... and Metal for All: Feliz Metal
publicado por Lex

Por estes dias não se consegue deixar de ouvir uma banda sonora muito característica em todo o lado. Vai-se na rua, "Jingle Bells"; entra-se numa loja, "Silent Night"; pára-se para almoçar, "Rudolph the Red Nose Raindeer". Tudo invariavelmente em inglês, mas nem sei se prefiro assim do que ter o coro de Santo Amaro de Oeiras a cantar "A tooo-dos um bom Na-tAAAAaaal" ano após ano.
Nas montras das nossas lojas de música favoritas há CD's de Natal, quase todos com um/a fulano/a de aspecto duvidoso e antigo na capa. O alinhamento de músicas nunca varia muito, e o som delas também não. O pior é que por mais que tentemos fugir-lhes, não conseguimos. Se calhar alguns de vocês que me lêem até terão que aguentar uma ceia natalícia ao som de um desses álbuns.

Pois está na altura de acabar com esta verdadeira ditadura dos temas que não mudaram um centímetro desde os anos dourados dos musicais de Hollywood. Chega de Pat Boone, Tony Bennett ou Bing Crosby. Ou pior ainda, Celine Dion. Brrrr.
Trago-vos hoje uma possível salvação. Porque nem só com sininhos e harpas se podem cantar músicas de Natal, e porque tem (quase) sempre piada ouvir uma interpretação diferente - e mais interessante, já agora - de canções que conhecemos desde a nossa infância, apresento-vos "A Brutal Christmas - the Season in Chaos".

Pass: galaxiamusica.blogspot.com

Em 2002 a Sounds of the Dead Records teve a brilhante ideia de juntar num álbum várias bandas de géneros diferentes de Metal para interpretarem algumas das músicas de Natal mais conhecidas. O resultado é uma mostra de death, black, thrash, progressivo, e mais. As bandas não serão das mais conhecidas do grande público, mas na sua maioria apresentam-se aqui com prestações bastante boas. Mas o maior interesse deste álbum está sobretudo na lufada de ar fresco (ou seria mais apropriado dizer 'pútrido'?) que traz a esta quadra, coisa que eu, pessoalmente, aprecio e agradeço. Foi por andar atrás de algo diferente para ouvir que dei com isto, aliás.

Vamos ao alinhamento:


1. Archer - "Angels We Have Heard On High"
2. Kekal -
"God Rest Ye Merry Gentlemen"
3. Royal Anguish -
"Mary Did You Know?"
4. Frank's Enemy -
"Coventry Carol"
5. Frost Like Ashes -
"Let All Mortal Flesh Keep Silence"
6. Tortured Conscience -
"The Little Drummer Boy"
7. Hearken -
"O Come All Ye Faithful"
8. Death Requisite -
"Child Messiah"
9. EverSINcEve -
"O Holy Night"
10. Faithbomb - "God Rest Ye Merry Gentlemen"
11. Pure Defiance -
"Joy To The World"

Tudo começa em beleza com o thrash dos Archer, iniciado por uma guitarrazinha soft seguida então de uma boa malha para quem gosta de vozes limpas. Nunca os autores medievais desta "In Excelsis Deo" (o seu nome original, sem anglicanismos) a teriam imaginado assim.

Vieram também os Kekal da Indonésia para distorcer uma música já enraizada nas tradições natalícias ocidentais. Não faço ideia se esta canção tem a mesma popularidade para aqueles lados, mas o certo é que eles a enegreceram significativamente com o seu black Metal e guturais entrelaçados com vozes quase de coro.

Os Royal Anguish, da Florida, criaram um ambiente meio dark, meio goth para a "Mary Did You Know?". Esta é a música indicada para os que preferem o dito goth Metal, com teclados a gosto e uma voz muito semelhante à de Ville Valo (dos H.I.M.). Mas apesar disso não está desagradável.

"Coventry Carol", pelos Frank's Enemy. Ora aqui está algo... estranho. A música começa com uma voz feminina muito angelical... e continua com uma voz feminina muito angelical. Depois tudo explode com uns guturais completamente rasgados e uma bateria frenética, para terminar abrupta e exactamente com havia começado: com a voz feminina angelical. Demasiado conceptual para o meu gosto, mas quem sabe se não poderá cair no goto de alguém? O Frank deve ser um bom tipo, para ter um inimigo assim.

Death do puro e do duro é o que podem esperar dos Frost Like Ashes e da faixa que lhes tocou na rifa. É dos riffs que mais me ficaram a martelar na cabeça, e é bem capaz de persistir na memória para além do Ano Novo. Boa execução técnica e domínio.

Mas por muito bom que o tema dos Frost Like Ashes seja, o "The Little Drummer Boy" dos Tortured Conscience está ainda melhor. Para mim a melhor faixa de toda a colectânea. A música original continua reconhecível, e pela primeira vez tive vontade de cantarolar com ela. Um rapazinho do tambor a tocar um "ba-rram-pam-pam-pam!" tão rosnado como este é algo que ninguém devia morrer sem ouvir.
Tortured Conscience - um nome a reter para futuras investigações.

Pelo meio temos mais faixas não sem o seu interesse, mas medianas quando comparadas com estas que acabo de referir. A lista termina com uns Pure Defiance mais a puxar para o nu-Metal do que outra coisa. Ficam os links para informações sobre as restantes bandas: Hearken, EverSINcEve e Faithbomb, que nos atiram uma versão bastante Korn'izada de um tema que já conta com outra versão neste mesmo álbum. Ficamos sem saber se não havia mais músicas de Natal diferentes que pudessem interpretar.

Sem ser uma obra-prima e sem garantia de que sobreviva a esta quadra festiva, fica a sugestão para a banda sonora da vossa consoada. Não há arroz doce ou rabanada que não caia ainda melhor com um som destes. Bom proveito.


Escolha da semana:


Uma das músicas mais interessantes da cena electrónica, que conta por sua vez com um dos melhores vídeos de sempre. Fatboy Slim, com "Weapon of Choice". Grande, grande Christopher Walken.




E votos de um Feliz Metal para todos.

\m/

Etiquetas: ,




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Metallica perto do rock in rio 2008, ja sabiam disso? :D 22/12/07, 07:41  

Blogger Higuita: Feliz metal ;) 22/12/07, 10:37  

Anonymous Anónimo: Um feliz metal para ti também ;) 23/12/07, 03:23  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter