Hate To Say I Told You So...
publicado por Diogo Azevedo

De volta às crónicas propriamente ditas, como sempre tento apresentar algo de diferente do normal…

Diferente do normal não é necessariamente algo de alternativo que poucos conseguem ouvir até ao fim, mas algo que não se ouça todos os dias. Agora devem estar a pensar: “lá vem uma crónica sobre música antiga…”. Também não é antigo e, por mais estranho que pareça, é rock!

Vou-vos falar duma banda sueca que tem um certo reconhecimento em todo o mundo, apesar de ser “diferente”: eles são os The Hives!

Vindos de uma “terriola” no centro da Suécia (Fagersta), esta banda que existe desde 1993(!) optou por um estilo garage rock que na altura estava um pouco em voga, mas a sorte sorriu para a banda. De um pouco em voga, o estilo entrou “na moda” nos finais do século passado, altura em que lançaram o primeiro registo de longa duração “Barely Legal, com o seu primeiro sucesso, “A.K.A. I-D-I-O-T”, palavra que se repete mais tarde noutros registos.

Em 2000 foi a catapulta para a banda, o lançamento do registo “Vini Vidi Vicious”, talvez o melhor álbum da banda com dois hinos do garage rock revival: “Main Offender” e “Hate To Say I Told You So”.



Com este sucesso que tiveram com o CD, assinaram com a Poptones, que lançou um Best Of intitulado “Your New Favourite Band”, que valeu o 7º lugar de vendas no Reino Unido, nada mau para uma banda sueca que praticava um tipo de música que tinha concorrência no país de Sua Magestade.

Com todo este sucesso, assinaram com a Interscope e lançaram o álbum Tyranossaurus Hives, o álbum com maior aposta em Portugal, que valeu 4 estrelas e meia no site allmusic.com. Nesse álbum estavam presentes as músicas “Walk Idiot Walk” e “Two-Timing Touch And Broken Bones”, a minha música favorita da banda.




Este ano lançaram “The Black And White Album”, que não foi tão bem conseguido como os anteriores, mas vale uma vista de olhos para quem gosta do tipo de música.

Factos:

-A banda colaborou com Timbaland na música “Throw It On Me”, mas para quem gosta da banda é de esquecer, já que sai totalmente do espírito…

-Um dos pontos fortes da banda é a excelente produção musical, com especial atenção à utilização da guitarra como bateria, muito evidente em “Two-Timing Touch And Broken Bones”.

-O quinteto não se cansa de dizer que a banda tem um 6º membro que nunca foi visto, chamado Randy Fitzsimmons, que escreve as músicas. A hipótese mais apoiada é que o nome é um Pseudónimo de Nicholas Arson, guitarrista da banda. Isto prova o humor da banda, que pode ser apreciado nas letras e na imagem que para mim é um ponto muito forte para a banda.






Aqui está uma banda com a minha garantia. Ouçam, mesmo que não vos agrade, nem que seja para dizerem que conhecem e não gostam, porque o saber não ocupa lugar.




Página Inicial
Blogger Frankie McMurphy: Ahhhh, so de ver o titulo pus-me aos saltos :P

Já não ouvia este senhores há uns tempos, mas são de facto uma grande banda.

A Walk Idiot Walk é de facto muito boa, lembro-me sempre da Christy Hemme quando a ouço :P

Boa crónica dude ;) 21/10/07, 17:49  

Blogger ZePedro: Aprovado! x) 22/10/07, 18:32  

Blogger Lex: Bom, saquei e ouvi o "The Black And White Album". Ou melhor, tentei ouvir. Juro que tentei.
Mas não consegui acabar uma música que fosse. :-s

A cada cabeça sua sentença, paciência. :-P 25/10/07, 17:06  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter