U'll think I'm insane - Espelho das gerações
publicado por Higuita

Moro numa cidade pequena de seu nome Braga.
Passo pela Universidade do Minho e deparo-me várias vezes com uma geração que chego mesmo a chamar de ‘Morangada’. Toda a gente com um casaco da LRG, roupas idênticas como se fossem robots, vivendo um taboo que se chama sociedade.
Não me irei pronunciar quanto à sociedade! Talvez muito lhe foi chamado e tudo foi aceite, embora as acções não correspondem à crítica.
Mas há quem o faça! Negativa ou positivamente, dependendo dos pontos de vista.
Há algumas pessoas que ao se depararem com essa geração Morangada que se revoltam e tentam se convencer a si mesmo que não pode ser assim.
Pensam que Rihanna é lixo, detestam os 4taste e até davam um tiro ao Kannye West! Em contrapartida refugiam-se num campo chamado EMO.
E é aí que relaciono tudo isto com música e com a minha indignação, é claro.
Fartos de ver as cores coloridas a fazer efeito de ouro no cabelo das raparigas, optam por uma atitude mais dark, derivando ou NÃO de problemas, fugindo de todo aos padrões que a adolescência nos impõe.
Será isto correcto, ou digno de ser chamado de atitude moralista?
Não.
Quando há revolta pura as pessoas drogam-se e vão a todos os festivais de Verão com o dinheiro que ganharam a arrumar carros.
Quando há revolta estúpida surge os EMO’s.
Eu talvez compreenda os seus problemas... Não compreendo é aqueles cortes no pulso por causa da mãe e passando um dia pedem dinheiro para umas sapatilhas topo de moda.
Sim, há uma diferença nos estilos de vido que têm alguma coisa a ver... Talvez as condições sejam mesmo de extremos.
Ah! (EMO’s)Também se individualizam por ouvirem música alternativa.
Se a uns anos para trás ouvir My Chemical Romance ou Funeral for a Friend era algo de bom, agora tornou-se algo de muito mau.
E as coisas estão a mudar... Porque a geração que vai dar dinheiro ao meu pai para ir às compras vê o Gerard Way vestido com um gay e gosta!
E se calhar não seja mania...
As correntes, os eyeliners, as roupas pretas de marca e os x-actos até podem ser uma marca deles! Mas ainda mais importante que isso é a associação que o movimento EMO proporciona com a música... Talvez o pop esteja a ser ultrapassado...
Para dar lugar ao Punk-Rock nos ouvidos dos adolescentes... Mas são essas as música que vão tocar nas rádios daqui a uns anos e fazer concerto no Rock in Rio 2022 em que enche todo o estádio. (Eu sei que foi indirecta para os Bon Jovi)
Hoje vivemos uma era consumista... Em que a música já não é exigente para ninguém, onde o mais importante é que seja fácil de ouvir.
Posso fugir a era consumista... Mas nós não podemos.
E a música daqui a uns anos será reflectida pela era consumista em que vivemos.
E não são esses que quero ver no Rock In Rio...
Por isso é que sempre que passo na rua por um EMO lhe digo: Olha para o espelho que os Dire Straits transmitem.



Página Inicial
Blogger Frankie McMurphy: Pá, pessoalmente não tenho nada contra EMOs porque conheço alguns e eles simplesmente não correspondem á descrição que deles fazes, estás a referenciar um pequeno mas cada vez mais crescente grupo de pessoas a quem não se deve chamar EMO mas Idiotas...Sabem lá eles o que é EMO, ah e tal tem a ver com Emotional...Sabem Emo stands for Emotional Punk, sim, porque os EMO nasceram do seio do punk e de toda a sua rebeldia, para mim um EMO não é aquele que se corta ou anda na moda, é um punk mas mais moderado, sim o eyeliner de facto torna-se uma imagem de marca, mas não vejo mal nenhum nisso :P

Tenho amigos EMOS que usam as suas risquinhas, o seu eyeliner, a sua 'franjinha' mas em termos mentais são pessoas normais como eu ou tu(bem eu não sou bem normal porque tenho os meus momentos de loucura, mas refiro-me em termos de racionalidade ;) )

Já agora, falar de EMO e referênciar DS é mais ou menos como Falar de Comida e referênciar álcool :P

Sim, os Dire Straits são sem dúvida aquela banda de que qualquer individuo à face da Terra devia idolatrar, mas para um EMO-Poser se fazer gente são precisas 2 coisas:

1-Inteligência
2-Boas referências do movimento punk como Ramones, Sex Pistols, NOFX, The Clash, Bad Religion, etc.

Duma forma geral gostei do teu post ;)

Espero não vir a ser mal interpretado ;)

Peace

Jimmy 17/11/07, 03:59  

Blogger Unknown: Sim Jimmy, tu és um EMO, já tinhamos percebido ;P

Gostei Higuita, so te esqueceste da escolha da semana, mas provavelmente não te informaram... 17/11/07, 05:48  

Blogger Lex: Estou um bocado como o Jimmy: acho que o conceito de Emo não se pode simplesmente equiparar à estupidez... Pá, mas para mim é difícil definir o que é Emo, já ando há que tempos a tentar descobrir, a perguntar a muita gente, e ainda não cheguei a uma resposta satisfatória para o que vejo nas ruas. Mas lembro-me que as primeiras vezes que ouvi falar de Emo foi precisamente ligado à música, e não a atitudes ou a modos de vestir. Depois é que a coisa descarrilou. Nem fazia ideia que os Emos se batiam contra os Morangos. Sempre a aprender. :-D

Em jeito de brincadeira, costumo dizer que os emos são gogós (góticos destes novos, pós-anos 80)sem coragem: enquantos os gogós se matam cortando os pulsos ou bebendo veneno, os emos ficam a chorar num canto porque não têm coragem para fazer isso.

Pá... tribos. Manias de uma fase da vida, como tantas outras. Há-de passar, e que venha a próxima.

Bom post para discussão. ;-) 17/11/07, 09:09  

Anonymous Anónimo: A história dos EMO é algo que me faz confusão... Dos que eu conheço nenhum tem razão palpável para o ser (já vi EMOs que só o são para engatar uma rapariga que os acha "fofos") e acho que as bandas favoritas deles costumam ser um lixo musical, com a agravante que o resto é m****, como os que eu conheço...

Já a maneira de se vestirem não é mais que a mistura de pseudo-góticos, punk-rockers modernos e pop-metal, ou seja, querem ser o intermédio de todos os estilos para se sentirem bem em todas as ocasiões. Pelo menos os de Famalicom... 17/11/07, 11:27  

Blogger Higuita: Claro que não és mal interpretado!
Longe de mim de tal coisa...
O que eu quis dizer foi que o movimento chamado de Poser, está-se a apoderar do conceito de EMO.
Deixando as raízes de EMO verdadeiras, ligadas como tu bem disseste, a um Punk mais moderado, cada vez mais de lado.
O que fiz, foi uma especie de crítica aos morangos, porque estão a fazer uma geração adolescente um bocado estúpida, e neste caso, os EMO-Posers são um caso delas.
E quando me dizes que os Punks, com risquinhas e os eyeliners, são punks mais normais, discordo completamente!
Talvez pelo meu ódio relativamente a bandas do género de My Chemical Romance ou Bedwetters, mas de facto detesto aqueles que dão de comer a quem se intitula de grandes rockers e só sabem fazer cenas em palco.

Também espero não ser mal interpretado ;) 17/11/07, 14:20  

Blogger Higuita: Ah!
� claro Didi T...
Talvez te enquadras mais no meu conceito de EMO...
EMO's portugueses como poderiam ser... S�o s� esses aqueles com eu tenho opini�o concreta, porque o que eu ou�o de l� de fora n�o me d� certeza de nada. 17/11/07, 14:26  

Blogger Frankie McMurphy: "E quando me dizes que os Punks, com risquinhas e os eyeliners, são punks mais normais, discordo completamente!"

Higuita eu não disse isso :P

Eu disse e passo a citar:

"Tenho amigos Emos que usam as suas risquinhas, o seu eyeliner, a sua 'franjinha' mas em termos mentais são pessoas normais como eu ou tu"

No entanto o que disseste também podia ter saído da minha boca, como alguém disse :" Punk, more than a Style, a Mentality"

Para mim para se ser punk não é preciso 'vestir' a rigor obrigatóriamente, o que interessa é se o que 'corre por dentro' é o desejo de mudar as coisas como elas estão hoje em dia ou não entre outras coisas. Por mim, se tiver esta 'caracteristica' até se pode vestir com calças de ganga e uma camisola verde alfacinha(embora não deva x) )

Mark3r...Deixaste-me triste, vou chorar :( Há certas coisas que não devem ser ditas...

J/K

xD 17/11/07, 16:58  

Blogger Higuita: Peço desculpa Jimmy.
Como tu disseste o que conta a mentalidade e a rigorosidade ao escolher... Mais precisamente na música ;) 18/11/07, 02:14  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter