Hard as a Rock -The AC/DC History V
publicado por Frankie McMurphy

Cá estou eu, mais uma vez fora de horas, tenho de ver se me torno freemaker e posto quando conseguir, nem que tenha de postar 2 vezes por semana :S Bem vamos lá:

Chapter 6 - On The Highway To Glory

'If You Want Blood You've Got It' fechou o período inicial da banda. A Atlantic Records sugeriu uma mudança de produtor, Eddie Kramer que no passado esteve associado a Jimi Hendrix, Kiss e Led Zeppelin é a primeira escolha contudo as coisas não correm bem entre ele e a banda e acaba-se por escolher Robert John 'Mutt' Longe para a produção do álbum. Lange havia trabalhado entre outros com os the Outlaws e Thin Lizzy.

Além de mudar de produtor, os AC/DC também mudaram de estúdios de gravação, mudando-se para os Roundhouse Studios em Chalk Farm, Londres. A esta mudanças seguiu-me a mudança de empresário/agente de Michael Browning para Peter Mensch da conceituada Leber and Krebs.

A banda nunca tinha gravado um cd fora da Austália nem nunca passara mais de 3 semanas a trabalhar nele, contudo, demorou 6 meses para o próximo álbum estar preparado, diga-se de passagem que Lange fez um trabalho genial ao limar as arestas do som dos AC sem perder aquele som 'cru' que era desde o inicio a marca da banda.

A 27 de Julho de 1979 o Inferno fica mais perto da Terra, tinha-se aberto uma auto-estrada, sim, Highway to Hell estava 'à solta' e com ele veio o primeiro top 10 dos Tops britânicos alcançando a posição 8 e a 17ª nos EUA.



Até na Austrália foi um sucesso onde entrou na posição 24 fazendo deste o primeiro albúm da banda em 3 anos que entrava num top. 'Highway to Hell' é sem dúvida um dos simbolos da banda para toda a eternidade.

A banda passou o resto de 79 a fazer digressões nos EUA e no Reino Unido mas não na Austrália pois lá o álbum só foi lançado em Novembro desse ano. Nos EUA, a banda participou numa mão cheia de grandes concertos 'abrindo' o palco para os cabeças de cartaz como Cheap Trick, UFO e Ted Nugent(a meu ver além de abrirem também roubavam o espectáculo todo). Contudo nem todas as bandas influentes se mostravam dispostas a partilhar o palco com os AC/DC, a banda foi 'recusada' por cabeças de cartaz como Foreigner, Van Halen ou Sammy Hagar como se consta a fama da banda já começava a causar 'problemas'.

A parte Britânica da digressão Highway to Hell passou por lugares como Newcastle, Glasgow, Liverpool, Stafford e o 'Londo's Hammersmith Odeon' com os Def Leppard a apoiar.

Começou a 26 de Outubro na Mayfair de Newcastle e acabou a 9 de Novembro no De Monfort Hall em Leicester.

A 18 de Agosto a banda participa naquele que é o maior concerto da sua carreira até ao momento no Reino Unido ao tocar no Estádio de Wembley como banda de suporte dos 'The Who'. Apesar dos problemas de som, a actuação da banda recebeu uma nota extremamente positiva e sem dúvida alguma ajudou a expandir os ouvintes da banda. Este é daqueles concertos que marcam uma banda, a credibilidade e confiança da banda estava a níveis elevadíssimos o que levou a mais datas com os The Who na Europa.

Antes da já tradicional pausa de Natal na Aunstrália a banda fez uma digressão extensiva na Europa a qual culminou com um duplo-concerto(visto que tocaram em 2 sítios) em Paris a 9 de Dezembro de 1979 o qual foi gravado para o Vídeo de longa duração 'Let There Be Rock'



O Vídeo, que foi dirigido por Eric Dionysius e Eric Mistler consistia em faixas gravadas durante o concerto, entrevistas e cenas protagonizadas pelos membros da banda nos bastidores incluiram-se também algumas cenas extra dum concerto em Le Mans a 23 de Janeiro do ano seguinte. Algumas das cenas que protagonizadas pelos membros da banda pretendem mostrar as suas paixões além-música, vemos por exemplo Malcolm a jogar rugbi contra si mesmo(omfg!), Angus a desenhar o seu auto-retrato, Cliff e Phill a fazerem uma corrida entre um velho avião e um Porsche 928 respectivamente e Bon Scott a dançar num lago gelado. Estava previsto que Bon se juntasse à corrida numa lambreta mas devido a problemas com a luminosidade tal não foi possível pois poderia ser perigoso. O filme saiu quase um ano depois, a 10 de Dezembro de 1980 nos cinemas franceses.

De realçar a última aparição em palco de Bon Scott num concerto em Southampton Gaumont a 27 de Janeiro de 1980...Agora a razão de ser a última aparição fica para o próximo capitulo.



Aproveitando o adeus do nosso amigo despeço-me deixando votos de boa semana ao pessoal.

Jimmy



Página Inicial
2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter