois apenas contou com um compositor de fora.


2º Jet Set Radio Future

Outra banda sonora semi-original, pois quase todas as músicas presentes são do compositor residente da Sega.
A música presente é música electrónica japonesa, podendo ser dançável ou audível enquanto se joga.
Não tenho como explicar porque escolhi para segundo lugar “isto”, apenas dizendo a quem gosta de música electrónica que jogue o jogo. Não falo de quem gosta de música de dança.


1º GTA Vice City

Incontestável! A maior referência nas bandas sonoras! Exemplo de como transportar o ambiente que o jogo quer transmitir. Conta com rock, pop, new wave, música latina e até electrónica que viria a dar o que hoje se chama hip hop. Contém nomes como Twisted Sister, Mötley Crue, The Cult, Ozzy Osbourne, Psychedelic Furs, Joe Jackson, Michael Jackson, Blondie, Spandau Ballet, Afrika Bambataa, A Flock of Seagulls. A não perder…



Agora só vos peço que digam quais as vossas bandas sonoras favoritas e porquê...




Página Inicial
Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Epá esqueceste-te de referir os Slayer e os Megadeth na banda sonora do Vice City... 08/05/07, 16:55  

Anonymous Anónimo: Eu referi os que mais me marcaram, mas também estão presentes... 08/05/07, 17:21  

Blogger Lex: Este comentário foi removido pelo autor. 08/05/07, 17:54  

Anonymous Anónimo: Eu já tinha dito para não porem links em texto... 'tá o aviso ali em cima...

Lex, apaga esse comentário e faz um novo com os links como deve ser... 08/05/07, 18:27  

Blogger Lex: Recuando uns valentes ... *faz contas*... 15 anos, ou por aí, ainda me consigo lembrar das minhas perdições da Sega Game Gear, a única consola que alguma vez me puxou. E é com alguma surpresa que descubro que ainda me lembro das músicas de 3 jogos, que passo a listar:

- Wonder Boy
- Columns
- Donald Duck: The Lucky Dime Caper

E pronto, logo à noite lá vou eu desenterrar a consola da pilha de pó onde está e matar umas quantas saudades, como o Bonga: com "uma lágrima no canto do olho"... :-D

PS: Não tinha tomado atenção à última parte do aviso. Mea culpa. 08/05/07, 18:45  

Anonymous Anónimo: Dos que mencionaste so conheço a banda sonora do GTA San Andreas, e por acaso gosto muito da Radio X lol
Mas para mim grandes bandas sonoras sempre foram as do Raw vs Smackdown... principalmente as de 2005 e 2007.
Outras bastante boas sao a saga Fifa, costumam ter musicas bem bacanas embora os ultimos nao tenha jogado/conhecimento.
Ah e ja me esquecia, tambem gostei muito do Need for Speed Underground 2! 08/05/07, 21:42  

Anonymous Anónimo: E já agora pode-se falar da melhor música de tema do jogo.

Para mim é sem dúvida o do Final Fantasy X, melhor que o Ace of Spades dos Motörhead do Tony Hawk 3 ou que qualquer música que sirva de tema a qualquer jogo...

E A RADIO X RULLA!!!!!!!!!! JÁ AGORA A WAVE 103!!!!!! 08/05/07, 22:12  

Anonymous Anónimo: A melhor banda sonora é claramente a do Streets Of Rage original, na minha opinião. Nunca houve outra mais adequada a um jogo. 09/05/07, 15:43  

Blogger Talionis: Realmente o Vicy City tem das melhores (e maiores) bandas sonoras existentes. A do San Andreas, em comparação, fica milhas atrás. Tantas e tantas vezes que no Vice City ficava só a passear pela cidade, entretido a bater em carros da polícia e a fugir, a ouvir as rádios :D.

Um jogo que também tinha uma banda sonora 5 estrelas era o Carmageddon, com banda sonora dos Fear Factory. Ainda me lembro de iniciar as corridas ao som da Demanufacture *snif* 11/05/07, 00:33  

Anonymous Anónimo: Eu no Vice city curtia era ao entardecer, na estrada ao pe da praia, a acelarar no infernus, e pense no que pensar, a melhor parte era as radios, principalmente aquela de musica latina, a vrock, e outra que nao me lembro o nome... Banda sonora do melhor mesmo!
A banda sonora do FFX foi outra que eu tive o prazer de deixar "atingir-me" brm profundo... Tornava o jogo bem mais emotivo, principalmente a Hym of the Faith, ate quando eh cantada pelos Ronsos!! LOL!
Os jogos perdiam metade da piada sem a OST!!! 11/05/07, 20:59  

Anonymous Anónimo: No GTA Vice City não resistia a andar na Ocean Drive a ouvir a rádio Vrock, já que quando jogava Vice City estava numa onda mais desse estilo...

O engraçado é que decorei tanto essas músicas como as outras ocasionalmente, do géneor no primeiro save aquela música que era + ou menos "La vida es una lechera..." ou até a música Steppin Out do Joe Jackson...
Outro momento marcante foi o uso da música que serve de tema ao FFX que é das poucas músicas que me tocam por dentro...

Outra que acho piada é a The Hand That Feeds dos Nine Inch Nails no Midnight Club 3, que tinha de esperar uns segundos para conseguir ouvir a música... quem conhece sabe porquê.

Já agora não se falou da música do Zelda... outra épica! 11/05/07, 22:33  

Blogger Oi: Ainda me lembro quando guiava um carrinho no Vice City a ouvir músicas muito boas! Parabéns, escelente Crónica! 13/05/07, 00:25  

Blogger Oi: *excelente 14/05/07, 21:17  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter