Mark3r nos timpanos-Arch Enemy
publicado por Anónimo


Arch Enemy (lê-se "Arx enemy"), banda sueca de Death Metal (sim, eu ao contrário dos outros, gosto de rótulos, defendo que tudo tem uma categoria, se não houver, inventa-se), fundada em 1996 por Michael Ammot, acabado de sair dos lendários Carcass,
composta então para além dele, pelo irmão Christopher Ammot e do vocalista Johan Liiva, tendo como objectivo para Michael, poder "conciliar a melodia, a agressividade e a técnica numa só banda".

Primeiro álbum em 1996- "Black Earth", êxito assinalável no Japão (é normal, eles são muitos, melhor só na China), tempo de antena na MTV com o tema "Bury me an angel", mas ainda assim, a passarem quase despercebidos na sua própria terra, sendo que o público sueco não lhes deu grande importância.
Basicamente era uma banda que se podia chamar Michael Ammot, pois o mesmo escrevia, compunha e produzia todo o material, ainda que nos primeiros dois trabalhos da banda alguns dos temas apareçam creditados a Liiva, mas o próprio Ammot já confessou que apenas fez aquilo para que o público não considersse os AE como a banda de um só homem.

Bury me an Angel, com Johan Liiva na voz

A editora deste primeiro álbum chamava-se "Wrong again records" e faliu pouco tempo depois, mas não por culpa dos Arch Enemy que devido ao relativo êxito do primeiro álbum assinam em 1998 um contrato com a Century Media, com essa etiqueta, editam "Stigmata" em 1998, "Burning Bridges" e "Japan Live 1999" sucedem em 1999, sendo que este último era suposto ser uma edição limitada para o país nipónico, mas devido ao sucesso obtido e ao crescimento da banda, a editora acabou por o editar a nivel mundial.

Em 2001 dá-se provavelmente o acontecimeno que marcará para sempre a história da banda, cansado com a falta de empatia entre Liiva e o público (como fã, eu compreendo as razões dele, mas considero Liiva um excelente vocalista, para que fique claro) e também considerando que o dinâmismo do vocalista era muito fraco comparado com o resto dos elementos da banda nos espectáculos ao vivo, Michael Ammot despede Liiva e começa audições para um novo "Lead singer" da banda.

Curiosamente no inicio desse ano, uma jornalista alemã tinha entrevistado a banda (mais especificamente M.Ammot) e nessa altura tinha-lhe deixado uma "demo" com algumas canções dela num espectáculo ao vivo, o mesmo ficou impressionado após ouvir e convidou-a para a audição, sendo que nas palavras de Ammot ela simplesmente "limpou o chão com todos os outros candidatos", falo claro de Angela Gossow...



Angela Nathalie Gossow (Também conhecida por Saint Gossow), nascida em Colónia, Alemanha a 05 de Novembro de 1974 e no corrente a única mulher a cantar no estilo "growling" ou "death grunts", como preferirem (única com sucesso claro, haverá mais que possamos não conhecer, visto que com o fim dos Nuclear Death, Lori Bravo se retirou e já não está no activo), isto retém sempre uma certa curiosidade, mas a realidade é que a comunidade cientifica defende que as cordas vocais femininas não estão preparadas para este tipo de esforço e a algumas não lhes é mesmo possivel fazer isso (a alguns homens também, diga-se verdade).
Angela viria a descobrir isso da pior forma, ao perder quase por completo a voz após o primeiro álbum e digressão com a banda, chegou a ter a carreira em risco e só lições de canto e acima de tudo de respiração lhe permitiram voltar.
Nemesis

Com Gossow na voz, a banda entra numa espiral de popularidade, tanto na Suécia, como no circuito metálico europeu, em 2001 editam "Wages of Sin" e são convidados para o "Japan´s Beast feast" em 2002, onde tocam com os Slayer e Motorhead.

Em 2003 sai o excelente "Anthems of Rebellion"e no ano seguinte o EP "Dead Eyes see no future", que para além de material da banda tinha também várias "covers" de temas dos Carcass, Manowar e Megadeath.

Versão de Simphony of destruction dos Megadeath por Arch Enemy


Em 2005, após o lançamento de "Doomsday Machine", o mais novo dos irmãos Ammot, resolve afastar-se da banda por algum tempo para tentar endireitar a sua vida pessoal, durante dois anos fica afastado, mas volta a tempo de gravar este novo "Ryse of the Tyrant" e em boa hora o fez, pois a sua melodia faz realmente parte do som semi gótico e épico que por vezes conseguimos encontrar nos Arch Enemy.

Dead Eyes see no Future- Live








Fiquem então com o novo álbum da banda, Ryse of the Tyrant,
Keep Rockin´

Blood on Your Hands
The Last Enemy
I Will live again
In This Shallow grave
Revolution Begins
Rise of the Tyrant
The day you died
Intermezzo Liberte
Night falls fast
The great darkness
Vultures












Escolha da semana:

Here´s your future dos Thermals, porque o punk nunca morre




Página Inicial
Blogger ZePedro: ehehehe, das poucas bandas de Metal, que gosto de ouvir! Confesso que da primeira vez que ouvi, pensava que fosse um homem, nao a menina Saint!

Já agora, boa escolha, dos thermals! ;)


P.S.-> Agradecia que me adicionases no msn... 04/11/07, 08:29  

Blogger Lex: Gossow, és grande! :-D

Acho que não há ninguém que ouça Arch Enemy pela primeira vez e que diga que aquela é a voz - perdão, o vozeirão - de uma senhora. Salvo se já estiver informado disso, claro. Sei até de quem tivesse que ver um vídeo dela a cantar para ficar convencido.
Quando os ouvi pela primeira vez já sabia ao que ia, mas mesmo assim só tive uma reacção: "F(piii)-se! Quando for grande quero cantar como ela!"

Angela à parte, são uma banda de topo e estã osempre a minha playlist, embora não me tenha agradado tanto este "Rise of the Tyrant" como o "Doomsday Machine". Mas está lá na mesma. 04/11/07, 13:44  

Blogger Unknown: Tirando o I will live again e o The day you died, que são potenciais singles, é um álbum que só funciona por inteiro, ao ouvir-se todo percebe-se a qualidade do mesmo, mas concordo que esperava algo bem mais agressivo.

Mas é quase a mesma situação em que falava de Radiohead, quando a fasquia está elevada ao termo de comparação do Doomsday Machine, seria dificil não ficar um bocado àquem do esperado. Não é que seja mau, mas...

@Guitar Hero, já está. 04/11/07, 15:02  

Blogger Higuita: Gostava de vos enviar um email, a pedir informações, só que não encontro o vosso email em lado nenhum.
Higuita40@gmail.com
Abraço e continuem com o bom trabalho 04/11/07, 20:36  

Anonymous Anónimo: galaxiamusica@sapo.pt ;) 04/11/07, 22:36  

Blogger Higuita: Obrigado Sky ;)
Deixei um email. 05/11/07, 11:52  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter