Quando a música COLIDE com a política...
publicado por ZePedro

Boas, caros leitores. Sabem o que é que eu gosto mesmo enquanto “sub-género” musical? Música que desafia governos e a sociedade. Ena pá, tou a ver uns quantos olhos a arregalarem-se para o ecrã. Também gostam não é? Pois, e isso têm uma resposta…todo o ser humano têm uma pinga de revolução dentro dele, e sendo a música uma maneira de libertar emoções, haverá algo melhor que acordar aquele bichinho que há cá dentro? Ena pá, eu não sei se a vocês já vos aconteceu, mas eu quando era puto dava por mim a trautear temas que não eram próprios para a minha idade nem para as minhas escolhas políticas (que agora não vêm aqui ao caso) sem perceber nada do que aquilo dizia (é um pouco como aqueles putos dos dias de hoje que ouvem o dito cujo do 50 Cent, mas não apanham nem metade do que o homem para ali diz! xD).
Bem mas não pretendo estar para aqui com falinhas mansas acerca deste assunto, porque afinal, inúmeras bandas falaram dos problemas do mundo em que vivemos, mas apenas algumas se destacaram nesta forma tão peculiar de fazer música. Mas para mim, há três bandas que marcam nessa especialidade são elas: Sex Pistols, Rage Against The Machine e os Manowar. Vamos então à análise um pouco mais aprofundada:

Sex Pistols

Um caso delicado, pois falar em Sex Pistols, faz-nos pender um pouco sempre para o lado do Sid Vicious (não posso dizer mal do Sid, pois à um senhor aqui do blog, que pode levar isto a mal! xD cof jimmy cof). Eles eram uns autênticos punk rockers, quer na atitude quer na música. O Sid Vicious marca uma geração “negra da música”. Quando digo geração negra, refiro-me claro está aos vícios, se bem que estes sempre os ouve, desde os Led Zeppelin aos Tokio (BAH!) Hotel…mas isso é “um conto para outro dia”. Foi uma altura marcada por esta espécie de “suicídios, que” fez com que o terror de cada mãe fosse o filho tornar-se estrela de rock. Mas caramba estes tipos tinham “tomates”! Desde o nome do álbum, (sim refiro-me ao “Never Mind The Bollocks”) até a grande música que é “God Save the Queen” (esta então é um autêntico hino à liberdade de expressão!) ou mesmo ainda “Anarchy in the UK”. São versos como: “God save the queen cos tourists are money”, que dão aos Sex Pistols aquela essência magnífica como só eles sabem ter. Há ainda o pequeno incidente, em que os Pistols cantam o “Anarchy in the UK” em plena celebração da Rainha, e com o parlamento em plano de fundo, o que deu origem a um pequeno motim. DAMN! (sim, também vejo wrestling! ^^) estes tipos eram GRANDES!


Rage Against The Machine

Bem, eu devo de ser um dos maiores fãs destes tipos, muito por culpa do Tom Morello, mas também pela irreverência que os qualifica. Desde concertos nus, até invadirem concertos de outras bandas de relevo ou ate mesmo por motins organizados em praça pública. A frase que eles consideravam máxima de vida era: “Temos um Presidente para deitar abaixo”! Bem, diga-se de passagem que eles levavam esse lema mesmo a sério!
Censura, motins, revolução, luta, fãs loucos e qualidade musical. Esta é a receita do poder e do sucesso dos RAGE. Em palco eram totalmente loucos, fora dele nem se fala.
Todos os seus temas são uma critica a alguma coisa, e por vezes demonstrando um pouco a estupidez humana para certos aspectos. O que é certo é que tinham uma legião de fãs de proporções épicas.
“Killing in the name of” e “Renegades of Funk”, bem como todas as outras, parecem que acordam ca dentro de nos alguma coisa, é uma sensação inexplicável! E já agora, eles estão de volta, e com a mesma frase na cabeça…será que o governo resiste?


Manowar

Todos os concertos têm que ter obrigatoriamente uma ambulância. Pois a loucura dos fãs por esta banda é totalmente inexplicável! Levam mesmo as letras das músicas a sério, e o pior é que o som desta banda é um Metal tão cativante que as letras ficam-nos na cabeça, durante muito tempo. Desde capas de CD’s provocadoras, até letras que incitam à violência, os Manowar são “completely insane!” Estou a falar a sério. Em termos musicais são uma banda excelente, tendo como principal arma, o seu vocalista, que têm uma das vozes mais cativantes que conheço! Depois há ainda um grande baterista, que dá SHOW em todas as músicas, bem como os guitarritas. As músicas dos Manowar, são também famosas pelas pausas vindas do nada nas suas músicas. É ouvir para querer. Temos a imponente “Warriors of the World United” com umas lyrics fantásticas e a “Battle Hymn” em que o instrumental não dá a mínima hipótese. Bem, que mais dizer de Manowar? Oiçam e tirem conclusões...



Página Inicial
Blogger Lex: Da maneira que eu vejo Manowar... pá, não têm nada a ver com política. Os gajos só querem saber de três coisas: Metal, mulheres e cerveja. :-D Mesmo ao bom estilo do Heavy Metal old-school, como só eles sabem (ainda) fazer.

Mas com Sex Pistols e RATM concordo plenamente. SP então parece que nasceram para contestar a política vigente. 25/11/07, 13:14  

Anonymous Anónimo: A uma banda politica que vejo ai sao os ratm. Toda a gente sabe que os sex pistols foram um golpe de markting muito bem feito. Os manowar é cerveja e gaijas haha 25/11/07, 15:41  

Blogger Talionis: Bem, no caso de Sex Pistols e RATM, não podia concordar mais. No caso dos RATM então, diria que foram criados especificamente para essa finalidade.

Mas com Manowar nunca. Não sei ao certo há quanto tempo os acompanhas, o quanto conheces da sua carreira e dos seus "bastidores", mas acho que com política a relação é completamente inexistente.

Têm uma temática muito forte, e sobretudo muito própria. As ambulâncias em cada concerto, bem... não sei ao certo o que queres dizer com isso, mas os concertos de Manowar são bem menos violentos do que os de muitas outras bandas, e volto a dizer, sem qualquer peso político. Não são eventos violentos sequer - basta lembrar o episódio em que um fan ficou ferido e a banda interrompeu o concerto até que ele fosse assistido. Foi um acidente, que foi resolvido com a cooperação de todos, banda e fans.

Trata-se de uma irmandade, uma família, os "brothers of metal". Nada de mensagens políticas ou lutas contra o sistema, sobretudo se entendido numa vertente de ideologias e correntes, ou poderes estabelecidos.

Como disse a Lex, o lema de Manowar é "born to rock, drink and fuck", acompanhado de "fuck the world, hail and kill". Mais nada. 25/11/07, 23:17  

Anonymous Anónimo: RATM e Sex Pistols marcaram a sua época entre música e política, cada um à sua maneira.

Manowar é que de político não tem nada, mas que fazem concertos do camandro lá isso dão :D 04/12/07, 15:36  

Blogger Rodolfo 'Rena' Duarte: RATM é sem dúvida uma banda politicamente orientada. Quanto aos Sex Pistols já não sei se o envolvimento politico será assim tão demarcado, era mais "God save the Queen.....lá lá ESTOU-ME A CAGAR PARA ISTO TUDO, E QUE SE F..A!"

Manowar <> Politica!

Uma banda com algum relevo politico liricamente são sem dúvida os System of A Down!

Abraço 05/12/07, 11:08  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter