Notas Soltas
publicado por Diogo Azevedo

Peço imensa desculpa por não postar há mais ou menos um mês, mas acho que não ia adiantar nada falar sobre música alternativa quando a maioria é fã de metal. Hoje o que vou colocar aqui é um conjunto de notas sobre música variadas e de diferentes temas.

Vou começar por Paredes de Coura. Estava eu todo contente porque era a 1ª vez que ia ao “melhor festival do país”, quando reparei no cartaz que é apresentado no site: Bandas desconhecidas, velhas glórias, CSS, Blasted e Mão Morta. Nunca imaginei ir a Paredes para ver os Mão Morta, os Blasted e os CSS. Alguma coisa está errada. Ainda gosto dos Sonic Youth, mas tenho receio do que podem (não) fazer no palco. Ainda há 2 ou 3 cabeças de cartaz por determinar, mas se os Dinosaur Jr. São cabeças de cartaz num dia, será que ainda posso sonhar com Nine Inch Nails ou Radiohead? Entre as bandas desconhecidas há uma que me desperta atenção, a banda de gipsy punk Gogol Bordello.

CSS:


Sonic Youth:


Mão Morta:

Editors lançam novo CD, An End Has A Start, que se tenta afastar da fórmula vencedora do anterior Backroom, que consistia em riffs rápidos e, apesar de excelentes, ficaram gastos logo no primeiro CD. Neste novo CD o single Smokers Outside The Hospital Door é de uma beleza rara, apesar de não chegar ao nível de Blood ou All Sparks, mas já tem mais apoio da MTV por não ser “pesada”. Estupidez.

O novo single:

Blood, do CD anterior, só para comparação:

Quem vai lançar um novo CD foi a Polícia Internacional, ou seja, Interpol. Our Love To Admire é o nome deste álbum que já conta com um single que se diz passar nas rádios (onde?), The Heinrich Maneuver, que é para mim a melhor música de 2007 até esta altura e não vejo outra banda a fazer melhor. Já agora o videoclip merece um prémio de maior desperdício de música. Diz-se que é genial, mas vejam e digam alguma coisa. Outras duas músicas do álbum que merecem atenção são a Mammoth e a Pioneer To The Falls, mais trabalhadas que todas as músicas que a banda escreveu até agora conseguindo chegar a um patamar que poucas outras bandas conseguem. Se gostam de música alternativa e não conhecem Interpol, arranjem já os três álbuns!

The Heinrich Maneuver:



Obstacle 1 do primeiro CD:


Slow Hands de Antics:

Live Earth! É hoje! Para quem não sabe é do género o Live 8 mas com bandas de jeito e para alertar sobre as mudanças climáticas, que conta com a participação de variadas bandas com variados estilos de música, como Metallica, Madonna, The Police, Smashing Pumpkins, Kanye West, Beastie Boys, Bloc Party, Kasabian, Chris Cornell, Lenny Kravitz, Snoop Dogg, Snow Patrol, Macy Gray e Katie Melua, entre muitos outros. Em Portugal vai contar com a participação dos Blind Zero, Xutos, David Fonseca e Sérgio Godinho. Um facto engraçado é que a Madonna vai estar no palco com os Gogol Bordello! Será que sou o único a não conhecer a banda?

Gogol Bordello:

Por hoje é tudo, espero que gostem e já sabem, quando estiverem a ouvir música alto e a tua vizinhança se queixar, mete mais alto até eles saírem!




Página Inicial
Blogger C. F. H.: Epá vou ser o primeiro a comentar... lol!

Epá neste momento esperares por um festival de jeito em portugal é um bocado dificil... Paredes de Coura um festival que eu na conheço bem mas que sei que tem bastantes adeptos pelos vistos tá a seguir o caminho dos outros festivais portugueses... Apostar em bandas estrangeiras desconhecidas que, mesmo que tenham qualidade isso deixa um ambiente um bocado pesado, quando se podia apostar em bandas nacionais (eu sei que não era bem isto que tu querias dizer mas, é a minha opinião). E com isto vou voltar a espancar o ceguinho que apesar de tudo bem merece apanhá-las que são as promotoras, querem trazer cá todas as bandas que acho que seria uma hontra para o nosso pais, mas o pessoal tá sem guito e tem prioridades, dou o exemplo dos Blood Brothers no SBSR, ninguem os conhecia e quase que foram corridos do palco (apesar de não terem sido essas as razões), mas isso levou a que os Men Eater que são uma das bandas revelação do underground português a terem direito a uns miseros 20 e poucos minutos de actuação...

Desculpa ter puxado o meu comentário para o Metal, apesar de ser normal querer dar exemplos que eu conheço melhor, e não deixes de postar uma opinião às vezes chega para mudar a perspectiva de muitas pessoas ;) 07/07/07, 14:58  

Blogger Aza Delta: Didi T , desde quando é que as bandas que actuam hoje são melhores do que arte das que actuaram no Live 8?

Pink Floyd, Velvet Revolver, Paul mcCartney e outros chegam para arrumar tudo o que hoje se viu.

A única coisa que se aproveitou foram os Metallica (veria o Waters e os Police mais tarde).

Mas o Live Earth, não teve nada como o "regresso" dos Pink Floyd. 07/07/07, 21:12  

Anonymous Anónimo: Desculpa ser desmancha prazeres, Aza Delta, mas preferia 1000x ver os Mão Morta que os Pink Floyd, mas são gostos, e gostos não se discutem... No Live 8 gostei dos Placebo... 07/07/07, 21:53  

Blogger Lex: "mas acho que não ia adiantar nada falar sobre música alternativa quando a maioria é fã de metal." Então e os que não são? Não têm direito a crónicas na mesma? :-D *fan de metal a falar, btw* Eu prefiro metal acima de todos os géneros, mas não é por isso que não gosto de ler algo sobre outros estilos, eventualmente. E se porventura não comento é para não dizer asneiras sobre o que não conheço. :-P

Adiante. Paredes de Coura.
É o único festival no Norte que nos resta, e para mim isso é uma tristeza dupla - por ser o único a que eu poderia ir, e por ter um cartaz que exclui completamente aquilo de que eu gosto. Tirando Mão Morta e Blasted Mechanism, não há rigorosamente mais nada que me levasse lá. E só por essas duas bandas é claro que não vou dar 40€. :-|

Quanto aos festivais em geral, penso que se está a cair no grande erro de querer mais quantidade do que qualidade. Este ano há milhentos festivais (mais de 50% dos quais em Lisboa, mas isso é outro assunto), mas uma pessoa olha para os cartazes e não conhece mais de metade dos nomes. Ou então eu é que pertenço a uma elite qualquer e estou por fora do que se passa. :-| Mas achava que não, até ouço rádio e tudo...

E perguntaste por Nine Inch Nails em Paredes... Bom, já estiveram em Lisboa este ano. Não me cheira mesmo nada que voltem a Portugal. 10/07/07, 17:15  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Epá o maior problema em Portugal no que toca a festivais é que tirando uns quantos não são direccionados a um tipo de publico... eles pensam que se tornarem os festivais mais abranjentes vão vender mais... Isso é um grande erro... Dou o caso do Wacken Open Air e do Earthshaker Fest na alemanha que são grandes casos de sucesso e são festivais que abranjem só um estilo, e cá em Portugal dentro do género temos o SWR Metalfest (cá tou eu a falar de Metal outra vez mas, é mesmo o que conheço melhor e é melhor não me referir a outros estilos senão só digo é merda...) e epá, são festivais que demonstram que estão aqui para ficar. Vilar de Mouros foi com o caralho (logo no ano em que eu até queria ver se ia...), Paredes de Coura tb tá um bocado desfalcado... Isto anda mal apesar da quantidade de bons concertos que já passaram por Portugal e ainda vão passar...

Já agora, Lex falaste no facto de que não conheces metade das bandas que estão nos cartazes dos festivais mas, hás-de ver que parte das bandas que lá estão que são um pouco mais conhecidas, as promotoras apostam sempre nas mesmas bandas 11/07/07, 23:05  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter