Am I just paranoid? Parte I
publicado por Frankie McMurphy

Maybe dizem vocês x)

Bem para a maioria este tema parece que vai dar origem a uma divagação ético-moral mas não, ainda não será esta semana que terão o prazer(ou o horror) de ver as minhas capacidades argumentativas :P

O verso em questão faz parte desta música:




E agora é o momento de: 'Mas que *******, agora este ***** da **** anda a ouvir estes pseudo-punks?'

E a resposta é Não, O Jimmy ouve estes Punks, sim, porque considero Green Day tão Punk como Ramones ou Sex Pistols e, ei, SILÊNCIO!, antes que me chamem nomes cada vez mais 'originais' peço-vos que me dêem o beneficio da dúvida e no fim depois se quiserem desancam-me à vontade.

Mas primeiro quero dar a conhecer um pouco mais o trabalho da banda, vou tentar 'dividir' a carreira do grupo por fases e 'ilustrar' cada um com 1 ou 2 músicas.

Ora bem de forma sintética podemos dividir a carreira da banda em 4 períodos:

-Os primeiros anos e o impacto da banda
-A época da Paranóia pelo grupo
-A época do 'esquecimento'
-O renovar do interesse público.


1-The Early Years (1987–1993)




Este são os primeiros anos da banda que têm um guitarrista e um baixista(não é preciso dizer quem são, são os mesmos até aos dias de hoje) ambos com 14 anos, a banda nesta altura dá pelo nome de Sweet Children (só mais tarde seria mudado para Green Day). A banda começa a carreira a tocar em pequenos bares até que Larry Livermore da Lookout! vê o jovem grupo e não precisa de mais provas, estavamos no ano de 1989 quando é lançado o Ep 1000 Hours que anuncia o que 'aí vem'. È nesta altura que a banda muda o nome para Green Day, alegadamente devido à sua, digamos, pancada por Marijuana. Há que mencionar que esta foi a época dos EP/LP, talvez devido á pouca divulgação da banda a Lookout! não se quisesse arriscar demais. Seguiram-se 39/Smooth, Slappy e Sweet Children que mais tarde vêm a ser compilados no 1,039/Smoothed Out Slappy Hours. Nesta altura define-se definitivamente o alinhamento da banda quando John Kiffmeyer a.k.a Al Sobrante abandona a banda para se dedicar aos estudos. Para o seu lugar chega o grande Frank Edwin Wright III, erm, então mas...não conhecem? Então mas é um grande baterista...Enfim só tenho 2 palavras, Tré Cool!

O fim desta época dá-se com o Lançamento do álbum Kerplunk que vendeu 50.000 cópias o que para uma banda da 'cena Punk' é um registo bastante positivo, ainda para mais se contarmos que não tinham a divulgação que muitas bandas têm hoje...

Ora bem, nesta altura foram criadas algumas das músicas que fazem história nesta banda, sendo algumas delas:

Knowledge, que mesmo sendo uma música da banda de Ska-Core Operation Ivy tornou-se uma música 'típica' da banda, geralmente durante esta música a banda chamava alguém para subir a palco para tocar instrumentos. Podem comprová-lo aqui:


Há aqui uma parte em que me parti a rir quando o Billie espeta um beijo no pobre coitado que vai ao palco xD Mas digo-vos, o tipo que tocou dava-lhe bem!

Já agora:

Como podem ver, para aí 15 anos depois a pancada continua a mesma, de resto isto é algo que sempre me agradou nos GD, a constante interacção entre eles e o público nos concertos.

Para quem quer ouvir o original 'na perfeição':



Desta época ainda há a memorável(para os fans) Paper Lanterns, deixo esta versão do Woodstock '94. Reparem só na batalha de lama que há em paralelo x)




Disappearing Boy:



Como, bónus, deixo esta cover da 'My Generation' dos The Who:


2-Paranoia's Running Wild(1994–1996)

Com o lançamento de Kerplunk a banda estava lançada, pelo que, como é lógico outras discográficas correram para conseguir a banda, esta rescindiu de forma amigável com a Lookout! e assinou com a Reprise Records após terem captado a atenção de Rob Cavallo. É nesta altura que muitos fans punk da banda os acusam de vendidos e começa-se a denotar um 'mau estar' entre a banda e os grandes seguidores do punk.

É por volta desta altura também que se dá o lançamento de Dookie que, a meu ver, é simplesmente o melhor CD da banda, digam o que disserem nada me muda a opinião, talvez o seja por ter sido o primeiro CD que tive deles, talvez, mas não me interessa, gosto e pronto.

Dookie teve o seu lançamento em Fevereiro de 94(um ano depois lá ia eu comprar o CD, sim, ouço Green Day há 12 anos ^^) e tornou-se num sucesso estrondoso, claro que para isto contou com a preciosa ajuda da MTV que passou vezes sem conta os video clips de 'Longview', 'Basket Case' e 'When I come Around'(que para mim tem aquela que é das melhores introduções de sempre!). Todos estes video clips ocuparam o Top 1 do Rank da MTV(em alturas diferentes claro). Dão-se as participações da banda no Woodstock '94 e no festival Lollapalooza. Merece referência a infame luta de lama que a banda começa mal entra em palco, parecia uma autêntica batalha campal...


Eis aquilo a que eu chamo 'Mudstock!'


Houve de tudo, até Mike Dirnt foi agredido pois foi confundido com um segurança que pensou que este fosse um fan que havia invadido o palco, resultado, murro em cheio e lá se foram uns quantos dentes do pobre Mike. Logicamente, participando num festival como Woodstock e tendo causado tal estado de sítio a divulgação da banda recebera um enorme impulso, de facto o álbum Dookie atingiu o Disco de Diamante, e sim, tal coisa existe, mas só para CD's que atingiram os 10 milhões de cópias vendidas(o que é muito mas mesmo muito CD, era como se cada habitante de Portugal tivesse uma cópia do Dookie)

Em 1995 dava-se o primeiro passo para aquele que seria o primeiro álbum da banda com o lançamento do single 'J.A.R.' que foi direitinho para o primeiro lugar da tabela do Billboard Modern Rock Tracks. O single foi sucedido pelo álbum Insomniac que foi lançado por volta do Outono. Insomniac era um CD bastante mais sombrio e 'escuro' comparativamente ao 'melódico' Dookie.

Com o lançamento do Insomniac deu-se origem a uma onde de criticismo mais ou menos 'agressivo', foi avaliado com 4 em 5 estrelas pela Rolling Stone que mencionava
"In punk, the good stuff actually unfolds and gains meaning as you listen without sacrificing any of its electric, haywire immediacy. And Green Day are as good as this stuff gets."

O álbum usou para capa um quadro de Winston Smith denominado 'God Told Me to Skin You Alive' que a meu ver é dos melhores quadros que alguma vez vi, interessados:


Há que ter uma coisa em atenção, Insomniac pode não ter sido tão bem sucedido como Dookie mas o facto é que no seu alinhamento conta com grandes temas como por exemplo:

"Geek Stink Breath", "Brain Stew/Jaded", "Walking Contradiction" ou "Stuck With Me". Para os mais curiosos, existe neste álbum uma faixa intitulada '86' que é uma referência ao Gilman Street Club por este não os deixar entrar após o lançamento do Dookie, alegando que a banda se tinha tornado muito comercial(não me vou pronunciar...). Apesar de não ter tido o mesmo sucesso do seu antecessor ainda vendeu cerca de 7 milhões de cópias por todo o mundo. E o facto é que ganhou vários prémios à banda como o de melhor artistas nos American Music Awards de 1996 para não falar do grammy que "Walking Contradition" garantiu pelo seu videoclip(realmente genial, deu-me uns bons minutos de riso)

Quando tudo parecia correr ás mil maravilhas o impensável, a banda cancela uma digressão pela Europa alegando uma enorme exaustão. Acaba assim aquele que foi talvez o período mais 'produtivo' de Green Day.

Ora bem, altura do 'banho musical', nestes 2 anos apareceram músicas que fizeram história à semelhança do que tinha acontecido antes, são elas:


Welcome to Paradise:



Woodstock 94, o resto já vocês sabem ;)

Longview:


Basket Case-Video logo no ínicio do tópico(só para o caso de não terem reparado x) )

She:

Adoro simplesmente a palermice que ele faz ao ínicio!


Sassafras Roots:


Peço desculpa pelo video mas não achei nada melhor


A rapariga que é mencionada nestas 2 últimas músicas é uma ex-namorada de Billie Joe.

When I Come Around:

Gostem ou não, para mim o inicio do riff é algo de genial, just love it! Já agora, quando a música acaba não percam a palermice ao bom estilo de 'The Who'


De Dookie ainda, 'menção honrosa' para Eminius Sleepus, uma faixa composta por Dirnt que mostra que também sabe 'rockar':




Coming Clean
:


In the End:



Stuck With Me
:



Geek Stink Breath:


86:


Brain Stew/Jaded:


And Last but not the Least:

Walking Contradiction:


Bem e por hoje já chega, já têm aqui material para se entreterem por umas boas horas, visto que estamos a praticamente a meio da 'demanda' acabamos por aqui. É certo que podia colocar tudo junto mas não havia qualquer interesse nisso, vocês fartavam-se a meio e eu tinha tido o trabalho de certa forma em vão.

Até daqui a uns dias, quem sabe se não será amanhã, com a vontade com que ando para fazer qualquer coisa nunca se sabe :P

Só tenho ainda mais a dizer que espero que se divirtam tanto a ler e a ouvir/ver os vídeos como eu me tenho divertido a fazer esta crónica, para alguém que ouve Green Day à praticamente 12 anos cada música tem um significado concreto e lembra-nos de algo que há muito esquecemos...

Abraço

Jimmy



Página Inicial
Blogger Lex: Green Day lembram-me a minha Queima das Fitas de 97, a última no Palácio de Cristal... Bons tempos. :-) *nostalgia*

Green Day têm um mal enorme: as rádios gostaram demasiado deles, e então bombardeiam os ouvintes constantemente com as MESMAS músicas. Isso faz com que eu ganhe alguma aversão à banda, só por si, ainda que a culpa não seja dela. É instintivo, não há volta a dar-lhe. Algumas boas músicas já se perderam por culpa do airplay nas rádios...

Bom texto. ;-) 12/12/07, 09:02  

Blogger Higuita: Eu não consigo criticar.
Já tinha pensado num artigo a escrever sobre os Green Day.

Em opinião próprio, nem os Sex Pistols, ou mesmo os Ramones chegam aos calcanhares dos Green Day.

São a melhor banda que alguma vez existiu a nível de punk... Para argumentar, basta remetermo-nos a décad de 90.

E para além do Punk atingo, eles fazem um CD de reflexão.
Comercial? Não... Fase terminal de uma grande banda.

(http://br.youtube.com/watch?v=FFGHHqz_CNA . Ao par da She está é a minha música favorita.)

Gostei (Já descobri o name... MY NAME IS ST. JIMMY) 12/12/07, 23:18  

Blogger Higuita: descobri o nick* 12/12/07, 23:19  

Blogger Aza Delta: Green Day é diferente de Sex Pistols e de Ramones. Green Day é punk pop, e as outtras duas sao punk rock.

Acho que eles eram uma boa banda, antes de se terem vendido completamente à cultura MTV.

bom post st. jimmy, abraço. 13/12/07, 16:15  

Blogger Unknown: Para mim as duas melhores bandas Punk da actalidade são The walls of Jericho e The Termals, tal como diz o Aza Delta, são punck rock, Green Day, é uma excelente banda, mas colocar os gajos ao nivel de Sex Pistols ou Ramones é surreal.

Green Day é Punk Pop... 14/12/07, 01:24  

Blogger Lex: Não que Sex Pistols estejam no topo das minhas preferências, mas acho que estão num patamar bem acima dos Green Day, à vontadinha. Se não pela música que fizeram, pelo menos pelo abanão que causaram na sociedade da época.
Não vou pelos rótulos, mas consigo ver a diferença. E Ramones igualmente: outra época, outro impacto. Não dá para comparar. 14/12/07, 09:11  

Blogger Higuita: Sem ofensa MArk3r, mas estás a intitular os Walls of Jericho como Punk?
Gostava que te defendas de tal pergunta... 17/12/07, 23:01  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter