Xutos e Pontapés, 20 anos de Circo de Feras
publicado por Anónimo


Nos dias 8 e 9 de Dezembro, os Xutos & Pontapés celebraram os 20 anos do seu álbum “Circo de Feras” com 3 espectáculos no Campo Pequeno em Lisboa.
A banda prometeu um espectáculo inovador e cumpriu, o Circo chegou mais cedo neste Natal.
Num Campo Pequeno lotado com gente de todas as gerações, o concerto abriu com a percussão do estilo “Toca a rufar” do grupo Wok, seguindo a banda num instrumental da música Circo de Feras para abrir as hostilidades. As primeiras músicas a tocar no Campo Pequeno vieram logo de seguida, com os Xutos a tocarem “Sai P’rá Rua” e “Não Sou o Único” extraídos do álbum do Circo de Feras. E foi em “Não Sou o Único” que ocorreu o primeiro momento circense da noite com o artista João Paulo Santos a fazer alguns malabarismos “brincando” com uma simples cadeira. Mas o momento alto para este artista surgiu aquando da música “Desemprego” quando este se dedica a números muito arriscados e espectaculares no Mastro Chinês, roubando o show para si.
Não faltaram à festa, musicas como “À Minha Maneira” ou “Vida Malvada” acompanhadas por um par de malabaristas, fechando com um “Sou Bom” para irmos para um intervalo que soou a estranho.
15 Minutos depois regressamos ao concerto com “Pêndulo”, musica que foi cantada com a colaboração de um coro de gospel, que funcionou muito bem. Depois de “Estupidez”, também com a participação do coro, e “Lei Animal”, partimos para um solo de João Cabeleira a acompanhar a francesa Laurence Jardin que se exibia nas alturas com belos movimentos, bem no centro do palco suspensa nos ares.
Um outro grande momento da noite é quando os Xutos vão para a frente do palco, em jeito de concerto acústico, e interpretam os grandes “N’América” e “Homem do Leme”, cantando o Campo Pequeno em simultâneo com Tim todas os versos destas belas musicas.
Acabado este momento acústico, voltamos para o registo normal com “Desejo”, musica que foi acompanhada por uma bela recriação com saltos em cama elástica. Seguimos para outro grande hino retirado do Circo de Feras, “Contentores”. Neste momento não havia pessoa que se conseguisse sentar na sua cadeira, o espectáculo estava ao rubro.
Depois de “Ai se ele cai” com malabarismos com fogo, seguiu-se mais um hino do reportório dos Xutos. A musica que dá o nome ao espectáculo e ao álbum aniversariante, “Circo de Feras” excelentemente interpretada pela melhor banda de Rock português, e cantada em uníssono por todos os que estavam presentes no recinto e acompanhada pelos Wok e pelo coro gospel ambos presentes em palco. Foi a primeira despedida dos Xutos & Pontapés, que regressariam para um encore composto pelas incontornáveis “Para Ti Maria” e “A Minha Casinha”.
E assim acabava em beleza um grande espectáculo protagonizado pelos Xutos & Pontapés, que ainda se demorariam em palco agradecendo a todos os que colaboraram neste circo e recebendo a aclamação do público que pedia “mais uma” mas que não foi concedida.

Um grande concerto, mais um, dos Xutos & Pontapés, que se demarcam cada vez mais como a melhor banda de rock português, mostrando ainda uma grande faceta artística ao montar este Circo de Feras brilhantemente. Para os interessados, este mesmos espectáculos no Campo Pequeno foram gravados para mais tarde serem editados em DVD.



O alinhamento do concerto:
1. Circo de Feras - instrumental
2. Sai P'rá Rua
3. Não Sou O Único
4. Barcos Gregos
5. Desemprego
6. À Minha Maneira
7. Vida Malvada
8. A Minha Aventura Homossexual
Com o General Custer
9. Sou Bom
Intervalo com "Pensão"
10. Pêndulo
11. Estupidez
12. Lei Animal
13. Solo João Cabeleira
14. Esta Cidade
15. N'América
16. Homem do Leme
17. Desejo
18. Contentores
19. Ai Se Ele Cai
20. Circo de Feras
Encore
21. Para Ti Maria
22. A Minha Casinha

Este texto foi-nos enviado pelo Pedro#3, a quem desde já agradeço esta colaboração "freelancer".



Página Inicial
Blogger tachorpo: EU FUI!!!!!!

Foi um concerto ENORME! 26/12/07, 15:55  

Blogger Lex: Já vi tantos concertos de Xutos que lhes perdi a conta. E não era por fazerem parte da Queima das Fitas que tinham menos impacto... Mas talvez por ter já visto tantos não iria a este nem que fosse perto de mim :-P

Seja como for são uma banda que merece todo o respeito enquanto verdadeira instituição do rock nacional. Têm músicas que não nos cansamos de ouvir e de acompanhar, embora os últimos trabalhos de originais sejam já um pouco... er, intragáveis. Mais ou menos desde que fizeram aquela música para o "Tentação" (acho que se chama 'Para Sempre'). 26/12/07, 16:23  

Anonymous Anónimo: Sem qualquer duvida dos melhores de Portugal...

Mas não foi por essa razão que comento, pessoal passou o natal e não devo ter sido o unico a receber uma guitarra do Pai Natal :P
Mas não sei nem o básico. Uma sugestão que aqui trago seria um de vocês, que tenha guitarra fazer de tempos a tempos, quando possível posts para dar luzes aos iniciantes da Guitarra...
Da minha parte receberiam bastantes agradecimentos :P

Se não for pedir muito pensem nisso :)

Continuação de bom trabalho 26/12/07, 22:19  

Blogger ZePedro: Caro Joao, fico feliz por saber que mais uma pessoa se inicia nesse belo mundo que é a guitarra. Mas eu até estava a pensar postar aqui algumas "luzes" acerca do instrumento, mas nunca teria o mesmo impacto, que aprenderes com um professor à seria. Por isso, acho que o melhor que fazias era mesmo ires para uma escola de música aos fins de semana ou algo assim do género, mas lembra-te que os melhores momentos são os de aprendizagem! :D


Quanto aos Xutos, já convivi de perto com o Ze Pedro (nome de boa pessoa xD), e são de longe a banda portuguesa que mais me empolga! Mas infelizmente, não tive possibilidade de ver esse concerto, mas espero pelo DVD! 26/12/07, 22:57  

Anonymous Anónimo: Exacto, eu pensei nisso e provavelmente terá que ser mesmo :)
Mas ate la nao consigo estar a olhar pa guitarra e ouvir a sweet child xDD

Se ja tinhas a ideia, vai com ela para a frente que nao seria decerto o unico a agradecer ;) 26/12/07, 23:28  

Anonymous Anónimo: Lex, tas a ser injusto... Há musicas muito boas depois dessa fase que referes, e a própria "Para Sempre" é genial, principalmente se tiveres uma miuda a quem dedicar, resulta sempre xD mas os classicos são sempre os que nos marcam =D 27/12/07, 02:42  

Blogger Lex: Pedro#3: se calhar é precisamente essa parte da miúda que falha... Mesmo sendo eu uma, não consigo gostar da música, fazer o quê? :-D 27/12/07, 09:04  

Anonymous Anónimo: Falha minha xD
Então mas os apaixonados compreendem-me quase de certeza:P
Depende da forma como as pessoas encaram a vida, porque para mim é uma balada genial :P 27/12/07, 14:08  

Anonymous Anónimo: Os Xutos são a música portuguesa!!! Daqui a alguns anos vamos ouvir "Contentores" como um clássico como "Milho Verde", mas com superior qualidade...

Para mim a melhor música dos Xutos é "Circo de Feras", especialmente interpretado pelos Ornatos, que para mim superou a original.

Sobre os concertos dos Xutos, já toda a gente viu! Já foram a todo o lado e isso tira muita da piada dos concertos, que já começam a ser algo "batido", mas mesmo assim Xutos são Xutos.

Agora, João... Eu também recebi uma guitarra no Natal e estou a aprender sozinho... Uma das melhores formas para aprenderes é seleccionar níveis de dificuldade:

Acordes simples, riffs simples e solos simples no princípio até os dominares... Depois começas a tocar algo mais puxado como Sweet Child... Eu para começar a tocar estou a tentar tocar a War Pigs dos Black Sabbath (nem tentes no princípio tocar os solos), Anarchy In The U.K. e Police Truck dos Dead Kennedys

Mas se o Guitar_Hero quiser dar umas ajudas, venham elas! 27/12/07, 22:49  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter