Skywriting #1
publicado por Anónimo

"Music makes the world go 'round", este é o mote para esta minha primeira cronica no regresso do Galáxia Musica.

Não conseguimos viver sem ar, nem sem água mas será que conseguiríamos viver sem musica? A minha resposta é um redundante NÃO. Seja a assobiar, a "cantarolar" no duche ou a caminho do trabalho ao som da rádio, seja a ouvir CDs ou a ver concertos, não conseguiríamos viver sem musica neste mundo.

Há muito que existe esta arte e, arrisco-me a dizer que desde os primórdios da Humanidade, também há muito que existe igualmente a necessidade desta "distracção". Pode-se assim dizer que a musica apazigua o espírito e renova-nos.

A musica está mesmo em todo o lado, nos programas de TV, na rua, nos grandes palcos, nos festivais, na nossa casa, na casa do vizinho, etc... Já imaginaram um filme, série ou programa de TV sem qualquer tipo de musica? Banda sonora, assobios dos actores, cantarolar durante os intervalos de gravações? Pois, é mesmo inimaginável.

Musica é algo tão necessário como água ou oxigénio. Quando mais precisamos ou até nos momentos mais fúteis, a musica tem que marcar presença.

E o que é a musica? Ora, a meu ver, a musica não é mais que um conjunto de emoções trespassados para o papel (as letras) e para os instrumentos, e que vai contribuir para provocar outras emoções nas pessoas que a ouvem. A musica pode também ser um veiculo para dar a conhecer uma cultura ao resto do mundo. É, fundamentalmente, um veiculo de expressão, de emoções.

E aproveitando a analogia musica/emoção, existem vários estilos de musica virados para uma emoção especifica.

Pode-se dizer que o hip-hop, nas suas origens, servia para passar mensagens politicas, mensagens criticas, revolucionárias. Servia para dar voz aos oprimidos, essencialmente os negros na América. Hoje em dia a maior parte deste genero musical serve apenas para falar de futilidades, como putas e dinheiro...

Chullage: Ignorancia XL


O metal pode servir para nos apaziguar, naqueles momentos em que estamos cheios de raiva, contra tudo e contra todos. Permite-nos descarregar essa raiva de uma forma controlada e inofensiva. Para vários tipos de raiva existem mesmo vários tipos de metal, do mais violento ao mais emocional e profundo. O rock também pode servir para acalmar estas emoções.

Slipknot: Wait And Bleed


E depois há aquelas pessoas que deitam hiper-actividade pelos poros e não conseguem parar quietas. E que melhor género que a dance para essas pessoas? Um trance psicadélico permitir-lhes-á deitar todo esse entusiasmo cá para fora.

Astral Projection: Dancing Galaxy


E o romance, o amor? Ah, o amor. O assunto de que quase 90% da musica fala. O melhor género musical para este estado de espírito ou emoção é mesmo a balada. E de preferência as baladas rock ou de metal, sim porque é destes dois géneros que saem as melhores baladas que são feitas neste universo musical.

Scorpions: When You Came Into My Life


E depois há a pop. Um género que se ouve no dia-a-dia e é mais característico dos adolescentes. É um género bastante futil e que procura sobretudo vender discos em vez de fazer musicas com qualidade superior, se bem que há artistas que são excepção. No entanto este género não está associado a nenhuma emoção em particular...

Britney Spears: Oops, I Did It Again


Existem ainda muitos mais géneros associados a outras tantas emoções, mas os que referi são os "principais" por assim dizer.

Como dei entender, a musica faz mesmo o mundo girar e é essencial para a nossa sanidade mental, seja que género for.

Espero que tenham gostado. Lembrem-se que o meu forte não é este tipo de texto lol.
Cumprimentos.

Etiquetas:




Página Inicial
Blogger Lex: Concordo em absoluto com a importância da música em tudo o que fazemos. Para mim é imprescindível. É estranhíssimo ver um filme sem banda sonora, ainda que quando o estejamos a ver nem demos conta daquele sonzinho discreto por baixo das falas dos actores... E detesto fazer uma viagem sem o leitor de mp3 a tiracolo. É um prazer poder substituir as conversas das comadres nos transportes pela música da nossa escolha. :-P

Muita gente, especialmente das gerações mais velhas, considera a música como uma coisa supérflua... Digo eu que talvez seja por isso que se vê tanta gente mal encarada por aí. :-P

Aproveito para referir uma teoria excelente sobre a descoberta da música, mais propriamente do canto: alguém aqui se lembra do "A Mais Louca História do Mundo", de Mel Brooks? :-D Da sequência inicial, dos homens das cavernas?

Por mim, venham mais crónicas deste género. :-) 25/09/07, 16:17  

Anonymous Anónimo: Desde mais acho que abordaste muito bem o assunto, na medida em que a musica é essencial na nossa vida diaria e que sem duvida transmite emoçoes (seja para quem a faz ou para quem a ouve).

Sendo hip-hop o que mais ouço, tens razao na questao da futilidade de alguns artistas, mas não esquecer que artistas mais underground retratam nas suas letras a vida nos ghettos
Anda assim (para quem ja ouviu o novo cd do chamillionaire) ha artistas que retratam os temas da actualidade:
- o novo cd do chamillionaire deixa de lado as letras comerciais para fazer reflexoes sobre a politica,..... (vejam a letra da evening news - faixa 13)
- um caso flagrante é tambem o de eminem k conjuga o lado comercial (shake that ass) e o lado que critica a sociedade (the way i am e white america)

De resto mt boa cronica.
Continuem o bom trabalho ;)

Ass: Rui 25/09/07, 19:43  

Blogger ZePedro: post simplesmente espectacular! 26/09/07, 16:50  

Blogger Talionis: Este pode não ser o teu género, mas não pareceu nada ;) 26/09/07, 20:40  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter