You Will Think I'm Insane - Factores de comparação
publicado por Higuita

Esta semana foi muito boa... Porque se há coisa que nos ajuda a compreender a música é um fórum, e foi o que fiz está semana, já que a única coisa que eu ia fazer durante ela era coçar a micose.
De tantos assuntos debatidos, há um que me agradou e muito.
Foi comparado o sucesso e o impacto que os Tokio Hotel tiveram, com o impacto que os Guns ‘n Roses tiveram. Hilariante?
Sim, de facto é hilariante, mas vamos ver melhor a questão.
Não se está a falar em qualidade músical, está-se a falar no sucesso que ambos tiveram perante a sociedade envolvente.
Se por um lado os Guns ‘n Roses deram um estouro no padrão musical, ao fazer um Hard/Rock, ou Heavy (como queiram), ao conjugar uma voz fantástica com uma guitarras fenomenáis, os Tokio não fazem nada disso, e em termos musical eles são uma treta.
Contudo há algo mais que tem de ser comparado...
Ambos faziam a música que agradava a sociedade. Sim, isto é um facto... Se a juventude americana da década de 80 gostava de muitos Hell’s Yeah’s, ao som de uma guitarra alucinante, os Tokio Hotel fazem aquilo que agrada a juventude de hoje em dia. Estamos a viver uma era em que a juventude gasta 150 euros num casaco, não faz nada da vida e só quer saber de bebedeiras, é perfeitamente normal que o movimento dos Tokio Hotel seja apoiado e muito.
Não estou a dizer que os estilos são de igual qualidade, nem por sombras, apenas estou a dizer que os estilos musicais de ambas as partes são os estilos que a sociedade gosta, a diferença é que um é na década de 80 e o outro é em século XXI.
E a aparência? Se quisessemos distinguir os Guns de outra banda qualquer de Heavy, a aparência não é nada demais. O estilo de Heavy do século XXI era tudo igual em termos aparência (tirando os calções do Angus), mas os Guns tinham algo mais.
Aquele ar de mauzão, de revolta para com o mundo, aqueles compridos rebeldes, foram sem margem para dúvida um dos aspectos que levaram ao seu sucesso.
E assim como o estilo de Rock ‘n Roll da década de 80, o estilo dos “punks”, “pops” no século XXI é muito parecido entre eles, (tirando as mariquices que o Gerard Way faz), mas os Tokio têm algo mais.
Como já disse, numa juventude que dá 150 euros por um casaco, o mais importante para os seus ídolos é que estes se saibam vestir bem.
E aqueles cabelos rebeldes, aquelas caras de puto, os piercings, são sem margem para dúvida um dos aspectos de sucesso.
E a basta gama de fãs é algo que se diga? Ambas são histéricas e vão ao delírio ao ver os seus ídolos, quer seja no século XXI ou na década de 80.
Mas a música não se mede pelos fãs, pela aparência e pelo facto de o seu estilo é apoiado ou não. Também, mas não é tudo.
Uma pessoa culta não ouve Tokio Hotel, mas ouve Guns. Por alguma coisa é, e não vou estar a dizer porque. Porque toda a gente sabe que os Guns são fenomenáis e ouvir uma única música deles arrepia a espinha.
Os TH são uma banda de putos que não sabem tocar, nem cantar, mas são apoiados. A juventude de hoje em dia está mal ou algo do género não?
Talvez antigamente as pessoas dessem mais valor à música, ou algo do género, não sei... O meu pai gasta 40 euros na colectânea dos Pink, e agora saca-se do Limewire as músicas dos Morangos.

Pondo os TH de lado eu vou fazer a comparação mais adequada aos Guns de hoje em dia (desculpa mark3r ;), eu sei que já o disseste mas é uma pura verdade).
Se os Guns com o seu estilo, com o seu Heavy, com os seus fãs e com a sua música deram cabo das vendas, hoje em dia só há uma banda que conjugua esses quatro factores... Avenged Sevenfold.
Não há ninguém que tenha mais estilo que o Shadows ou o Syn com os seus bonés e dentes de diamante, e ar de drogados...
O seu rock é de uma melodia impressionante, em que cada acorde de o Syn faz arrepiar, o sanguineo The Rev faz dá bateria um bombo e a voz transcendente e rouca do Shadows faz “moshar” qualquer um.
E sim eles têm cada vez mais fãs, e as vendas estão a subir.
Os Avenged Sevenfold têm muita coisa que tornou imortáis os Guns.

E se ao ínicio eu quis comparar os TH aos Guns, só não o consegui porque vai contra os meus padrões, comparar um gigante com um anão ;)
Hilariante?

Escolha da Semana:
Tem que ser ;) e esta semana opto pelo (também) imortáis, The Who, como tema Baba O’Riley.



Página Inicial
Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Não querendo ser totalmente cabrão mas o facto de muita gente "rebelde" de hoje em dia só querer saber de bebedeiras explica o sucesso de certas bandas.

P.S.: até que enfim que consigo concordar contigo em algo 22/12/07, 15:08  

Blogger ZePedro: Grande texto higuita! Sacana roubaste-me a ideia! :S




Quanto à escolha da semana, divinal! 22/12/07, 18:34  

Blogger Higuita: Pedro, ainda não te pedi desculpas pela discussão.
Desculpa ;)


Guita Hero, desculpa x) 22/12/07, 19:58  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: na boa man. tb me exaltei um bocado e compreendo a tua posição (até não foi à muito tempo que passei umas 6h a apanhar cacetadas para a minha agora ex poder assistir aos concertos à vontade).

Quanto ao post só agora é que acabei de o ler, acho algo pertinente a comparação de AS e GnR apesar de não gostar de nenhuma deles. Não posso falar muito de bandas com ou sem sucesso muito pois o meu universo musical não chega ai (Keep the Underground Alive!) 22/12/07, 22:06  

Blogger Lex: Noutro tempo não hesitaria em concordar contigo em relação à superficialidade da 'juventude de hoje'.
No entanto, como ando em tempo de alguma reflexão... hesito. Tendo entrado na minha 4ª década de vida dei por mim a pensar exactamente como via os meus pais pensarem quando eu era adolescente, e como não quero ir por aí, evito entrar logo a dizer que "esta malta de hoje é isto e aquilo". Se calhar acabarei por ter que concordar, mas pelo menos não o direi de ânimo leve.
Dizes que a juventude que gostava de Guns tinha valores melhores que a que agora gosta de Tokyo Hotel... Sinceramente não sei dizer porque não conheço TH o suficiente para saber do que falam, que temas abordam, que filosofias... sequer se têm alguma filosofia. :-P
Não suporto a única música de TH que conheço por virtude de ouvir rádio no emprego (e por isso nem me dou ao trabalho de conhecer mais), mas parece-me um pouco... sei lá, pretensioso afirmar que toda a gente que gosta daquilo é gente fútil.
Conheci muitos fans de Guns que eram gente fútil, e do mesmo modo se calhar também há fãs de TH que são boa gente, não? Mas apenas com mau gosto musical... :-D

Não me agrada muito rotular maneiras de ser pela música que se ouve, porque já caí em erros que não quero repetir.
Nada nem ninguém é tão linear como pode parecer, e muito menos gosto de afirmar que X música é 100% má. Nem com o hip-hop faço isso... :-x Simplesmente me limito a não a ouvir. 23/12/07, 04:26  

Anonymous Anónimo: "Uma pessoa culta não ouve Tokio Hotel, mas ouve Guns"
Gosto de Guns, nao gosto dos Tokio Hotel.. mas perdeste toda e qualquer razão ao dizer aquilo.. as pessoas so sao boas se ouvirem aquilo q eu gosto.. os outros são ignorantes.. 27/12/07, 00:52  

Blogger Higuita: Luis, existe uma definição de "cultura".
Na minha opinião, não odeio essas pessoas cultas com a mania.
Não quis ofender os TH.
Apenas afirmar uma frase, que a meu ver é um facto. 27/12/07, 20:48  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter