Mark3r nos Timpanos- A mim os Góticos
publicado por Anónimo

Peço desde já desculpa a Lex por me intrometer no seu dia, mas este post esteve em construção durante algum tempo e também significa uma certa mudança neste blog, além disso publicada no mesmo dia que o "And Metal for all..." dá ao público menos chance de apanhar seca ;D

Foi muito, mas mesmo muito pensado o titulo deste post, para não ser discriminatório, para tentar não defraudar ninguém, enfim, para agradar a gregos e troianos, a conlusão é simples, isso é impossivel, como tal este é o titulo e quem se identificar com este post, vai perceber, quem não tirar nada daqui, ao menos percebe o ponto de vista, não há como perder, fica-se sempre bem na fotografia.

Para começar, o tipo de música que esta prosa vai abordar, não é de fácil audição, por isso se és uma pessoa que procura algo fácil, não te interessa a origem de certos estilos, muito menos queres música secante, deixo um primeiro MP3, garantindo que esta é a música de mais fácil audição de todo este post, se não gostares disto, se isto não te diz nada, este é o tempo em que mudas de blog, página, sei lá o que queiras fazer, por outro lado, se não conhecias, ficaste de certa forma imbuído na onda e se calhar até não te importavas de ler e ouvir mais sobre isto, vamos embora, o "Tio Marker" vai levar a malta por caminhos raramente trilhados.



Sim, conhecem todos esta canção, está no anúncio do perfume, eis como estragar uma obra prima, mas é como disse, se não gostam disto, a partir daqui só entra por caminho mais introspectivo ainda, altura de pensar no que aí vem, enquanto pensam, tomem lá gótico a sério (com dedicatória a Lex, que no outro dia falava no cantar em Bretão, "francês arcaico" no post dos Corvus Corvax), isto meus caros, é Denez Prigent e Lisa Gerrard, numa canção chamada, Gortoz a Ran (Tradução mais possivel é mesmo, Eu Espero, ou Eu estarei à espera).



Mas afinal porquê esta conversa toda e ainda os temas esquisitos?
Nada mais simples, nos últimos tempos tenho assistido por demais e essa discussão dos Goticos, Metal-Goticos, Emos e companhia, a mim o assunto toca-me...

Vamos lá a uma data em que alguns de vocês nem nascidos eram, 1986, estou no 10º ano, toda a gente ouve aquilo que dá na rádio, ou as bandas da época, U2 (era o inicio), Xutos, Scorpions, Iron Maiden, AC/DC (Anti Christ/Devil Child, para os que pensam que é corrente alterna/corrente continua), Duran Duran, Depeche Mode, Bryan Adams, mais outros que nem vale a pena lembrar.

Se eu não ouvia nenhuma das bandas referidas atrás? Meus caros, tirando Bryan Adams, ouvia aquilo tudo ( e mesmo assim nas festas da escola, tinha que apanhar com o cromo), no entanto e perante os meus colegas, em relação ao que música diz respeito, diziam-me que eu era da "outra onda", não havia sequer termo para gótico ainda, não, não pensem que pintava os olhos com o Eyeliner, que me vestia todo de preto, que tinha tendências suicidas (isso é um caso a rever), que era interessado por bruxas, vampirismo, ou seja lá que merdas dessas agora aí andam, no fim vão perceber, tomem lá mais uma música, isto é Dead Can Dance, a vocalista já ouviram acima, chama-se Lisa Gerrard e é só considerada uma das melhores vozes do planeta, a conversa continua a seguir:


Ainda aqui estão? ainda continuam a ler? Sim, eu lá em cima disse para abandonarem os que não curtissem, ou os que não tivessem pachorra, os fãs, esses sim, eu já sabia que por esta altura, estariam a devorar, por isso, louve-se a imodéstia do escriba e vamos continuar.

Gótico,

... disse-me em meados de 90 uma miúda lindissima, num bar/disco de Lisboa, que já nem sei se existe, chamado Jukebox, eu já era mais velho que quase a população toda dali e só via gajos vestidos com capas pretas e raparigas com vestidos vitorianos, corpetes (estes de preferência vermelhos), tinham quase todos base branca maquilhada na cara e elas em bom número, apresentavam fascinantes desenhos a sair das pálpebras com o eyeliner, alguns deles também, mas isso achei patético.
Gótico disse-me ela, porque eu tinha acabado de lhe revelar o meu tipo de música, estou dentro de um bar onde todos parecem vampiros, mas tenho um fato do Tenente vestido, uma gravata Pierre Cardin e sapatos da Brooks, ou seja, não há nada que me safe ali... Má a conversa?
Tomem mais gótico:



A senhora que está a cantar chama-se Elisabeth Frasier, considerada a melhor voz do Mundo, não estou a exagerar, "googlem", eu não tenho nada a provar, muito menos ela.
Ouviram-na lá em cima no "Song to the Siren" (sim, este post é elaborado), aqui apresenta-se a cantar em nome de um projecto chamado This Mortal Coil, prometo que farei um post sobre a 4AD e explicarei (dar mais seca ao pessoal) tudo sobre o que foi e é This Mortal Coil, para este post, só me interessa mesmo que o nome da banda desta rapariga, é Cocteau Twins e junto com Dead can Dance, não há mais gótico que o que vou dando... Vi esta banda algures no fim de 90, excelente o convivio, no fim do concerto conseguimos (eu e outro) ir aos bastidores, só para pedir autografos, mas o facto é que acabámos a noite a beber copos com a banda toda no bairro alto, mas autógrafo, não tenho...
Tomem mais música marada, Dead can Dance agora, vocês merecem... (Ah, aquela canção do fim do filme "O Gladidador" é cantada pela Lisa, sim, antes que perguntem)


Portanto, ela colocou-me um rótulo naquela noite, a miúda de ar pálido, cabelos negros de cor corvo, botas "Armadillo", luvas de rede pretas, baton vermelho carregadissimo, mas era a expressão, a soma das partes de todo o seu rosto, qual aparição, num dia que se pretende perfeito...


Portanto, ela percebeu desde logo que isto é um estado de espirito, passem as modas que passarem, eu já vi Disco, Punk, metálico, New Wave, Indie, Gótico, Gun´s (não duvidem que é um estilo), grunge, New Metal e agora EMO...
Pá, antes de continuar, bora ouvir algo marado outra vez?
Isto já ouviram se forem pessoas como deve ser (hehe) no filme Requiem for a Dream, não conheces, não viste? Patético, em português chama-se "a vida não é um sonho", é o meu filme preferido de sempre, tal como a primeira canção que postei é a minha canção preferida de sempre, ainda que seja uma "cover" (O original é de Tim Buckley, pai do falecido Jeff Buckley), sim, este post está mesmo encadeado, para quem está a ler desde o principio, existem estes "plots", só pela atenção que me deram.
A música chama-se Lux Aeterna, aqui deixo um remix da versão de Clint Mansell, mas por Kronos Quartet também é muito bom, para os que não viram Requiem for a Dream, é a música do Senhor dos aneis (eis como se estraga outra obra prima)


Por isto tudo eles na escola me diziam que eu era "da outra onda", por isto ela me chamou gótico, porque este é o estado de espirito que se atinje para na solidão se ouvir isto, porque a nostalgia e a tristeza nos acompanham (só para quem percebe) sempre, porque tudo é sempre injusto, merda para isto, é sempre a perder...
Nós somos uma tribo colectiva no pensamento, eu nunca precisei das vossas roupas, das vossas maquilhagens, de partilhar a minha imagem sombria com o resto das pessoas, só para que elas se sintam mais infelizes que eu, isso é ser mau, transmitir a dor aos outros, a todo o momento, a toda a hora, só porque não tens coragem de aguentar a merda sozinho (a), não é ser gótico, não é ser EMO, não é nada, agarrar na lâminazita e fazer uns cortes? "Oh please", problema todo vosso, Tomem música:


... A conclusão é simples, daqui a uns 20 anos, vão estar a pedir desculpa a vocês próprios pelas cicatrizes que criaram, mais as fisicas, mas também as psicológicas, acho-me ainda na obrigação de avisar os EMO´S mais extremosos que no caso de cortarem os pulsos e não morrerem, vão ficar com um grave problema, como vocês diriam hoje em dia:
"Tipo, nos filmes nunca mostra, nem ninguém diz, mas a verdade é que se cortares os pulsos cortas também os tendões que ligam o braço à mão e nunca mais ficas com 10% sequer de mobilidade do que cortaste, para além que aquilo dói para c#"$(#/", mas quem sou eu?

Eu sou um cota a dizer que é mais gótico que vocês todos, que nem falou em Arcturus, Fields of The Nephilim, Joy Division, Siouxie and the Banshees, ou sequer fez por ir ao Gothic Metal, tudo por uma razao: AQUI FICA A ÚLTIMA MÚSICA:
28 Szám 28.wma

Sim um MP3 diferente, só tenho isto em WAV, foi preciso mudar de server, de qualquer das formas, mais gótico que isto, dúvido, isto é o último acto de Carmina Burana (ou Borana), não se sabe bem a origem da obra, foram encontradas as partituras no século passado numa gruta da Provença (França), os estudos apontam para algo como canções eróticas do Século XIV, mas também é dedicado à Deusa Mãe Wicca (vocês leram o código da vinci, portanto deviam saber isto.)
Assim o que se sabe, é que um grupo de pessoas (supõe-se jovens), se reuniam às escondidas e efectuavam rituais pagãos ao som deste tema em plena idade das trevas, onde a igreja católica mandava toda a gente para a excomunhão e para a fogueira mais tarde.


Eles na escola não tinham nome para mim, diziam que eu era da "outra onda", por isso, venham de lá esses góticos e C ª, não vão além disto.

Obrigado por lerem,

Fikem bem, sempre bem


Escolha da semana:

Walls of Jericho no tema Another day, another idiot, só para o Jimmy não vir dizer outra vez que se pode compararar Green Day com Sex Pistols ou Ramones, ;D


Quem quiser passar pelo meu profile do Imeem e ver a música toda que me acompanha nestes dias, estão lá mais de setenta temas, aqui fica o endereço :http://profile.imeem.com/4NLyMg-



Página Inicial
Blogger ZePedro: Uma autêntica aula de história pelo "Tio Mark3r". E sim, é verdade que o gótico é dos estilos que é considerado uma espécie de culto. De qualquer maneira, foi agradavel de ler o teu regresso! ;) 28/12/07, 11:59  

Blogger Lex: Eh, o chefe é gogó? Quem diria...!:-D

*joke mode off*

Nunca encontrei uma definição de gótico que me satisfizesse, talvez porque acho um bocado sacrílego estar a definir um movimento contemporâneo com o mesmo adjectivo que se aplica áquelas imensas, maravilhosas e extraordinárias catedrais dos sécs. XII - XV, e pelas quais eu tenho verdadeira panca.
Vou compreendendo os motivos pelos quais usaram esse termo para definir esta sub-cultura, e no geral vou com a onda... mas cá dentro, cá para mim, não aceito. Chamassem-se românticos, por exemplo, já que se inspiram tanto no séc.XIX e na época vitoriana, a nível literário, estético e por aí fora... Mas isso são picuinhices pessoais que não espero que mais alguém siga. :-P
Nos meus tempos do secundário já havia um grupo de pessoal que correspondia aos góticos, só que eram chamados de vanguardistas. Eram os que se vestiam de preto sem serem os metaleiros, que ouviam Nephilim, Cure e Joy Division e pintavam os olhos com sombra negra. Só muito mais tarde, já no final da universidade, é que tornei a ouvir falar nessa tribo já com o novo nome de góticos.

"Ser gótico é um estado de espírito"... Com certeza. Assim como ser metaleiro (pelo menos para mim). Não uso fatos Tenente :-D, mas o meu armário está cheio de camisolas de todas as cores, e não as uso só por imperativos profissionais. Apenas não faço questão de ter estampado em mim nenhum rótulo, um pouco como diz o Mark3r.
No entanto quando as pessoas à minha volta começam a aperceber-se das coisas que ouço, do que gosto e do que penso tendem a chamar-me de gó. Dispenso a etiqueta, mas por acaso não me ofende por aí além...

E este post já serviu para eu descobrir que não sou uma pessoa como deve ser. :-( 28/12/07, 16:57  

Anonymous Anónimo: Carmina Burana is a scenic cantata composed by Carl Orff between 1935 and 1936. 28/12/07, 17:38  

Blogger Unknown: Caro anónimo, nem tentes entrar neste jogo comigo, não vale mesmo a pena:

"Carmina Burana
From Wikipedia, the free encyclopedia
(Redirected from Carmina burana)
Jump to: navigation, search
This article is about the medieval collection of poetry. For Carl Orff's musical composition, see Carmina Burana (Orff).
From the 11th-13th Century Carmina Burana, a collection of love and vagabond songs.
From the 11th-13th Century Carmina Burana, a collection of love and vagabond songs.

Carmina Burana (pronounced [ˈkarmɪna buˈraːna]) also known as the Burana Codex is a manuscript collection, now in the Bayerische Staatsbibliothek in Munich, of more than 1000 poems and songs written in the early 13th century.

LINK; http://en.wikipedia.org/wiki/Carmina_burana

Tenta outra vez... 29/12/07, 07:21  

Blogger Covenant: Chamam-me gótico por andar de preto lolz. 29/12/07, 17:16  

Anonymous Anónimo: Ok, eu tento outra vez. Pensei que uma frase bastasse, mas tenho de ser mais explícito. Não é jogo nenhum, é uma correcção, mas provavelmente já só tens o túnel á frente.

Cá vai:

"O Fortuna (isto é o último acto de Carmina Burana -ou Borana-) is a poem from Carmina Burana, a collection of Latin poems (e não partituras) written in early 13th century. Fortuna is the goddess of fortune in Roman Mythology. German composer Carl Orff selected 24 poems from the collection and set them to new music between 1935 and 1936. It is the most famous movement from Carmina Burana, and opens and closes the cycle. Orff's setting of the poem has become immensely popular and has been performed by countless ensembles. The composition appears in numerous movies and television commercials and has become a staple in popular culture.

Não há mínimo de idade para me informar, pois não? 29/12/07, 17:28  

Anonymous Anónimo: Ninguém na Idade Média ouviu/dançou ao som disso, é o meu ponto. 29/12/07, 17:29  

Blogger Unknown: Ah queres só deixar um ponto de vista, percebido, eu deixo sempre a visão mais elaborada das coisas, se realmente achas que aquelas pessoas se reuniam em segredo para fazer poemas e não dançavam, que Orloff foi o primeiro a fazer música com os poemas (ha quem lhe chame poemas, há quem lhe chame partituras, não existe a certeza), não posso negar a tua interpretação.

No entanto tens razão, deixei aqui o último acto da obra, feita por Orloff, já outros entretanto fizeram versões da obra, isto é um bocado como estar a dizer, que hoje em dia quem toca Mozart, não toca Mozart porque ele é que escreveu a música e não toca mais.

Não era o sentido do meu post andar a volta de Carmina Burana, mas que sirva para alguma coisa... 29/12/07, 18:50  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter