Pit of Glory #4
publicado por ZePedro


Boas! Espero que estejam a passar uma agradável semana, sempre com toda a actualidade musical aqui no blog, e claro, sabendo que os Iron Maiden vêm ao "Rock in Rio"! Hehehe, foi uma bela semana tendo em conta que ia apanhando um ataque cardíaco quando soube que os Scorpions vinham a Portugal, e tenho a certeza que não tive este sentimento só eu...(cof Skywriter cof)!
Bem, gostaria de esclarecer uma pergunta que me fazem carradas de vezes: "Epá ò Hero, quais os teus guitarristas favoritos?", ao que eu costumo responder: "Quanto tempo tens disponível para conversarmos?". São tantos, mas tantos que nunca soube por onde começar, tenho a certeza que se começar a dizer nomes de guitarristas que gosto, nunca vou dizer realmente todos, porque de certeza que me esqueço de alguns. Mas ontem, pûs-me a pensar, e cheguei a uma espécie de "consenso mental". Então decidi por aqui aqueles 5 guitarristas que me fazem perder a cabeça! Muitos nomes poderiam vir, mas estes são impiedosos no manejo do seu ofício! (sim, porque não basta ser "bom" para triunfar no mundo da música, à que se ser o "melhor" ou pelo menos estar sempre a tentar ser o melhor, mas isto fica para outra semana! :P)

Gostaria de abrir as hostilidades, com um grande nome da guitarra:

5-> Angus Young (AC/DC)



Começou a tocar com 5 anos na casa de um amigo, mas apenas por brincadeira. Mais tarde mudou-se para a Australia, onde na sua adolescência se começou realmente se começou a interessar pela coisa! Foi o seu irmão George Young (dos Easybeats) que lhe deu aulas de guitarra. A sua "menina" de eleição era a Gibson SG, tendo sido a imagem de marca da Gibson para promover a SG. Afinal, à uns anos atrás, quem não quereria ter uma guitarra igual à do "Rei" Young? Marcou uma era, e serviu de influência para bandas como Gun's and Roses entre outras!

Sugestões: Whole Lotta Rosie, Highway to Hell, Thunderstruck (o "intro" desta música é do c******!);

4-> Neil Young

Devo a minha imagem do blogger a este senhor. Têm um carisma espectacular e toca guitarra como poucos. Talvez seja o nome menos conhecido desta lista, mas para mim, é das maiores influênciasque tenho. Ele faz mágia, com a guitarra na mão! Um senhor que diz que se recusa a deixar o Rock and Roll morrer, e já com uma certa idade, continua com a mentalidade de um jovem. Duro nas críticas ao seu país, é mais um a tentar marcar a diferença contra a política do seu país! As suas músicas são agradáveis para qualquer ocasião, tento um grande repertório de álbuns (32, só a solo! =O), por isso é so escolher! :D Ja agora, toca numa Gibson Les Paul!

Sugestões: Keep on Rocking in the Free World, My My Hey Hey, Heart of Gold;

3-> Jimmy Page (Led Zeppelin)

Todas as músicas dos "avozinhos" têm la uma pitada do talento deste senhor, que por sinal, é muito, muito! Começou por usar a Gibson e passou ultimamente para as Fender (va-se lá saber porque! xD) Já agora, eles estão de volta, e era daqueles concertos que eu "matava" para ver (no sentido literal da palavra é claro!). Mas por exemplo, quem ouve a "Stairway to Heaven" fica logo com o bichinho da guitarra! hehehe
É já um nome consolidado do Rock, e é o guitarrista que mais prazer dá a Eric Clapton ouvir (outra lenda, mesmo não sendo dos meus preferidos!).

Sugestões: Stairway to Heaven, HeartBreaker (que SOLO!), Imigrant Song;

2-> Rudolph Schenker (Scorpions)

O "Sr.Scorpion"! Dúvidas? É o fundador da mítica banda, um dos principais escritores das músicas, e vamos lá ser sinceros, o que era feito dos Scorpions se não fossem as "guitarradas" deste senhor? Hummmmmmmm, cheira-me que o sucesso não seria o mesmo!
Usa e abusa de notas longas e têm um estilo muito único de tocar! Toca uma Flying V (só por isto, farta-se de subir na minha consideração! xD), e ultimamente uma Fender!
Mal posso esperar para os ver no Pavilhão Atlântico, e malucar ao som do Sr. Rudolph! Vai ser abanar a cabeça, saltar, gritar e espalhafatar. Afinal é a última passagem dos "escorpiões" pelo nosso país! E ouvir este senhor é uma honra! Vejo-vos lá?

Sugestões: Big City Nights, Rock you Like a Hurricane, No One Like You;

1-> Slash (ex-Gun's and Roses, e actual Velvet Revolver)

Nunca ouvi nada tão espectacular, como o "November Rain"! Os intros dos Guns? Porque serão eles grandiosos? Porque Slash, é a representaçao perfeita de tudo o que o Rock and Roll representa, drogas, anarquia, rebeldia, e estilo desguerrado, tudo aliado a uma grande habilidade de tocar guitarra! (pode não ser o melhor de todos os tempos, mas é sem dúvida o que mais prazer me dá de ouvir!) Sempre que pegava na Gibson Les Paul, fazia todos ficarem de boca aberta! Pode-se dizer que elevou o poder musical dos Guns, mas para mim será lembrado como o meu guitarrista favorito! =D "All hail King Slash, in the name of Rock and Roll!" (lembro-me destas palavras como se tivesse sido ontem!)

Sugestões: November Rain, Knocking on Heaven's Door, Welcome to the Jungle e mais meia dúzia de solos que podem encontrar no youtube! ;)

Outros guitarristas que poderiam também fazer parte desta lista:

->Kirk Hammet (Metallica);
-> Jimmi Hendrix (ok, ele é o melhor de todos os tempos, mas eu não gosto muito dele como gosto dos outros! :)
-> Eric Clapton;
-> Van Halen (oiçam Eruption e tirem as provas);
-> John Frusciante (Red Hot Chili Peppers);
-> Prince;
-> Glenn Tipton (Judas Priest);
-> Brian May (Queen);
-> David Gilmour (Pink Floyd);
-> Carlos Santana;
-> Frank Zappa;
-> Peter Frampton (inventor da "talking guitar");
-> Billy Corgan (Smashing Pumpkins);
-> Joe Satriani;
-> Matt Bellamy (Muse);
-> Mark Knopfler (Dire Straits);
-> Synyster Gates (Avenged Sevenfold);
-> Herman Li (Dragon Force);
-> Jack White (White Stripes);

(Volto a relembrar que estes são os "meus" guitarristas favoritos, digam-me qual o vosso "Top5") ;D

"A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano..."

Guitar_Hero




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Não acho o Jimmy o melhor de sempre...
O Herman Li é boss do caralho, mas é baixista e não guitarrista. o Sam Totman também é excelente.
Um dos melhores de sempre é o Petucci dos Dream Teatre.
Curto também o Paul Gilbert.

É muito difícil dizer qual o melhor, mas certamente, todos estes e os que apontas-te são potenciais "melhores" de sempre na guitarra.
Fica bem. 20/10/07, 18:27  

Blogger ZePedro: Caro Anónimo, grandes nomes que apontas-te ai nessa tua "pequena lista"!

Eu também não gosto muito do Jimmi Hendrix, mas que já foi montes de vezes votado por especialistas como o melhor de sempre! E quanto ao Herman Li ser baixista, consulta: http://en.wikipedia.org/wiki/Herman_Li para ficares a ver se não é um guitarrista! ;) 20/10/07, 18:43  

Anonymous Anónimo: "Hehehe, foi uma bela semana tendo em conta que ia apanhando um ataque cardíaco quando soube que os Scorpions vinham a Portugal, e tenho a certeza que não tive este sentimento só eu...(cof Skywriter cof)!"

Pois... Eu ia tendo um ataque cardíaco ao descobrir que não vou poder ir... :'(

Um dia antes ou um dia depois e já dava. :S

Não te esqueceste aí de ninguém? lol

Michael Schenker, o mano mais de Rudolf e o primeiro lead guitar dos Scorpions um verdadeiro prodígio.

E o Uli Jon Roth? Outro prodígio da guitarra que sucedeu a Michael em 1974. Aquela entrada de Sails of Charon é fenomenal.

Da lista que apresentas depois do Top 5 o meu favorito é mesmo o Mark Knofler. Cresci a ouvir Dire Straits e o solo em Sultans of Swing é simplesmente fenomenal. Qualquer fã de rock que não curta esta musica devia ser apedrejado eheh.

E o May, guitarrista dos Queen, a melhor banda de sempre, que nos deu sempre grandes malhas ao longo da carreira da banda.

E para finalizar como diriam os Scorpions: "We let it rock... You let it roll"!

Cumprimentos ao cão e ao gato :) 20/10/07, 18:49  

Blogger ZePedro: É como digo, é impossível, eu dizer todos aqueles que gosto, mas tinha ca o sentimento que me tinha esquecido de alguém importante! :S

Tenho pena Sky, deve de ser mau não poderes ir ver a tua banda de eleição no dia 4 de Dezembro! :S

Quanto ao Mark Knopfler, o meu pai é fã dos Dire e prontos la me converteu! xD 20/10/07, 19:16  

Anonymous Anónimo: Guitar_Hero, que é feito do virtuoso que dá pelo nome de Steve Vai na tua lista?


Skywriter™ said:
"Queen, a melhor banda de sempre..."

AHAH Deixa-me rir que amanhã posso ter cieiro...
Dizer que os Queen são melhores que os Led Zeppelin, que os Black Sabbath, que os Iron Maiden, que os Deep Purple, que os Dream Theatre, que os Pink Floyd... entre outros, é uma prova de que não sabes o que dizes. Pode ser a tua banda preferida, mas nunca a melhor... 20/10/07, 21:44  

Blogger ZePedro: Caro "One of Kind", Admiro muito esse senhor que referis-te! Mas olha também me esqueci do guitarrista dos "Arch Enemy", dos Iron Maiden, do dos Dream Theater, dos Deep Purple e dos Nazareth, só para referir alguns!

Quanto aos Queen, sou grande apreciador da música que fazem, e já tiveram vários prémios, como "Banda do ano" montes de vezes, e têm o prémio de "melhor música de Hard Rock" para a Billboard, (apesar da "Bohemian" ser muito boa, prefiro o "The show must go on" e da "Killer Queen"! 20/10/07, 22:25  

Blogger Rúben: Apesar de serem todos guitarristas, pelos quais nutro grande admimarção, discordo quase na totalidade com a tua lista! O meu top 5:


#5 John Frusciante

Os seus albuns a solo, justificam esta minha escolha!

#4 Jimy Page

Pelos mesmo motivos que enuncias.te, apenas dois lugares a baixo

#3 Mark Knopfler

Este senhor, tocava com o coração! Tempos em que a musica realmente era sentida pelos seus compositores

#2 BB King

Sim, porque nem so o rock possui grandes guitarristas! O blues em todo seu esplendor...

#1 David Gilmour

Pensei que o fosses colocar algures entre o teu Top! Para mim o melhor de todos, de sempre e para sempre! Chorava se visse este homem a tocar ao vivo!!! 20/10/07, 22:54  

Anonymous Anónimo: one of a kind, lá porque acho os Queen a melhor banda de sempre quer dizer que não sei o que digo?! lol essa é mesmo para rir...

Se chegas aqui e dizes que Maiden, ou outra banda qualquer, são a melhor banda de sempre sou obrigado a concordar contigo? Não.

Tal como eu ao dizer que Queen são os melhores de sempre, também não és obrigado a concordar.

Agora dizeres que não sei do que falo é um insulto para mim, que nem me conheces de lado nenhum nem sabes que cultura musical tenho...

Para a próxima pensa antes de escreveres...

Cumprimentos. 20/10/07, 23:16  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Do teu top 5 só o Angus Young e o Jimmy Page é que me dizem algo... de resto não me fascinam muito o Rudolph e Slash são bons guitarristas mas, nunca estiveram em projectos que me interessassem muito aliás, não gosto de Guns n' Roses acho que é das bandas de hard rock mais overrated de sempre mas emfim, gostos são gostos e quem sou eu para criticar quem quer que seja... Quanto a guitarristas como Herman Li, Steve Vai, John Petrucci, Joe Satriani, etc. acho que dão demasia ênfase à "cromice" e pouca ao feeling mas, isto é a minha opinião.

Quanto ao meu top 5 aqui fica o meu (sem uma ordem particular):

- Dimebag Darrel (este homem era um guitar hero do caralho, poucos são os guitarristas de Metal que se aproximem deste homem em termos carismáticos é pena ter morrido tão cedo)

- Kerry King e Jeff Hanneman (na minha opinião a melhor dupla de guitarristas de sempre, sem serem grande coisa em termos técnicos conseguiram fazer algo que muito poucos conseguem)

Adam Jones (Quem conhece Tool sabe que não há quase ninguem que consiga fazer cenas mais estranhas com uma guitarra e uns quantos efeitos)

- David Gilmour (Este nem me vou dar ao trabalho de explicar...)

- Chuck Schuldiner (este homem foi foi um dos grandes responsáveis pelo aparecimento do movimento Death Metal Progressivo e é sem duvida alguma um dos melhores guitarristas de Metal de todos os tempos)

Menções Honrosas:
- Dave Mustaine (Megadeth
- Jimi Hendrix
- Jimmy Page (led Zeppelin)
- Michael Ammot (Carcass e Arch Enemy)
- Alex Scholnick (Testament)
- Piggy (Voivod)
- Brent Hinds e Bill Kelliher (Mastodon)
- David Murray e Adrian Smith (Iron Maiden
-...

P.S.: Maiden Está mesmo confirmado? Eu até agora tudo o que ouvi não passa de rumores... 20/10/07, 23:36  

Anonymous Anónimo: Skywriter™, peço desculpa por ter criticado a tua opinião. Os Queen são de facto bons músicos, eu apenas não aprecio a sua música.
Achei estranho foi dizeres que a tua banda preferida é a melhor do mundo..
A minha banda preferida são os Scorpions e sei que não são a melhor banda do mundo...
Mais uma vez, peço desculpa.

Stay Well 21/10/07, 09:03  

Anonymous Anónimo: Nunca disse que os Queen são a minha banda favorita lol. Aliás, nem tenho nenhum CD deles (comprado).

E tal como tu a minha banda favorita são os Scorpions e também sei que não são os melhores do mundo :P

Cumprimentos. 21/10/07, 11:15  

Blogger ZePedro: Obrigado pelo feedback! ;) 21/10/07, 11:20  

Anonymous Anónimo: #5 - Randy Rhoades
#4 - Bumblefoot (Ron Thal)
#3 - David Gilmour
#2 - Joe Satriani
#1 - Jimi Hendrix


+ Marty Friedman, Dimebag Darrell, Eric Clapton (porque não o Duane Allman), Van Halen, Vai, Jason Beckes, Paul Gilbert, May, Santana, Jimmy Page, Steve Morse, Robert Fripp, Buckethead, Petrucci, Zakk Wylde, Malmsteen, Knopfler, Jerry Cantrell, Hartman, Steve Howe, Rory Gallagher, Ritchie Blackmore, Steve Ray Vaughn, Schenker, Gary Moore, Joe Perry... entre tantos 21/10/07, 14:36  

Blogger CMP: Eu não tenho bem um top 5 formado, mas os meus favoritos ja aqui foram referidos: Slash, Kirk Hammet e Mark Knopfler. São para mim fenomenais pelos seus solos espetaculares, e também por fazerem (ou terem feito) parte de três das minhas bandas favoritas de sempre. 21/10/07, 17:35  

Blogger tachorpo: Guitar_Hero, esqueçeste'te de referir o "nosso" grande ZE' PEDRO!!!! x)

Os meus guitarristas preferidos são:
5#John Frusciante
4#Jack White
3#Slash
2#Eric Clapton
1#Jimmy Hendrix


Cumprimentos,
Filipe 21/10/07, 22:23  

Blogger Diogo Azevedo: Como o top é dos favoritos, aqui vai!

5ºEast Bay Ray (Dead Kennedys)
4ºNuno Bettencourt (Extreme)
3ºZack Wilde (Faith No More)
2ºJohn Marr (Smiths)
1ºMatt Bellamy (Muse)

Como podem ver, prefiro algo de diferente que algo perfeito, apesar de respeitar quem se esforça por ser perfeito tecnicamente.

Agora dizer que os Queen são os melhores do mundo... Discordo totalmente! Para mim não há os melhores do mundo, mas sim os "bons", tal como não podemos dizer que quem gosta do tipo de música X percebe mais de música que o tipo que gosta do estilo Y, porque se a música lhe provoca sentimentos, ele tem todo o direito de a venerar.

P.S.: Excepto música comercialóide... 21/10/07, 23:23  

Blogger Lex: Eu faço uma distinção entre os que considero os melhores guitarristas e os que considero os meus favoritos. Nem sempre as duas coisas coincidem, porque não sou muito de ligar antes à técnica. Primeiro que tudo, o sentimento. Aquilo que o que eles tocam me faz sentir. E só então o domínio técnico. Tanto é que não consigo ouvir por muito tempo seguido os ditos virtuosos como Satriani, Malmsteen ou mesmo Santana. Reconheço-lhes o talento, mas não fazem das minhas músicas favoritas.

Assim sendo, eis o meu top 5, sem nenhuma ordem especial de preferência:

- Dimebag Darrell. 'Nuff said.
- Slash. Para além de ter feito parte de uma das bandas que marcaram a minha 'jubentude', toca de caraças.
- Kirk Hammett: aqueles solos ao vivo, senhores...
- Angus Young.
- Edge, dos U2. Apesar de hoje em dia a banda já não fazer nada que me diga algo (já fez, até meados dos anos 90), este homem tem o mérito de ter construído uma guitarrada típica, que distingue U2 onde que que seja. 22/10/07, 09:15  

Blogger ZePedro: HEHEHE, afinal, ja vi que percebem todos do assunto! Ainda bem que assim é, porque estar a pregar para a parede nao faz muito o meu género! :D 22/10/07, 18:31  

Anonymous Anónimo: como é q podes por rudolph schenker e slash nos primeiros lugares num top de guitarristas deixando para tras nomes como jimmi hendrix e nem referindo tipos como BB King, Johnny Guitar Watson, Steve Miller ou mm Keith Richards. 25/10/07, 13:06  

Blogger ZePedro: no principio da cronica diz: "aqueles guitarristas" que mais gosto de ouvir! :) 25/10/07, 19:42  

Blogger Unknown: Discordo um pouco da tua lista.

Aqui vai:

5- Slash
4- Malmsteen
3- Steve Vai
2- Joe Satriani
1- Jimmy Hendrix 26/10/07, 21:05  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter