1- Intro
publicado por Anónimo

...É nesta altura que as luzes se acendem e aparece nada mais, nada menos do que: "Pharoahe"!

E pronto, toda a gente fica indiferente, mas pior que isso, a perguntar "De onde é que este apareceu?", e é então que eu afirmo com altivez que a minha função não é mostrar-vos de onde apareci, mas sim mostrar-vos porque VOCÊS vão querer aparecer no Blog assim que eu postar a minha crónica...

Tenho que confessar que eu fui apanhado completamente de surpresa, soube quarta-feira que tinha de postar às quintas, por isso não tenho grandes coisas preparadas para hoje, vai ser só uma apresentação de mim e do Hip-Hop, mas quero entrar já a matar, não pensem que lá porque é a minha estreia que vou escrever um texto com qualidade inferior ao que sei!

Olá! Eu tenho 19 anos e gosto de Hip-Hop, só.
Posso dizer que ouço rap desde que me lembro, mas só há cerca de 2 anos comecei a descolar-me do rap que ouvimos diariamente em todas as estações de rádio e fui procurar algo com que me identificasse. Sinto que o motivo principal para a minha entrada no Blog é porque os meus poucos conhecimentos são bem mais vastos do que aqueles que são transmitidos nos meios de comunicação, onde nos impingem 2 ou 3 artistas que muitas vezes nem sequer são bons rappers. Chamem-me informador, uma vez que estou aqui para vos dar uma visão do que se passa no "sub mundo" do rap; tal como na noite, lá encontramos de tudo, e é isso que venho mostrar, os vários sub-géneros: Rap Consciente, Positivo, Político, Crunk, Hardcore Rap, Rapcore, Gangster, Rap Instrumental, Underground,..., variadíssimos temas para explorar. Espero falar de muitos desses estilos, tanto do Rap Americano como do Português e quem sabe Inglês ou Espanhol; falar das várias vertentes do Hip-Hop e de outras coisas próprias da cultura. Uma coisa é certa, todos vão sair daqui experts em rap [Lição-relâmpago #1: Expert em Rap = Hip-Hop Head].

Agora que estou apresentado, vamos lá começar as lições a sério então, mas de forma suave que isto já vai longo:

Uma das coisas que hoje em dia faz mais confusão ao ouvinte de música comum é quando vem a pergunta «Qual é a diferença entre Rap e Hip Hop?», e as respostas são muito variadas, mas no fundo todas querem dizer «Não faço a mínima ideia». Começo a explicação com uma frase do KRS-ONE: "Rap é o que fazes, Hip-Hop é que sentes". Realmente, o Hip-Hop é toda uma cultura, enquanto o Rap não é mais do que a banda sonora de quem segue a cultura Hip-Hop. Essa história de rap ser uma coisa mais pesada e Hip-Hop uma coisa mais leve é mentira! O que se passa é que existe uma palavra no mundo da música que todos temem: Pop. Hoje tudo funciona por rótulos e por isso custa muito dizer que se ouve Pop, dá-nos um rótulo de burros e de pessoas sem identidade, ao invés do Hip Hop que nos dá uma imagem muito mais irreverente, daí ser muita gente ser Hip-Hopper sem saber o que é, e trocam o Graffiti pelo "Pedro ama Ana" a sujar paredes, trocam os Vinis e os pratos pelo Virtual Dj, trocam Breakdance pelas danças de ginásio, trocam um livro no bolso por um chapéu da Lacoste, um terço de plástico e umas meias por cima das calças e trocam o espírito de luta e activismo do rap pelo sonho de serem "o mais gangsta". Não venho agora dizer com hipocrisia que o Hip Hop é a cultura Zen do século XXI, eu próprio adoro rap em que a única coisa que fazem é Ego-Trip e Punchline para mostrarem skill [Lições-relâmpago #2, 3 & 4: Ego-Trip= versos para "alimentar o ego"; Punchline= verso cuidado para "atacar" um adversário ou o abstracto; Skill= capacidade de escrita, neste caso], só prefiro quando são feitas com qualidade, com integridade, e não porque algum estudo do mercado diz que o 1º single deve ser feito com um cantor de R&B e que convém lançar uma música extra de Punchlines uns meses antes para promover o álbum. Para finalizar, os que trocam um estado de espírito por adereços e regras ditadas por modas são os porta-estandartes de uma cultura à qual eles não pertencem, para prejuízo de aqueles que são realmente Hip-Hoppers, por isso a mensagem de hoje é simples:


"Esqueçam todos os estereótipos do Hip Hop, porque a partir de agora acabou-se a ignorância."

Etiquetas:




Página Inicial
Blogger ZePedro: hehehe, espero para ver! ;) 13/10/07, 08:45  

Anonymous Anónimo: Inda que agora vamos ter cronicas sobre hip-hop e tal como o pharoahe desde à +/- 1 ano e meio k me distingui do hip-hop comercial tipo mims e outros k tal, pa me dedicar a esta cultura.

Espero pelas outras crónicas

Ass: Rui 13/10/07, 11:46  

Anonymous Anónimo: Inda bem que agora* 13/10/07, 11:47  

Blogger Unknown: Eu assisti ao aparecimento do RAP, primeiro associado ao estilo de dança "break dance", depois na sua evolução até o que é hoje.

Tens aqui um desafio dificil de minha parte.
Nunca gostei, acho que nunca vou gostar e acima de tudo (não é preciso baterem-me) não considero quase que seja música... Tirando honrosas excepções.

Mas irei ler as tuas crónicas todas lógicamente, quem sabe não "convertes" alguém ;)

Bem Vindo ao que será brevemente o melhor blog de musica a nivel nacional... 13/10/07, 15:33  

Anonymous Anónimo: Obrigado pelo feedback, espero que mais gente comente para poder ter uma noção do trabalho que tenho pela frente.

@Mark3r- Eu vou fazer os possíveis para pôr este blog como o melhor de música em Portugal, espero não desiludir ninguém, apesar de não ter nada a provar uma vez que se ninguém gostar do meu texto posso desculpar-me por dizer que fala de rap, mas nao, vou é trabalhar para "converter" todos! 13/10/07, 20:21  

Blogger Spectrum: Fico à espera ;) 14/10/07, 00:06  

Blogger Diogo Sequeira: estou espectante. bom trabalho 14/10/07, 00:41  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter