Hard as a Rock! - The AC/DC History - 1
publicado por Frankie McMurphy

Guess Who's Back!!!!! Achavam que se livravam de mim tão facilmente? Tirem daí o sentido!

Sim, é verdade, não estou MIA(Missing In Action), digamos que tive que...bem...que estive de férias, umas longas férias.

Não vou alongar-me muito, vocês já me conhecem eu já conheço alguns vamos mas é a isto, como alguém diz: 'It's Show Time Folks!'



Visto que esta semana, sendo o meu primeiro post vou falar daquela Banda que para mim é Deus!

Mas antes de tudo isto vamos á história:

NOTA: Colocarei informação de todos os CDs lançados no fim da biografia e se conseguir também arranjei maneira de arranjar todos os cd's para download


Introdução:

Ao longo da sua história o mundo já assistiu a vários acontecimentos, Guerras, manifestações, explorações tanto na terra como no espaço mas se houve algo que mudou o nosso mundo para sempre, essa coisa foram os AC/DC!
Com músicas tão parecidas mas ao mesmo tempo tão diferentes, com músicas tão fáceis de gostar mas ao mesmo tempo dificéis de tocar!

É uma banda reconhecida universalmente(a terra é muito pequena), é uma banda cujo nome é sinal de Alta Voltagem, é uma banda cujo nome é tão aprópriado ao seu entusiasmo que é caso para dizer LET’S GET THUNDERSTRUCK!

Aqui ficam os dois primeiros capitulos:

Chapter I - In the Beginning

Glasgow(Escócia) na década de 60 era uma cidade industrial violenta cuja depresão económica oferecia poucas opções para as familias na classe trabalhadora. Ao mesmo tempo um desenvolvimento estrondoso pós 2ª Guerra Mundial estava a ter lugar nas Austrália, no entanto aquele continente apinhado de recursos naturais sofria de um problema, a falta de população suficiente para os explorar, este facto era suficiente para encorajar as familias Britânicas a emigrar para aquele país. Além disso o governo Australiano estava a instituir um programa massivo de emigração facilitando a aquisição de casa ás familias que chegavam áquele país.

Assim, em 1963 William e Margaret Young emigraram para a Austrália com 8 dos seus 9 filhos. Afixaram-se em Sidney em Nova Gales do Sul.

Aquando desta mudança, George(um dos irmãos) formou os The Easybeats com Johannes Jacob Hendrickus Vandenberg, mais conhecido por Harry Vanda. A banda rapidamente deixou a sua marca em Sidney e tornaram-se num dos simbolos da Austrália naquela altura, por volta de 1965. Um ano depois estavam de malas feitas para o continente Europeu, contudo 4 anos depois a banda desfez-se e cada um seguiu o seu caminho. Vanda e George regressaram à Austrália para trabalhar na recém formada Albert Produtctions. Mas os Easybeats não foram apenas um dos simbolos da Austrália. Tiveram um impacto enorme em dois dos irmãos de George: Malcolm e Angus.

Malcolm foi o primeiro dos dois a deixar-se apanhar pela guitarra evoluindo rápidamente da acústica para a eléctrica o que aliado á ajuda do irmão George resultou num progresso incrivelmente rápido. Já Angus demorou mais tempo(ele sempre foi um bocado mandrião) mas lá conseguiu aprender também.

Com 15 anos Malcolm deixou a escola e começou a trabalhar como Engenheiro de manutenção de máquinas. Em 1971 juntou-se a uma banda chamada Velvet Underground( sem qualquer relação com a banda de Lou Reed). Ironicamente o vocalista original da banda era um tal Brian Johnson(mais tarde vão perceber a ironia).



Em 1972 George convidou Malcolm e Angus para se juntarem à sua nova banda, os Marcus Hook Roll, para as sessões de gravação do albúm "Tales of Old Granddaddy". Para falar verdade, George e Harry nunca levaram o projecto muito a sério por isso pensaram que seria uma boa ideia incluir os irmãos de George de forma a mostrar-lhes como era uma gravação, para não falar da grande evolução que tal facto causou nos dois. Esta foi o primeiro projecto de Malcolm e Angus antes dos AC/DC.

Aos 14 anos e 9 meses( a idade legal para sair da escola) Angus deixou-a e foi trabalhar para uma revista de Soft Porn como impressor, entretanto também já havia formado a sua própria banda, os Tantrum tornando-se um musico ainda mais profissional.

Quando, em 1973, os Velvet Underground cairam por terra, Malcolm decidiu criar uma nova banda com um guitarrista, um teclista um baixista e um vocalista. Mas rapidamente mudou de ideias e decidiu que precisava de um segundo guitarrista para 'preencher' o som, assim pediu ajuda a Angus.



O resto da banda era constituído pelo baterista Colin Burgess, que já havia passado por inumeras bandas, pelo baixista Larry Van Kriedt e pelo vocalista Dave Evans. O seu nome, Ac/Dc segundo uns vem do aspirador da irmã, segundo outros da máquina de costura mas o certo é que teve origem num aparelho da irmã, quando os 2 irmãos lhe perguntam o que queria dizer a sigla 'AC/DC' ela disse: ‘AC/DC tem qualquer coisa a ver com Electricidade’

Contudo a abrevitura também tem uma conotação para o bisexualismo, como resultado a banda passou largos anos a insitir veemente que eram heterosexuais.

A sua primeira actuação foi na passagem de ano de 1973 num pequeno clube em Sidney chamado Chequers, tocaram covers de Rolling Stones, Chuck Berry e Beatles.

OS AC/DC TINHAM NASCIDO!


Chapter II- It’s a Long Way To The Top

Em Junho de 1974 os AC/DC começaram a dar música ao mundo ao gravar o seu primeiro single no Albert Studios em Sidney, o alinhamento na altura era: Malcolm Young, Angus Young, Dave Evans, Larry Van Kriedt e Colin Burgess. Foram gravadas 2 músicas: "Can I Sit Next To You Girl" e "Rockin’ In The Parlour" e adivinhem quem produziu os singles? Exacto George Young e Harry Vanda( há que afirmar que se Angus e Malcolm são aquilo que são hoje é em grande parte devido a estes dois incansáveis personagens que tudo fizeram para os ajudar a evoluir). O Single foi posto em circulação em Julho desse ano pela Albert Records na Austrália e pela Polydor na Nova Zelândia. Tornou-se um êxito em Perth e Adelaide.

No 6 meses que se seguiram ao lançamento do Single o alinhamento dos AC/DC mudou e de que maneira, na Bateria de Colin Burgess passou-se para Ron Carpenter, deste para Russel Coleman e deste para Peter Clack enquanto no baixo Rob Bailey substituíu Larry Van Kriedt.

No seguimento do lançamento do Single a banda começou uma tourné pela Austrália tocando inclusive no Hard Rock Café de Melbourne que na altura estava na posse de Michael Browning que se tornou o empresário dos AC/DC.

Browning provou ser uma escolha valiosa como empresário e fez algumas decisões vitais pela banda nos anos que se seguiram. A sua primeira e mais importante decisão foi contratar um motorista para mover a banda para todo a lado, um humilde rapaz chamado Ronald Belford Scott, um jovem que ficou famoso mundialmente como BON SCOTT, A VOZ DOS AC/DC. Bon persuadiu os irmãos Young a darem-lhe uma chance primeiro como Baterista e depois como vocalista, como baterista convém nem falar, mas como vocalista o resultado estava á vista: Dave Evans Bye Bye...


Em Janeiro de 1975, a banda gravou o seu album de estreia chamado ‘High Voltage’, a banda na altura era constituída por: Malcolm e Angus Young, Bon Scott, George Young (baixo) e Tony Currenti (bateria) como podemos observar a percursão e o ‘acompanhamento’ sofriam alterações. A gravação do album durou 10 dias e em Fevereiro desse ano já estava em circulação.


Capa do CD na versão Australiana


Segundo a história a banda já tinha um grande número de faixas instrumentalizadas prontas ao que Bon só teve de procurar no seu bloco de notas cheio de poesia ‘rude’ para achar letras que se encaixassem ao estilo das músicas. ‘High Voltage’ foi um sucesso imediato na Austrália.

Convém afirmar que apesar do nome do CD ser 'High Voltage' a famosa faixa High Voltage não constava nele por não ter sido acabada a tempo, pelo que em Junho do mesmo ano foi lançado o single que 'conquistou' os ouvidos dos fans.

NOTA: Em 1976 foi lançada uma versão internacional com o mesmo nome do CD de 1975 contudo sem qualquer relação, esta versão internacional não passava de uma compilação das músicas produzidas nos 2 anos de existência dos Ac/Dc


Capa da versão do lançamento internacional


O lançamento do single High Voltage coincidiu com o 'Melbourne's Festival Hall'. A actuação dos AC/DC foi gravada por 4 câmares distintas com a intenção de produzir um video promocional que seria usado numa tentativa de 'cruzar os mares' e atrair companhias de produção e gravação.

Também é por esta altura que o alinhamento da banda estabiliza quando Phill Rudd assume o baixo e Mark Evans a bateria.

Após um ano em cheio ainda houve tempo para lançar o albúm 'TNT', que como seria de esperar foi um sucesso imediato vendendo mais de 100.000 unidades nas primeiras 2 semanas.


Capa do CD T.N.T.


Com este feito os AC/DC passavam a ser à distância a maior Banda de Rock N' Roll de sempre na Austrália a par dos míticos Men at Work, notável, e o facto de terem atingido tudo isto em 2 anos torna o feito ainda mais incrível. Mas sejamos honestos, que significa a Austrália a nivel Mundial? Havia um mundo inteiro à espera de 'descobrir' os AC/DC, caso para dizer... It's a Long Way to the Top, IF YOU WANNA ROCK N' ROLL!



Aqui está, Hope you enjoyed, para a semana há mais.

Um abraço ao pessoal



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Grande regresso e grande banda. Devo dizer que não conheço profundamente o reportório da banda mas conheço os grandes sucessos e esses são simplesmente grandes malhas!

Qualquer fã de rock tem que conhecer no mínimo o tema "Thunder" (acho que é assim o titulo) dos AC/DC. Se não conhecer, não é fã de rock. loool

Bom trabalho Jimmy ;) 24/09/07, 00:22  

Blogger Frankie McMurphy: Thunder....Struck! :P

O nome correcto é Thunderstruck meu caro ;)

Thanks pelo coment.

Cumps 24/09/07, 00:28  

Blogger Orton's Legacy: Excelente regresso!

Por acaso não aprecio muito o estilo dos ACDC... Mas tenho de admitir que são excelentes músicos!

Porque não fazem um artigo sobre rock português? Não podemos ignorar excelentes bandas como Blind Zero e Blunder! Algum voluntário? 24/09/07, 01:58  

Blogger Lex: Enorme banda, sim senhor. E grande crónica, muito completa.

O grande mérito de AC/DC, para mim, está no facto de conseguirem agradar um pouco a todo o tipo de gente. Não são propriamente metal (no sentido como o compreendemos hoje em dia, pelo menos) mas agradam a metaleiros; agradam a rockers embora também não sejam puro rock... Aposto que até as tias/tios de Cascais já cantarolaram o "na-na-aa-aa-aaa" da Thunderstruck alguma vez na vida! :-D

Além disso, deram-nos um tique imortal no mundo dos guitarristas: a perninha do Angus. :-) 24/09/07, 11:23  

Blogger Talionis: Só por causa disto fizeste-me pegar na guitarra para tocar a thunderstruck :D 24/09/07, 11:47  

Blogger ZePedro: Jimmy, é caso para dizer: BACK IN BLACK! 24/09/07, 18:23  

Blogger Diogo Sequeira: \m/ 24/09/07, 23:21  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter