Pit of Glory #1
publicado por ZePedro

Boas para todos, o meu nome aqui no blogger é Guitar_Hero, e começarei a escrever semanalmente aqui no Galáxia Música (mais precisamente aos sábados). Se me inclinar bastante sobre o rock, não se admirem, pois é o que costumo ouvir! Tentem não ser mauzinhos, até porque é a minha estreia na blogosfera... =D

O que vós trarei, hoje é a questão que todos os músicos fazem quando produzem a sua arte: "Poderá de alguma maneira, a minha música mudar o mundo?". Qualquer pessoa que toque algum instrumento, ou trabalhe com algo relacionado com música, chega sempre a esta pergunta! É algo incontornável, como o sucesso dos Pink Floyd, ou como o Sr. Hendrix ser "o pai" da guitarra (pelo menos para mim!). O que vós apresento em baixo, são algumas músicas que (essas sim...) mudaram o mundo! Passo então a elas:

-> Pink Floyd (Another Brick in The Wall)


Entrava-se nos anos 80, e um grupo de rapazes, já com algum sucesso, fazem história ao lançar o albúm "The Wall", tendo esta música (Another Brick In The Wall parte 1 e 2) como principal. Esta música foi considerada pela conceituada revista "Rolling Stone" como a 6º melhor de sempre! E ainda, foi eleita pelos cibernautas como a 3º mais influente de sempre. Quanto ao albúm , a inspiração de Roger Waters para a criação do álbum apareceu-lhe durante um concerto da digressão de Animals em 1977. Em Montreal, Quebec, Waters cuspiu na cara de um fã que estava a ter um comportamento perturbador. De imediato, repugnado com o acto que tinha cometido, surgiu-lhe a ideia de construir um muro entre si e o público, ideia essa desenvolvida mais tarde para a produção de "The Wall". Depois do albúm veio um filme, e prontos, estava estabelecido o sucesso dos Pink Floyd, que dura até hoje, tendo esta música sido o "estandarte" dessa era!


-> Rage Against The Machine (Killing in the name of)

A letra da música é muito repetitiva, mas a mensagem da música fez-se sentir pelos EUA e pelo mundo fora. Os Rage, já eram famosos por serem rebeldes e uns autênticos "Rule Breakers", (tento até por multiplas vezes a "censura" à perna) mas depois desta música, meteram o seu nome nos livros de história musical. Causaram inúmeras revoltas populares, porque afinal, os RAGE naquela altura eram a "voz do povo". Esta música era uma clara mensagem ao governo Norte-Americano, e apresentam-se basicamente com três frases no mínimo "captantes": "Some of those that work forces, are the same that burn crosses", "And now you do what they told ya, now you're under control" e ainda "You justify those that died by wearing the badge, they're the chosen whites". No mínimo tocante, não? Eles eram mesmo assim, sem papas na língua!


-> John Lennon (Imagine)

Esta música nem têm palavras para ser descrita, simplesmente magnífica! Desde o som de fundo, ser tocante, até a fantástica voz de Lennon ou mesmo a uma letra muito relaxante. Um dos trabalhos mais bonitos, algumas vez feitos na história da música. E uma música que mudou a mentalidade de milhões de pessoas, e que ainda hoje é um hino à paz. Quanto ao Sr. Lennon, esteve na "berra" (como o meu pai diria), durante muitos, muitos anos com a "sua" banda...The Beatles, um dos nomes mais sonantes no que se refere a música. E ainda hoje se ouve...


-> Dire Straits (Brothers in Arms)

AI, CARAMBA. Eu adoro esta música. A simplicidade dos sons, a voz do Mark, o somzinho da guitarra do Sid, do Hal e do Mark, os toques do Terry na bateria e ainda uma grande prestação no baixo de John. Esta música foi a cabeça de cartaz do albúm de mesmo nome, sendo o albúm dos Dire que atingiu mais sucesso à escala global, sendo mesmo os anos 1985-1986 considerados a "Era Brothers in Arms". Por falar do álbum, foi um dos que mais vendeu na década de 80, e o videoclip da música "Money for Nothing", foi o primeiro a passar na MTV britânica. Deixo-vos algumas passagens desta música que foi das mais influentes nos anos 80. "Theres so many different worlds/So many differents suns/And we have just one world/But we live in different ones", fogo, sem palavras.


-> Nirvana (Smells like Teen Spirit)

Marcou os 90, marcou um geraçao, influenciou os jovens daquela altura, e ainda hoje é das mais pedidas pelo público. Este é o segredo do sucesso de "Smells like Teen Spirit". Saída da cabeça do génio musical, Kurt Cobain, esta música foi editada e rapidamente atacou os top's musicais por todo o globo. A ideia para esta música, nasceu de uma conversa entre Kurt e uma amiga em que ela lhe disse: "Kurt, you smell like teen spirit". Apartir daí, Kurt não parou até conseguir realiza-la, e o resultado, aí está! Uma letra simplesmente fabulosa e um som cativante e ao mesmo tempo poderoso! Os Nirvana poderiam dar-se ao luxo de dizer que tinham um alinhamento de luxo, (Kurt Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic) e isso fazia-se sentir nas suas músicas! ;)


Poderia ficar aqui a mostrar músicas, que mudaram o mundo, o dia inteiro, mas para mim estas 5 são mesmo muito importantes. Espero que tenham gostado e até uma próxima oportunidade. Deixem feedback, com as vossas opiniões.

P.S.-> Tallionis, eu prefiro mesmo as Gibson às Ibanez! (É uma questão de hábito) =P

"A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano."

Guitar_Hero




Página Inicial
Blogger Lex: Boa selecção.

De todas essas a que eu colocaria no 1º lugar do pódio seria mesmo a "Imagine" do Lennon. Eu até teria outras que me poderiam dizer mais, por terem aparecido já no meu tempo de vida e terem feito parte do meu crescimento, como a "Smells..." ou a "Killing...". Mas acho que a "Imagine", ainda que eu só a tenha conhecido bem depois de ter surgido, bate mais no fundo de nós mesmos. É intemporal, a mensagem não se altera com os acontecimentos mundiais.

Grande Lennon.

(E bem-vindo à blogosfera, Guitar_Hero) 30/09/07, 12:58  

Blogger Talionis: Mais uma grande estreia na blogosfera, ainda bem que a adaptação é fácil - ou assim parece pela qualidade das estreias.

Dessas que aí destacas, acho que a ter que pôr uma no pódio punha também a Imagine, pelos mesmos motivos que o comentário anterior; a um título mais pessoal, punha a Smells, até porque foi essa que me fez despertar o bichinho para tocar guitarra (Ibanez FTW :D), ainda que, curiosamente, nunca fui fan de Nirvana. 01/10/07, 19:25  

Blogger ZePedro: Obrigado pelos comentarios! Espero que tenham gostado...

Quanto ao comentario do Lex e do Talionis, claro que a Imagine, do Lennon é intemporal, nunca duvidem disso...

Talionis, a minha é uma Gibson Flying V (=D), e foi mesmo com a "brothers in Arms" dos Dire, que ca dentro soou a vontade de tocar guitarra! ;) 02/10/07, 21:47  

Anonymous Anónimo: Bela estreia. Estava a contar que postasses o texto que nos mandaste lol.

Excelente escolha de temas realmente.
Devo dizer que dos que mencionas o meu favorito é sem duvida "Brother In Arms".

Arrepio-me todo cada vez que a ouço.

Fico à espera de mais cronicas desta eheh ;)

Cumprimentos. 03/10/07, 22:17  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter