... and Metal for All: Metalocalypse
publicado por Lex

Lembram-se quando disse, na primeira crónica, que poderia aqui trazer tudo aquilo que tivesse a ver com Metal? Não estava a brincar.
Hoje venho falar-vos de desenhos animados.

E também não estou a brincar, agora.

Imaginem um mundo onde a maior força cultural é uma banda de Metal. Imaginem que é essa banda que, por intermédio apenas da música que faz, controla a economia mundial e determina a vida das pessoas. Esse mundo existe numa série de animação: "Metalocalypse".



Trata-se apenas da melhor, da mais surpreendente, da mais genial e da mais Metal série de desenhos animados sobre este estilo de vida. Nota a reter desde já: neste contexto, mais do que um substantivo, a palavra "Metal" passa a ser um adjectivo. Vendo a série perceberão porquê. "Dethklok" é o nome da banda virtual que a protagoniza: a mais famosa, a maior e a mais 'badass' do planeta e arredores.
Já nem me lembro como, onde ou quando descobri esta pequena pérola que une dois mundos que adoro: o do Metal e o da animação. E a 'cola' é do melhor que pode haver - uma dose brutal de humor. Negro, obviamente.

Passando às necessárias apresentações, da esquerda para a direita:
- William Murderface, baixista exímio (chamo desde já a atenção para um solo do c... fenomenal, no terceiro episódio da primeira série). Palavra-chave: "ódio".
- Skwisgaar Skwigelf, o guitarrista mais rápido do mundo, o sueco que consegue as melhores mulheres (embora até nem seja muito esquisito na escolha...)
- Nathan Explosion, vocalista e letrista da banda. "Blacker than the blackest black, times infinity!"
- Pickles, baterista. Antes dos Dethklok chegou a ter uma banda de hard rock, os Snakes n' Barrels, onde alcançou enorme sucesso. Soa familiar?
- Toki Wartooth, guitarrista norueguês. O segundo mais rápido do mundo.


O enredo desta série poderia ser tão básico quanto o de qualquer sitcom: o dia-a-dia de um grupo de amigos, com as suas aventuras e desventuras. Porém torna-se especial quando esses tipos são a maior banda de Metal do mundo mas uns incapazes para tudo o resto, desde fazer uma sandes até ir às compras. Moram juntos num luxuoso castelo (obscuramente baptizado de Mordhaus), devidamente servidos de tudo o que as mega-hiper-estrelas musicais podem ter de melhor. Há fans dispostos a morrer por eles (literalmente), o caos instala-se onde quer que eles anunciem um concerto e um lançamento de um álbum seu é practicamente um evento mundial com honras de notícia de abertura nos telejornais. Podem dar-se ao luxo de anunciar um espectáculo de uma só música - um mero jingle de uma marca de café - a ter lugar na ponta mais longínqua, esquecida e ostracizada da Noruega, onde nem Judas quis perder as botas, que mesmo assim haverá milhares de pessoas a deslocarem-se até lá a pé só para os ver. Eles são assim grandes.

Não nos é dada muita informação acerca do passado desta banda ou do seu percurso. Quando os conhecemos já estão definidos como a maior força cultural a nível mundial e como sendo a 12ª maior economia do mundo, logo acima da Bélgica. São também uma ameaça a uma misteriosa organização, que durante toda a série os mantém debaixo de olho e tentará aniquilá-los.

Mas voltemos ao início, para percebermos melhor como é que "Metalocalypse" apareceu. Afinal, quem é que teve a ideia peregrina de fazer uma série animada sobre uma banda de Metal?
Tudo partiu das (de)mentes de dois senhores ao serviço de um canal televisivo ramificado do Cartoon Network, o Adultswim. São eles Brendon Small e Tommy Blacha. Se o primeiro não parece ter tido nenhuma participação de relevo fora do universo dos cartoons do Adultswim, o segundo já apresenta um currículo deveras interessante, tendo trabalhado em coisas como "Late Night with Conan O'Brien" e "Da Ali G Show". Ora, sendo o Adultswim um canal destinado à animação para os mais crescidos (não é que passe coisas para maiores de 18, mas tem por alvo gente mais velha do que as crianças às quais o Cartoon Network se destina tipicamente), estes homens não se fizeram rogados e partiram para um tipo de humor completamente negro, podre e... Metal. Há sangue, entranhas, chacinas, fluidos, mutilações e esquartejamentos a rodos. É fartar, vilanagem! :-D


A equipa por detrás desta produção conta com alguns nomes surpreendentes, tendo em conta a dimensão daquilo de que estamos a falar: episódios de 11 minutos, em flash, semanais, apresentados num canal 'menor', com uma divulgação practicamente nula... Com personagens secundários cujas vozes são dadas por gente como James Hetfield (no papel de um troll finlandês, entre outros), Kirk Hammett (como a voz da rainha da Dinamarca, por exemplo), Mark Hamill (sim, o Luke Skywalker do Star Wars), Jeff Loomis e Steve Smyth dos Nevermore, Michael Amott dos Arch Enemy ou George "Corpsegrinder" Fisher, dos Cannibal Corpse. Bela lista, não? Ora, esta gente toda não há-de ter aceite o convite para participar neste projecto pelas suas enormes dimensão e visibilidade. Portanto tudo leva a crer que o fizeram mesmo pelo gozo, o que só se poderia traduzir num resultado excelente.

"We will... make... everything... METAL!!!"



O universo real do Metal (ou a 'cena', como preferirem) está representado de várias maneiras e não faltam insólitas alusões a bandas ou nomes de membros de bandas. Não será por acaso que o supermercado se chama "Finntroll's", ou que existe um fast-food "Dimmu Burguer", um restaurante "Burzum", um mini-golfe "Marduk's Putt & Stuff" ou uma farmácia chamada "Gorgoroth's". Também não será coincidência o nome do troll: "Mustakrakish" não vos faz lembrar ninguém? ;-) E há milhentas outras pistas para se irem descobrindo ao longo dos episódios. Estas são apenas as mais óbvias.

E finalmente, a música. Não é o elemento principal da série, mas está feita de tal modo que confere bastante credibilidade a tudo. Lembro-me que quando ouvi falar de Metalocalypse fiquei com bastante curiosidade a seu respeito, mas não me passava pela cabeça que fosse algo feito por (e para) pessoas minimamente conhecedoras de Metal. Pensava eu que qualquer música que por lá fosse encontrar se resumiria à ideia generalizada do que é o género: uma bateria a fazer barulho, distorção sem sentido, umas vozes grunhidas e estava feito. Seria o bastante para contentar o espectador comum. Portanto posso dizer que fiquei de boca aberta quando ouvi o tal jingle, "Duncan Hills Coffee". Não é nenhuma obra prima e nem é comparável ao trabalho das bandas reais, mas tendo em conta o fim para o qual foi escrita, ultrapassou largamente as minhas expectativas. Tem riffs bem construídos, tem solos de guitarra (para fazer jus ao título de guitarristas mais rápidos do mundo, pois claro), tem uma bateria consistente e uma voz bastante convincente para o género. As letras é que... enfim, não se pode ter tudo. :-D Não obstante, após pouco tempo de exibição, a série conseguiu patrocínios importantes (tendo sempre em conta aquilo de que estamos a falar): as guitarras Gibson, os amplificadores Krank e os pickups EMG são alguns deles.

Por tudo isto estou em crer que o que provavelmente começou por ser uma brincadeira de amigos ganhou potencial para se transformar em algo um pouco maior. Não muito maior, mas algo com uma dimensão mais alargada do que o que eles teriam pensado ao início. Afinal, será que previam lançar um CD com a banda sonora da série, como aconteceu no passado dia 25 de Setembro, com direito a edição Deluxe e tudo? Ou que teriam uma música sua no Guitar Hero II? Além disso, a produção está a funcionar a todo o vapor: a segunda série começou em Setembro e a primeira já está editada em DVD: "The Metalocalypse Has Begun".

Ainda vamos ver a realidade imitar a ficção, e um dia os Dethklok serão verdadeiramente a maior banda de Metal do mundo, destronando tudo e todos.

(Sim, agora eu estava a brincar).

Espero ter conseguido despertar alguma curiosidade, porque esta é uma série que vale a pena conhecer. Tanto pode agradar a metaleiros que se saibam rir de si próprios, como a não metaleiros que achem piada aos tiques da 'tribo'. :-)
Aproveitem os links em baixo e divirtam-se.

Série 1 - completa

Série 2

http://www.adultswim.com/shows/metal/
http://www.myspace.com/dethklok


\m/


P.S.: há algures aí em cima um Easter Egg... boa sorte.

Etiquetas: ,




Página Inicial
Blogger Pinacho: Encontrei o Easter Egg e admito que está simplesmente genial ^^

Falando de outras coisas, já se estava à espera vindo da AdultSwim

Aprecia só esta cena do Aqua Teen Hunger Force Colon Movie Film:

http://youtube.com/watch?v=u6DfWInVo4U

Também vindo da Adult Swim

Vou sacar e depois digo algo sobre o primeiro episódio

Mas bom post Lex ;) 19/10/07, 07:40  

Blogger Talionis: Esta série é fenomenal, não haja dúvidas disso! Quer para fans de metal, quer para quem não gosta tanto do género.

Eu que sou fanático por South Park, vejo aqui enorme potencial para lhe fazer frente, e o que é melhor é que até tem uma animação notável, já para não falar da qualidade musical.

Ainda não vi nada da segunda temporada, mas acho que primeiro ainda vou rever a primeira para me lembrar do ponto da situação :D 19/10/07, 19:08  

Blogger ZePedro: Ja conhecia, e as guitarradas da serie sao brutais! xD (epa, mas vamos la ser sinceros, contra mim, nao tinha hipotese! xD

As Gibson são ou nao sao as melhores? ham, ham? :P

De resto, boa analise da serie, mostras-te ser um bom espectador! :P 19/10/07, 20:11  

Blogger Lex: Bem, vejo que é só conhecedores por aqui. Bom sinal, de que afinal a série chega a mais gente do que eu pensava. :-)

Pinacho: muito giro, o video. Não conhecia.

Talionis: de facto a qualidade da animação também me surpreendeu quando soube que era em flash. Até as ventoinhas funcionam bem, ali. :-)

Guitar_hero: Obrigada. ;-) (E é 'espectadora', já agora. Não que me importe muito, já é um engano habitual... :-D ) 20/10/07, 00:01  

Anonymous Anónimo: lololol
só agora é k pude ver alguns episódios, são de partir a rir :d

grande descoberta lex ;) 22/10/07, 20:11  

Anonymous Anónimo: o k é um easter egg? 22/10/07, 20:12  

Blogger Lex: Um Easter Egg é um presente escondido. Como em certos DVD's, que trazem bónus que não vêm listados nos extras, e que temos que descobrir por nós próprios. :-) 22/10/07, 22:09  

Anonymous Anónimo: ah lol
e onde é k ele está? n encontro... 22/10/07, 23:08  

Blogger Lex: Ora clica lá na capa do Dethalbum... ;-) 22/10/07, 23:59  

Anonymous Anónimo: ah lol

mas o album n me interessa tanto, axo piada á série mas as músicas até são fixes, mas n vale a pena.

obrigado pela explicação lol 23/10/07, 12:45  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter