MTV - Moron's Television?
publicado por Diogo Azevedo

Venho esta semana para falar da MTV. Music Television, para quem não souber…



A MTV começou nos anos 80 e teve como alvo os adolescentes americanos que gostavam de boas rockadas e aqueles que gostavam do pop da época. Era um conceito inovador, já que nunca antes houve uma televisão dessa magnitude no mundo inteiro. Seguiu-se a especialização: MTV YO!, MTV Rocks e Alternative Nation, sendo estes programas dedicados ao Hip Hop, Rock e Alternative. A ideia era boa, dava para todos os gostos e tinha boas playlists… Mas o que mudou?

A MTV ganhou poder a mais! Hoje em dia a MTV é uma questão de política discográfica e nada mais. Acham que os Tokio Hotel e os My Chemical Romance estão lá por serem os melhores? NÃO! Estão lá por causa de serem a grande aposta da distribuidora. A MTV trata da promoção da banda em troca de algum xilim da Warner e companhia. Reparem nas entregas de prémios MTV. Nomeados: banda da Warner, Banda da Universal, banda da EMI… E das pequenas distribuidoras? Népias!

Agora outro dos cancros da MTV: Reality Shows. Começou como um extra para a MTV, que queria variar a sua programação, adicionando assim alguns Reality Shows… Como é hoje em dia? RoomRaiders, Parental Control, Next, Cribs, Jackass… Não é que sejam todos maus, mas é a MTV ou a Reality TV? É que eu nem caio na história do Parental Control, que é parecido com o Vidas Reais que passou na TVI, ou até com o Fiel ou Infiel… Quais são os pais que querem armar barraca na TV com o genro ou nora, tendo este sempre bocas prontas para tudo o que os sogros dizem… Eu não caio nessa!

Agora tenho de dar mérito à MTV por algo: Beavis and Butt-head. Para mim a melhor série de desenhos animados de sempre, que retratam a vida de dois anormais amantes de rock. Se acham o Homer Simpson estúpido, é porque nunca viram Beavis and Butt-head em acção. Não contem com humor inteligente, que nunca estará presente na série, muito menos no filme Beavis and Butt-head Do América. A história da série é mais ou menos: Dois gajos cujo fim é fazerem gajas e ver vídeos musicais, sempre com estupidez activa. Outro grande personagem é The Great Cornholio, alter-ego de Beavis, que anda com a camisola na cabeça e com os braços no ar a dizer grandes barbaridades. Se não conhecem, é imperdível!




E falando dos reality shows, há um que gosto… Sim, desses “jogos” de conquistas amorosas, há um que gosto: Senseless. Para quem não sabe, o jogo consiste no seguinte: Há uma pessoa que vai a jogo para descobrir o amor… Mas sem o poder ver, apenas senti-lo, ou seja, cheirando, lambendo, provando ou apalpando. O pequeno problema é que tem 3 grupos: Bestas, inimigos e pretendentes. As bestas são… BESTAS! Coisas que são tudo menos pessoas, os inimigos são ex-namorados/as ou pessoas que simplesmente não gostam da pessoa e por fim os pretendentes, pessoas interessadas no/a concorrente. Uma produção inglesa da MTV que tem uma pequena diferença das séries americanas: É OU PARECE REAL! Isso com a MTV quer dizer algo…

Bem, para concluir, vejam a VH1. Isso sim é um canal que enriquece um pouco a cultura pop. E foi lá que conheci Nine Inch Nails, entre outras bandas. E também é lá que passa Beavis and Butt-head…

Escolha da Semana:

Where Is My Mind? Dos Pixies




Página Inicial
Anonymous Anónimo: Concordo na integra.

E o MCM? Grande canal também..

lol 20/12/07, 21:09  

Blogger Lex: So comecei a ver a MTV em 97, com a entrada cá em casa da TVCabo. Na altura fiquei muito contente e agarrei-me ao canal... durante umas duas semanas. Depressa perdi o interesse pela novidade, e afinal de contas a MTV já não tinha aquela mística toda de que eu sempre ouvira falar.
Hoje em dia simplesmente não vejo a MTV - aliás, vejo pouquíssima televisão - e quando páro em algum canal de música é por acaso no VH1, se calhar de estar a dar um daqueles programas de rockalhadas dos anos 80.
Mas MTV não, obrigada. 20/12/07, 21:49  

Blogger M. Striker: Acreditem ou não, já houve uma altura em que era fantástico ver a MTV. Tive o primeiro contacto com o canal por volta de 92, através de um amigo que tinha umas k7s VHS com gravações de vídeo-clips e programas avulsos (Beavis & Butthead, noticiários, concertos, MTV Awards, etc.), tudo com o logo da MTV no canto do ecrã. Nessa altura o grunge (ou rock, ou o que lhe quiserem chamar) dominava a cena musical - logo implicitamente a MTV tinha que ser 1000x melhor do que é hoje - e posso-vos dizer que eram tempos excitantes aqueles! Comprei praticamente todos os CDs das bandas que estavam naquelas k7s, e ainda os guardo religiosamente no meu quarto! \m/


E, para finalizar, uma grande escolha da semana: uma das minhas músicas favoritas, de uma das minhas bandas favoritas, num dos meus filmes favoritos! 20/12/07, 23:44  

Anonymous Anónimo: ó lex, se é de ver rockalhadas no vh1 que gostas, experimenta ligar o canal ai entre as 22 e meia noite todas as noites. VH1 Rocks é do melhor, 2 a 3 horas seguidas do melhor rock....... 21/12/07, 01:28  

Blogger Unknown: Video Killed the Radio star, primeiro video de sempre a passar na MTV, sim, estou velho e decrépito, quase triste este comentario...

Hoje em dia vejo o VH1 Classics, a MTV2 e mais nada, mesmo assim, não me satisfaz. 21/12/07, 04:08  

Blogger Lex: Anónimo, é exactamente esse programa que vejo quando ligo para lá. :-) De vez em quando ainda dá para ver algum Metal dos primórdios.

Mark3r, saber que esse vídeo foi o 1º a passar no canal não é decrepitude; é 'cóltura'! Eheh!

Em relação aos reality shows... Nunca percebi muito bem como se encaixaram na programação da MTV, sinceramente. Não vi a (des)evolução para esse estado de coisas.
Acho que o canal só tinha a ganhar se se agarrasse áquilo que já foi: um canal só de música. Se apostasse na exclusividade, na especialização, é que era de valor... Ah, mas esperem... Há milhões de pessoas que mesmo assim gostam daquilo. Pois. Audiências não lhes faltam.
Damn. :-| 21/12/07, 10:09  

Blogger M. Striker: Faltou dizer uma coisa: o melhor canal de música de sempre foi o VIVA e VIVA 2 no meio dos anos 90. Aquilo era rock alternativo, concertos em directo das melhores bandas sempre que actuavam nos festivais alemães, etc. Ainda tenho para aí umas K7s de vídeo com shows que vão dos NOFX e Bad Religion aos Sepultura e Smashing Pumpkins. 21/12/07, 15:00  

Anonymous Anónimo: O VIVA... Ainda me lembro que havia o VIVA! Nunca o pude ver em Portugal devido ao fim da sua emissão antes de eu sequer gostar de música... Mas vi-o numas férias a um país que não me lembro qual foi que tinha o VIVA por causa dos alemães... E gostei do que vi, apesar de ser pouco tempo!

MTV2... Esse canal tem um pequeno defeito para ser perfeito: Gostos britânicos que às vezes são "estranhos", mas o canal é dos poucos que para mim 2/3 da música que passa me prende! Na MTV normal nem 1/10...

O primeiro video da MTV, o Video Killed The Radio Star é um marco que não pode ser chamado de "cota"... É um acontecimento que até eu, de tenra idade tenho uma certa obrigação de saber!

Outro canal que me marcou foi o Sol Música! Era um canal capaz do pior e do melhor! Tanto foi o 1º canal a dar-me a conhecer os Mão Morta como os O-Zone, mas tinha um especial de rock e um especial de indie que passavam semanalmente que muito me influenciou nos gostos musicais. 22/12/07, 17:09  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter