... and Metal for all: Festival Marés Negras
publicado por Lex

Hail a todos.

O meu nome é Lex, e estou cá para falar de tudo o que tenha a ver com Metal, semanalmente às sextas-feiras, assim me ajudem os deuses (que fizeram o Heavy Metal, viram que era bom e mandaram que o tocássemos mais alto que o Inferno). Espero que as minhas contribuições permitam não só trazer alguma informação ao blog, mas também fomentar a discussão entre ambos os lados do monitor. Mas quero sobretudo que não sejam uma seca.
Não me vou limitar a apresentar bios, álbuns, bandas consagradas ou do underground, vídeos ou o que seja. Tudo é susceptível de ser discutido aqui, desde que tenha a ver com esta minha paixão pessoal: o Metal.
E como é a minha primeira vez na blogosfera... sejam meigos. :-)

Para primeiro tema, escolhi algo que para mim é o clímax da paixão pela música: a experiência ao vivo. Nenhum amante de música, seja de que género for, se sente completo até poder ver os concertos daqueles que o tiram do sério com a sua arte. Farei portanto uma review, neste caso do último evento a que tive a oportunidade de assistir, no passado dia 1 de Setembro: o Festival Marés Negras, no Coliseu do Porto, cujo cartaz contou com Before the Rain, [F.E.V.E.R.], Kreator e Moonspell.




Após um período de seca descomunal no que diz respeito a grandes concertos no Porto, eis que a cidade acolheu novamente um cartaz dedicado aos sons mais pesados. E nada menos do que com um dos nomes mais consagrados da cena internacional, acompanhando o nome maior do Metal nacional.

Porque nem só de música se faz um festival de metal, aviso desde já os incautos que se um dia quiserem assistir a um concerto no Coliseu bebericando a vossa inocente cerveja... esqueçam. Fomos educadamente impedidos de entrar na sala de espectáculos com os nossos copos do néctar vital. Mas aparentemente, quem tivesse uma garrafa para onde o despejar já o podia levar lá para dentro... Vivam as 'ordens superiores'!


Adiante.
Sem grandes demoras, entra em palco a primeira banda da noite: os Before The Rain, até então desconhecidos para mim. Já existem há uma década, mas até à data só contam com um demo-CD (2003, 3 faixas) e o álbum "... One Day Less" (2007), que nos vieram apresentar em cerca de 40 minutos de actuação... e em 4 músicas. Façam as contas, dá uma média de 10 minutos por música. Se o vocalista não as tivesse intercalado com breves apresentações, eu não teria a certeza de quantas foram, confesso.
Os 'especialistas' encaixam-nos no Doom Metal. Eu (que pouco ligo a esses milhentos rótulos dentro do Metal) encaixo-os num género... que não me conseguiu seduzir. É certo que o som não lhes estava muito favorável, mas mesmo assim, os riffs repetidos até à exaustão e pouco diversificados (ao ponto de levarem os menos atentos a pensar que, durante todo o tempo, tocaram sempre o mesmo tema) não ajudaram a cativar um público sedento de algo mais agitado e bem menos melancólico, e que se limitou a observar a prestação da banda sem grande agitação ou demonstração de entusiasmo. Ou isso, ou então os seus fans são gente muito, muito discreta. :-D Fica o link da página oficial da banda, para os mais curiosos: http://www.beforetherain.net/


De seguida, os [F.E.V.E.R.]. Embora também não façam muito o meu género, sempre nos permitiram levantar os ânimos para o que se seguiria, limpando a atmosfera da depressão deixada no ar pelos Before the Rain. Pondo de lado a constante atrapalhação do vocalista com o fio do microfone (ou seria aquilo uma coreografia intencional? Vão-se lá saber as manias destes artistas...), foi uma prestação bastante positiva.
Mas no fim restou-me uma dúvida... Seria aquilo Metal o 'suficiente' para estar metido neste cartaz? Bom, talvez um dos 234.561 sub-géneros que existem. Quem sou eu para dizer que não? Vejam, oiçam e julguem por vós próprios: http://www.fever.web.pt/

Mais uma hora passada, e entra em palco o motivo que levou muita gente ao Coliseu naquela noite: Kreator. O colectivo germânico não tinha cá estado há assim tanto tempo, mas tinha deixado muitas saudades. O público transfigurou-se aos primeiros acordes, e o enorme moshpit não mais largou a plateia do Coliseu até a banda deixar de tocar. Foi dos maiores moshes que eu já vi, tanto em dimensão como em intensidade. E pasmem - ninguém ficou ferido, não houve zaragatas... Perfeito e bonito de se ver ao longe. :-)

Nunca tinha visto Kreator ao vivo, mas estar ali foi como regressar 15 anos no tempo. Foi a prova que o old-school está vivo e bem vivo, que o belo do colete de ganga revestido de patches subsiste e que nem todas as bandas 'do antigamente' estão decrépitas, ainda que as suas músicas mais recentes pudessem perfeitamente fazer parte de um qualquer álbum seu do início dos anos 90. Mas pelos vistos não nos importamos muito com isso, pois continuamos a gostar do que fazem. Em suma, este concerto de Kreator, mais do que ter trazido a música potente e contagiante que nos trouxe, levou-me de volta a um espírito que eu pensei já estar acabado nos espectáculos ao vivo. E se não tivesse valido por mais nada (que valeu, e de que maneira!), só isso já lhes teria valido o meu sincero e comovido bem-hajam. Prometeram voltar... Fico à espera.


Eis a setlist do concerto:

- The Patriarch
- Violent Revolution
- Pleasure To Kill
- Enemy Of God
- Europe After The Rain
- People Of The Lie
- Extreme Aggression
- Voices Of The Dead
- Suicide Terrorist
- Betrayer
- Phobia
- Reconquering The Throne
- Impossible Brutality
- Flag Of Hate/Tormentor



Enemy of God


Europe After the Rain


E eis chegada a vez dos Moonspell, cuja posição de cabeças-de-cartaz chegou a levantar alguma celeuma. Questões de gostos pessoais, que não olharam aos imperativos económicos por detrás das escolhas das promotoras. Cá por mim, nada contra. Moonspell são a minha banda de eleição na cena nacional e acho que não ficam a dever absolutamente nada às bandas estrangeiras, pelo que não vejo inconveniente nenhum em terem encabeçado o Festival. Têm andado a fazer por isso, e é apenas lógico que vejam reconhecido o seu esforço.
Insatisfações alheias à parte, deram um grande, grande concerto. Já os vi bastantes vezes, mas digo sem hesitar que este espectáculo esteve acima de outros anteriores. A setlist não foi muito diferente do que tem sido habitual nesta fase "Memorial", mas notei mais cuidado (ainda) no aspecto visual, nomeadamente na iluminação. E quanto à música, continuam sempre excelentes, sempre empenhados, sempre entregando-se a um público que lhes correspondeu ali à altura. Gerou-se naquela sala uma energia especial que todos podíamos sentir. Tanta que, por altura de berrarmos a Alma Mater em conjunto, um pedaço do tecto do palco não resistiu e veio cá abaixo brindar-nos com a sua presença. Por pouco não brindava o Fernando Ribeiro em cheio na cabeça...
Coincidência ou não, o facto é que o frontman decidiu nesse momento tomar um banho de multidão, coisa não muito habitual (duvido mesmo se alguma fez o terá feito antes nos últimos 10 anos de estrada) e que só contribuiu para tornar a ocasião ainda mais especial.
Mas como nem só de vocalista se faz uma banda, tenho que aqui deixar uma palavra de apreço pela entrega total de todos os outros membros ao espectáculo, com um especial destaque para "D." Aires Pereira, o baixista com mais alma metaleira que me lembro de ver ao vivo. Grande maluco! :-D

Em pouco mais de uma hora de concerto deixaram-nos a salivar por mais com esta setlist:

- In Memoriam
- Finisterra
- Memento Mori
- Blood Tells
- Wolfshade (A Werewolf Masquerade)
- Opium
- Awake
- Raven Claws*
- Luna*
- Everything Invaded
- Nocturna
- Vampiria
- Full Moon Madness
- Proliferation
- Alma Mater
- Mephisto

* Ambas com a participação especial de Sophia, vocalista dos Cinemuerte. Na Raven Claws gostei, na Luna nem por isso, não obstante o facto de essa ser precisamente a música de que menos gosto em todo o repertório de Moonspell.


In Memoriam + Finisterra


Blood Tells


Terminada a música e apagadas as luzes, fomos 'corridos' da sala e quase nem deu tempo para quem quisesse ir espreitar a banca do merchandise. Isto das licenças das salas de espectáculos é tramado...

O Festival Marés Negras foi um sucesso face aos objectivos iniciais, segundo o que consegui apurar junto da organização. Já se organiza neste momento a 2ª edição, só que tudo indica que não se realizará no norte, por alegada falta de interesse e apoio das autarquias contactadas.
Um epílogo bem triste para uma noite tão bem passada.

E por hoje é tudo, não me alongo mais.
Comentem, discutam e sugiram coisas.

\m/

Etiquetas: , , ,




Página Inicial
Anonymous Anónimo: excelente review desse festival. adorava ter visto kreator (nunca vi e adoro), e moonspell, mesmo não sendo os meus preferidos, lá que são bons, isso são.

os videos é que são um pouco ranhosos, mas n se pode pedir tudo, não é?

boa estreia, e pelo que percebi, bem vindo á blogosfera 29/09/07, 00:16  

Anonymous Anónimo: eu ainda só vou ver moonspell no halloween, na festa de apresentação do under satanae... deve ser de arromba. pelo que dizes, esse show aí no porto tb foi fixe

boa estreia \m/ 29/09/07, 14:52  

Blogger Diogo Sequeira: Bons concetos que têm tido lugar no norte... Sou fã de Thrash Metal, e Kreator é uma banda que me atrai, tal como Moonspell. A distãncia e o bolso falaram mais alto neste caso, estando apostado a ir dia 9 ver Amon Amarth e Dimmu Borgir no coliseu de Lisboa.

\m/ 29/09/07, 18:54  

Blogger Lex: Fico feliz por estar contente por terem gostado. :-)

Quanto aos vídeos, é mesmo só o que se arranja (pelo menos junto das minhas 'fontes'). Mas sempre dão para se ter uma ideia. :-)

Diogo: fico à espera de algum comentário sobre o concerto de Dimmu, já que eu, por imperativos de localização e profissionais, não poderei mesmo ir... E como eu queria estar presente. :-(
Já agora... esses grandes concertos no norte a que te referes são do ano passado, não? É que os deste ano contam-se pelos dedos de uma mão... 30/09/07, 03:41  

Blogger Diogo Sequeira: Cannibal Corpse por exempo, acho que foi no princípio deste ano. E não falo exclusivamente de metal. Em principio vou estar presente no coliseu, e podem contar com um review dos espectáculos. Abraços 30/09/07, 18:47  

Blogger Lex: Sim, Cannibal foi no início deste ano, em Fevereiro. Mas em Corroios. Chegou a estar agendado desde Outubro de 2006 para o Hard Club, mas por motivo do seu encerramento (R.I.P.), mudou-se a sala... e a cidade.
Paciência, mais hão-de vir. :-P

Um bom concerto para dia 9. ;-) 30/09/07, 20:27  

Blogger Diogo Sequeira: Obrigado Lex. Sempre pensei que tinha sido no Hard Club, em Gaia :/ 01/10/07, 00:30  

Blogger Talionis: Isto que aqui está é um espelho fiel do que vi e senti no Marés Negras. Excelente ;)

Bem vind@ 01/10/07, 19:21  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter