2007
publicado por Diogo Azevedo

Para acabar o ano em grande, nada melhor que recapitular o que se passou durante estes 365 dias… Salvo erro… Na música. E para isso vou fazer um best of pessoal do que foi mais importante para a música neste último ano.

5- Reuniões

2007 foi o ano de reunião de bandas lendárias como os Led Zeppelin e os Sex Pistols. Os Primeiros foram um enorme sucesso de bilheteira, esgotando o concerto único e ainda conseguiam fazer uns quantos com o número de pessoas que procuraram um bilhete, este que não era nada barato. Já os Pistols Conseguiram ser um sucesso de bilheteira mas falharam a meta de conseguir pôr “God Save The Queen” o nº1 do Reino Unido, nem para lá caminhando, mas ao menos regravaram o álbum, apesar de apresentar uma secção vocal no mínimo triste de Johnny Lydon, como se pode ver no jogo Guitar Hero 3. Antes isso que pseudo-punks… Já os Pink Floyd estão a pensar voltar. E o Elvis? Porque não volta também?



4- Klaxons. Quem fala de Klaxons fala da nova onda de rock electrónico britânica. Quem vê a MTV 2 sabe que metade dos novos singles britânicos são New Rave. Os Klaxons são a meu ver os únicos que se aproveitam… Conseguiram prémios respeitados como os Mercury Prizes e seguem o sucesso para todo o mundo.

3- Queens Of The Stone Age. Cada movimento destes gigantes é sentido em todo o mundo. Desta vez foi com um álbum que não foi tão bem conseguido como os anteriores, mas mesmo assim dos melhores do ano. Era Vulgaris tem músicas coesas e guitarradas desenfreadas que fazem mexer um paralítico. Um ponto a favor é a inserção de uma música das Desert Sessions que, como sempre, é um dos pontos altos da rodela brilhante, que é a música “Make It Wit Chu”. Prefiro o dueto com PJ Harvey, mas pronto! Já “In My Head… Or Something” era melhor que “In My Head”. Quem não percebe do que estou a falar é normal, mas para o ano explicarei o que são as Desert Sessions para quem não souber.

2- Editors. Porque falo dos Editors com grande destaque? Eles fizeram algo de extraordinário? Nem por isso… Mas quem fez foi alguém que pode fazer mais que uma banda, alguém como a Editora/Distribuidora. Os Editors são a nova grande aposta a nível do pop-rock internacional, tendo como fim serem os sucessores dos Coldplay, mas pelo que já foi visto estão no patamar superior.

1- Radiohead. Estes foram os senhores do ano 2007. Movimentaram toda a indústria discográfica ao lançarem o seu álbum pela net ao preço que o fã quiser dar, algo como avaliar a música deles. Deu um resultado que esteve muito longe do fiasco e serviu de exemplo para muitas bandas que estão fartas de ser manipuladas pelos “cães grandes”. E para completar o leque da banda, lançaram um podcast que consistiu em paródias a filmes, brincadeiras e covers, uma dos Smiths e outra dos Joy Division, que são dos vídeos que mais vejo no youtube. Thumbs Up, Radiohead!





Escolha da Semana:

She Wants Revenge - True Romance





Página Inicial
Blogger ZePedro: Talvez mete-se aí também os Arcade Fire a dividir o 2º lugar com os Editors, devido aquele último álbum magnífico. Mas de resto acho uma lista justa.

Daqui a uns anos, vamos olhar para o ano 2007, e dizer logo: "Grandes coisas aconteceram neste ano", e até poderia estar para aqui a falar dos espectaculares álbuns que saíram, mas estou-me a referir ao regresso de montes de bandas de renome: Rage Against The Machine, Sex Pistols, Heroes del Silencio, LED ZEPPELIN, James...

Mas basta olhar para os cartazes dos festivais e vê-se claramente um 2008 em cheio! (Haja dinheiro!) 28/12/07, 15:22  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter