Am I Just Paranoid - Part II [Completo!]
publicado por Frankie McMurphy

Ora bem..."HE'S STILL ALIVE!!!!! ZOMG!!". Deve ser o que estão a pensar.... De um certo ponto de vista sim, de outro não x) Mas pronto x) Após uma longa ausência(a qual foi provocada por diversos factos conjugados, desde desilusões amorosas que 'atacam' tempos depois do dito 'falhanço' a problemas colossais com o pc e a uma 'santa' gripe >_>) estou de volta para acabar isto que o pessoal tem mais que fazer, sem demoras:


The 'Dark' Years


É este o título que uso para fazer referência a este período da vida dos GD, não tanto por o material produzido ser mau(muito pelo contrário e longe de mim alguma vez dizer tal coisa) mas mais pelo cada vez maior desinteresse do público(talvez por a banda ser bastante 'constante' e não dar nada de novo dentro da loucura a que tinha habituado os seus fans)

Após um longo período de pausa( as exaustões devem ser bem combatidas xD) a banda voltou para o estúdio e pegou nos instrumentos decidida a fazer algo novo, tanto estes como Rob Cavallo(o produtor da banda) concordaram que era altura de fazer algo totalmente diferente daquilo a que tinham habituado o seu público nos registos anteriores, foi um resultado de uma só palavra: "Nimrod!"
, para mim este álbum representa sem qualquer dúvida o culminar de uma carreira dedicada acima de tudo ao Punk; em toda a discografia de Green Day, na minha 'santa' opinião [hoje estou com ela fisgada para o 'santa' x)] não há cd mais Punk que Nimrod, tem de tudo, desde o pop-punk ao ska, passando por surf rock ou baladas acústicas, de onde muito modestamente destaco Good Riddance (Time of your Life) como sendo sem dúvidas das melhores dentro do seu gén..[EI, ORDEM se me querem chamar nomes tem que ser um de cada vez, senão não os ouço todos x)], no fundo poderia ficar aqui meia hora a explicar as razões de tal preferência mas tal como a palavra indica é o que cada um prefere, no fundo, se não gostam não ouvem, se gostam ouvem e não ligam ao que o resto pensa. A prova da qualidade desta música veio quando foi escolhida para terminar o último episódio da Série Seinfeld, que foi 'apenas' uma das séries com mais registo de audiências em toda a história da TV americana.

No entanto, Time of your Life não deve desviar a atenção do bom cd que Nimrod é, tem outras grandes faixas, tais como 'Hitchin' a Ride'(das minhas favoritas) e 'Nice Guys Finish Last' (caro Mark3r há tanto tempo que ouvia Green Day e nunca dei ouvidos a isto... É realmente como disseste...) and last but not the Least, "King for a Day", outra das minhas favoritas.

Três anos depois surge Warning, um passo á frente com o estilo que a banda havia perseguido com Nimrod, no entanto a critica, que tinha sido 'bem-habituada' pelos sucessos anteriores não foi muito favorável, uma critica da qual me recordo em particular foi a da revista Rolling Stone, esta dizia algo como "Warning... convida á pergunta: Quem pretende quer ouvi música sobre fé, esperança e intervenção social do que antes era uma das bandas de snot-core mais bem sucedidas do planeta?"

Warning pode ser encarado como um acidente e percurso é certo, mas como todos os álbuns da banda, este acrescentou algo de novo á personalidade e carácter desta, e esse algo foi definitivamente a 'Minority'. No entanto os críticos não davam 'tréguas', para uma banda como Green Day, um cd como Warning só se justificava numa altura, o começo, não meio... E isso reflectiu-se numa perda de popularidade da banda, enquanto todos os seus antigos álbuns tinham atingido pelo menos Dupla Platina, Warning atingira um humilhante ouro. Este álbum, apesar de bem sucedido em dada medida é aquilo que considero como "o acidente de percursos que toda e qualquer banda tem"

Hora do Rock :D
Preparam-se porque vindas directamente o Nimrod temos umas quantas músicas do melhor que Green Day sabe e consegue fazer:

Nice Guys Finish Last

In Punk Rock... Nice ... Guys ... Finish ... LAST! ^^



Hitchin' a Ride

Trouble Times... You Know I Cannot Lie...




The Grouch



Redundant



Walking Alone
Adoro este video x)



King for a Day

Aproveitem e vejam também o Shout nesse vídeo com a inevitável referênci a Monty Phyton com 'Always look on the Bright Sid of Life'

Aproveito para dizer que Ronnie Blake e Jason Freese são os maiores, são respectivamente o trompetista e o Trombonista/saxofonista(conforme) da banda.



Time of your Life

Versão 'Eléctrica'



Versão Acústica



Indo agora para o álbum Warning:

Blood, Sex & Booze




Church on Sunday




Castaway




Macy's Day Parade



Warning



And, Last but not the Least(adoro esta expressão xD)

Minority




Scattered


Nem acredito que me tinha esquecido deste clássico :x Muito obrigado ao Avelino por me ter lembrado ;)



O Renascer do Interesse(o assassínio)

Antes que me comecem a chamar nomes bonitos por começar a escrever algo com quem concordem aviso já que o título é irónico e tem a sua razão de ser, mas não está em nada relacionado com o trabalho criado pela banda, esperem e perceberão.



No Verão de 2003 deu-se início aquilo a que muitos chamam o renascer da banda, a banda entra em estúdio e começa a escrever aquele que supostamente seria o novo álbum que tudo apontava vir a ser intitulado de "Cigarettes and Valentines", no entanto o impensável acontece e as fitas-tape(originais em 'bruto') são roubadas e perde-se o trabalho de quase 6 meses, em vez de tentarem recriar esse material a banda simplesmente decide começar da estaca zero novamente mais convictos que nunca a fazer um bom trabalho, o resultado aparece em 2004, "American Idiot" saiu disparado da editora para o Nº1 do Billboard Charts. "American Idiot" foi 'registado' como sendo uma Opera Rock, na qual se retratava a história do controverso "Jesus of Suburbia". Mas isso fica para outra altura... E o facto é que o CD simplesmente arrasou, na palhaçada que são os Grammies a banda arrecadou um total de 7 prémios em 8 categorias... Renascer? Não...


Seguiram-se 150! concertos distribuídos entre America do Norte, do Sul, Japão, Austrália e Reino Unido, este último em particular onde reuniram uma audiência de 130.000 pessoas em 2 noites seguidas. Por esta altura dão aquele que foi votado na Kerrang! como 'O Melhor concerto na Terra', teve lugar no Milton Keynes National Bowl, o qual ficou simplesmente conhecido como o concertod o 'Bullet in a Bible', e que concerto foi carai!



Agora vamos á parte musical antes de entrar 'na confusão final':

American Idiot*:



Jesus of Suburbia:




Boulevard of Broken Dreams*:



Holiday*:



St Jimmy:

Tinha de ser :D Enumerem lá as 'semelhanças' x)



She's a Rebel:



Extraordinary Girl:



Wake me up when September Ends*:



Homecoming:

Das minhas favoritas ^^



Whatsername*:



Nota: As músicas marcadas com um (*) são músicas que não considero que possam fazer muita história como sendo das melhores, mas decidi colocar pois há muita gente que gosta.

Ora bem, chega de 'recreio', vamos ás coisas 'sérias':


Mais uma vez pergunto, Renasceram? E mais uma vez contra tudo e todos digo, NÃO!

Para mim isso é a maior palermice de sempre, uma coisa que não chegou a 'morrer' não pode renascer, os Green Day não morreram, o público é que perdeu o interesse neles mas, uma coisa não implica a outra, uma banda não morre só porque as pessoas são idiotas(aqueles que se sentirem ofendidos é porque a carapuça serve, não estou a apontar) e seguem as opiniões de tipos que passam a vida a escrever colunas em revistas de música, e agora dizem vocês: "Ok, mas se eles escrevem essas colunas é porque são entendidos na matéria certo?" E eu digo, sim mas, antes que o vosso sorriso vos rasgue a boca de tão grande que é, pensem desta maneira: Vocês deixariam outra pessoa escolher por vocês a pessoa de quem gostam? Logicamente não, tão pouco ligam à opinião dessa pessoa se realmente gostam da miúda.

Na música deve-se aplicar também esta maneira de pensar, deve-se... Porque não se aplica... A banda é a mesma, as pessoas também, os 'espertinhos' das grandes revistas também, então como se explica que de um momento para o outro haja este 'Boom'? Se a banda não muda nem as pessoas... Então são os 'espertinhos' que falaram bem... E foi:

http://www.rollingstone.com/artists/greenday/albums/album/6489114/review/6477969

Divirtam-se...

Parti-me a rir na parte do: " But aside from that, Idiot does a fine job of revving up the basic Green Day conceit" Que faz um tipo pensar, "Mas estes gajos saberão as palermices que dizem?" E porque digo eu isto? Não sou nenhum 'letrado musical' nem tão pouco dedico a minha vida toda à música (apenas grande parte dela) mas sei umas quantas coisas que me permitem afirmar que "American Idiot" não ressuscita absolutamente coisa nenhuma, os Green Day dos "Warning" são os mesmos do "American Idiot".

"Ah e tal, mas mudaram o estilo..." E aí eu digo, BINGO PORRA! Adquiriram um estilo talvez mais agradável para a generalidade das pessoas mas a musicalidade é a mesma, a atitude é a mesma, tenho uma colega coitada que olhou para o Billie Joe na capa do Shenanigans e olhou para uma foto dele recente e soltou a seguinte observação "Ah... O Billie Joe é mais lindo *.*!" Which proves my point: Ainda há muita gente que 'ouve com os olhos', aquilo que nos agrada visualmente é o que gostamos mais de ouvir por vezes, se assim for, Green Day se me estão a ouvir(NOT!) metam a Pamela Anderson como pandeirista e tornam-se na maior banda de sempre :D(NOT!)






X





A questão que reside é que as pessoas foram, são e sempre serão influênciadas e isso numa banda como Green Day não resulta... São uma banda que ao início produz um estrondo tremendo e abanda com tudo mas mantém-se fiel a esses princípios alterando-os pouco ou nada... E isso acaba por aborrecer as pessoas, aborrecimento esse que erroneamente as induz no pensamento incorrecto de "Green Day está a morrer" quando na verdade não está, está tão vivo como há 20 anos (não sei se já tinha mencionado mas estes 'putos' já levam 20 anos de música às costas) mas as pessoas habituaram-se a isso e querem algo diferente que eles não podem nem querem dar, eles querem dar os mesmos Green Day revoltados, bem dispostos, palermas em certo ponto que eram há 20 anos, a isso apenas juntam 20 anos de experiência e alguns sentimentos que com os anos se foram manifestando (quando começaram a banda eram 3 solteiros que só queriam gajas, hoje são 3 'homens de família' com as suas responsabilidades) no entanto isso não os torna mais ou menos Punks do que eram em '94.

Lembro-me vagamente de na primeira parte o Higuita ter dito: "Comercial? Não... Fase terminal de uma grande banda." Concordo com a primeira parte, discordo da segunda, não se pode chamar terminal a uma coisa que ainda vai a meio (apraz-me pensar que se calhar nem a meio vai :D).

Agora vem a altura crucial, tomando Ramones e Sex Pistols por base, será Green Day realmente Punk? E agora é o momento em que uns quantos gajos ponderam se eu estarei louco, ao que eu respondo com:


(não liguem ao vídeo, apenas á música)

E ai de quem, repito AI DE QUEM, me venha com o Pop-Punk, estamos a tratar de punk, quero lá saber se é rock, pop, core, etc, por mim até podia ser Gay Punk se tal existir, estamos a falar do 'Punk' e aí meus amigos, digam o que quiserem, atirem-me à cara com o que quiserem mas Green Day é Punk e vão ter de se aguentar com isso, doa a quem doer, talvez não tenham abanado o mundo da mesma maneira que os Sex Pistols o fizeram, mas também convenhamos Green Day pretendia realmente mudar alguma coisa(ou pelos menos parte), já Sex Pistols foram sem dúvida o golpe públicitário mais bem montado de sempre, ATENÇÃO, se apanho alguém a dizer que estou a desvalorizar Sex Pistols juro que o esfolo vivo. Sobre isto falaremos noutro dia. ^^

Os dias de hoje não são os dias de '74, nem em termos de sociedade nem de valores... Eram épocas diferentes, nas quais havia uma definição de Punk que talvez seja diferente, mas o certo que é Green Day na sua era são tão Punks como Sex Pistols ou Ramones nas suas respectivas, Period!

Green Day á sua maneira mudou o mundo de muita gente (o meu mais que muito se calhar, basta olharem para o meu nick) tal como SP, ou Ramones, ou The Clash fizeram, e tendo em conta que os Green Day se 'construiram' em cima dos pilares do que outrora foram os Sex Pistols, os Ramones, os The Clash ou Iggy Pop & The Stooges, dizer que Green Day não é Punk indirectamente significa que nenhum dos grupos supra mencionados também não o são, o que sendo dito era uma bacorada genial.

Não pretendo com este post colocar em comparação Green Day com as 'grandes lendas' do Punk, é a mesma coisa que tentar comparar o Pelé com o Van Nistelrooy, impossível... Jogaram em épocas diferentes, cada uma com a sua maneira de jogar característica, se colocássemos o 'Nistel' a jogar no tempo do Pelé e esta hoje em dia o resultado seriam 2 nabiças, não tenham qualquer dúvida, aconteceria o mesmo com Green Day e por exemplo Sex Pistols, naquela altura o Punk dos GD não teria sentido tal como o dos SP não o teria hoje em dia, são tempos diferentes, com 'necessidades' diferentes, hoje em dia não precisamos dos extremismos dos Pistols ou das 'confusões' dos Clash... Os tempos são outros, bem como os costumes e as liberdades, nos 70's era tudo muito diferente, era preciso algo que agitasse o mundo, foi o que esses grupos fizeram, hoje em dia o mundo precisa de continuar a ser agitado, mas não pode ser por pessoas que já não são desta 'geração', ninguém melhor para falar do mundo 'actual' do que aqueles que nasceram nele, e aí... Sex Pistols, Ramones, The Clash, Iggy Pop & the Stooges, Dead Kennedys, The Adicts, The Avengers, Talking Heads, já continuava com isto e parava com a listagem não? x) Onde, ia? Ah sim, nenhum destes grupos consegue falar de forma eficaz de uma geração que não é a sua... Para mim eles constituem a primeira 'horda' do Punk, a onda inicial, situo os dias de hoje como pertencentes à segunda 'horda' com bandas como os 'Green', os Bad Religion, os Millencollin, os NOFX, os Pennywise, Offspring, Suicidal Tendencies, Rise Against, os Blink 182 ou os Anti-Flag, e ai de quem me venha dizer que algum destes não é Punk que apanham com outro testamento x)

Em suma, não pretendo dizer que Green Day é mais Punk que qualquer uma das bandas da primeira 'onda', apenas quero que sejam tratados pelo que são, A F'N PUNK ROCK GROUP, doa a quem doer.

Agora vem a pergunta: "E porquê aquilo de "(o assassínio)" no sub-título'"

E eu com uma grande lata respondo, por razão nenhuma, apenas para vos deixar curiosos x)

Não, estou a brincar, chamo-lhe assassínio porque a banda entrou numa fase em que muita gente gosta dela porque 'está na moda' e isso é algo que eu pelo menos nunca apreciarei, se calhar tinha sido bem melhor quando apenas quem realmente gostava ouvia porque queria ao invés de ouvir "porque sim e porque está na moda..." Mas pronto nem tudo é perfeito :P Os Green Day estão aí para ficar, com este post tentei apenas 'defender' aquilo que muitos 'massacram', espero ter-me saído bem :$ Já não aguentava ficar calado e ouvir gente e mais gente a falar mal de Green Day e a chamar-lhes punk posers, eles que são simplesmente a minha 'Lifetime Band'...

Citando e modificando Terry Bolea "Paranoia is Running Wild, The question is: What'cha gonna do when Paranoia strikes you right in the face?" :D

Agora, são exactamente 2 da manhã por isso vou dormir x) A ver se esta malvada dor de costas passa... Já é a segunda noite que me 'custam' mas não me queixo :D Há muito que não me entusiasmava a escrever algo ^^ Arigatou Gozaimasu ^^

Beijinhos e Abraços

Jimmy



Página Inicial
Anonymous Anónimo: gand post... sem duvida, mas penso ke aki devias colocar a scattered também, é a minha preferida do nimrod, sem dúvida! abraço, gd é um mito!;) 09/01/08, 20:32  

Blogger Frankie McMurphy: O público pede, o Jimmy dá, quando vier colocar o resto do post juntarei esse vídeo então ;)

Cumprimentos e obrigado pelo comentário. 09/01/08, 20:56  

Blogger Lex: Grande post (em ambos os sentidos :-) ).
Gostei especialmente da parte em que referes as diferenças entre o punk dos 70's e o de agora - ao que eu chamo nu-punk, em analogia com o nu-Metal. Os teus argumentos conseguiram de certa forma demover-me de iniciar o meu comentário com "estás a desvalorizar Sex Pistols". Mas... no entanto e contudo... e precisamente porque cada coisa tem/teve a sua época, continuo sem poder considerar Green Day como punk puro. É antes um filho desse punk, vá lá. Evolução natural das coisas.

Mas não nego que por detrás desta categorização que lhes faço esteja uma certa aversão - nem sei se já por aqui referi isto.
A culpa não é da banda... é da saturação. Graças ao massacre por parte das rádios, que aquando do lançamento do último álbum passavam a "Wake me up..." e a "Boulevard..." até à exaustão, pura e simplesmente não consigo ouvir essas músicas sem um esgar de dor. E, por arrasto, qualquer uma que me soe a GD. Isto é como com a comida: podes gostar imenso de toucinho do céu, mas se to derem a comer todos os dias, várias vezes por dia, ao fim de um tempo já não podes nem cheirá-lo. Foi o que aconteceu, mas a culpa não foi do desgraçado do toucinho. :-P 10/01/08, 09:18  

Blogger Higuita: De facto, um enorme post.
E enorme, em qualidade. Não sou apreciador de Green Day na sua suma, porém acho que eles merecem o seu valor reconhecido.
E sim, os valores são outros que a 35 anos atrás... Não se pode exigir que ambos façam as mesmas coisas, a música avançou, contudo o Punk ficou presente no coração e no espírito dos GD, mas numa maneira mais moderna...
Não é possivel ser-lhe negado o facto de serem a maior banda Punk na actualidade, talvez não seja muito dificil, mas eles foram de facto um mito.
(HIGUITA SEX MACHIIIINE!!) 10/01/08, 11:23  

Anonymous Anónimo: "Os dias de hoje não são os dias de '74, nem em termos de sociedade nem de valores... Eram épocas diferentes, nas quais havia uma definição de Punk que talvez seja diferente, mas o certo que é Green Day na sua era são tão Punks como Sex Pistols ou Ramones nas suas respectivas, Period! "

Eis como se estraga um post com uma barbaridade, não leves a mal jovem, mas nem te passa pela cabeça sobre o que estás a falar...

Tirando isso, gostei imenso.

Acho que o blog agora, com a equipa mais reduzida, mas todos a trabalharem com gosto, está muito melhor.

Força Nisso 10/01/08, 11:59  

Blogger Frankie McMurphy: Anónimo das 11:59 compreendo o teu ponto de vista, talvez no calor do post possa ter sobrevalorizado em parte os Green Day.

Quando mencionas que nem me passa pela cabeça o que estou a falar... Pá poderás ter alguma razão... Sou o 'puto' mais novo aqui, sou o que nasceu mais tarde, sou o que apanhou a Segunda Onda do Punk no seu 'esplendor' pelo que é normal que conheça melhor esta.

O que sei da primeira vaga de Punk Rock foi o que li, ouvi e vi em livros/sites, músicas e vídeos respectivamente, logo os meus conhecimentos não são exactos nem totalmente 'supremos', tenho as minhas lacunas que com o tempo tento fazer de tudo por corrigir. Acredita, é difícil para alguém que constitui uma 'minoria' sentir-me minimamente motivado a falar sobre tal tema, podia falar de Rock ou Metal que parecendo que não estão mais na 'berra', falar de Punk implica um enorme conhecimento das duas épocas, conhecimento esse que em parte pode ter as suas lacunas que com o tempo farei de tudo para preencher, mas por agora decidi 'correr' o risco e mesmo com as 'falhas' que me foram apontadas dei o corpo 'ás balas', estava simplesmente farto de ver gente a 'desvalorizar' a banda com os termos 'pop-punk'; 'morte', 'comercialismo' e afins. Para alguém que os ouve há 11 anos e os tem numa perspectiva muito próxima e pessoal custa...Custa mesmo muito...

Citando alguém que agora não me lembro: "It's a 'Dirty Job'... But Someone has to Do It!"

Espero não ser mal interpretado, cumprimentos ;) 10/01/08, 19:29  

Anonymous Anónimo: Bem, se te "espalhas" um bocado naquilo que escreves, voltas a recuperar tudo na resposta que me deste.

Compreendo o teu ponto de vista e as razões que te levaram a afirmar isto, mas tens que lembrar que na maior parte das vezes quem te está a ler, não sabe se tens 15 anos, 20 ou 30, faço-me entender? Por acaso devido a essa frase ou parágrafo que eu comentei, imaginei que fosses mais novo, daí te ter chamado jovem ;)

Vamos por a coisa em perspectiva, inicio dos anos 70, a onda hippie já está a dar o berro, o paz e amor são agora diluidos numa colher de sobremesa, com heroina, gotas de limão, uma chama por baixo junto com agulha e uma seringa.

Londres e a Inglaterra em geral fervilham com o fim dos Beatles, mas no entanto há uma nova vaga, desencantada com o falhanço do passado recente, mas no entanto enérgica e muito imaginativa.

Há que reparar, neste caso dirigindo-me concretamente à que é para mim a grande banda punk de sempre, os Sex Pistols, que os mesmos em si, não fazem mais que dar voz a toda uma geração cujo lema agora em vez de Paz e amor é, "No future".
Mas não se pense que o sucesso dos Pistols, tivesse sido possivel sem outras pessoas entrarem no barco, procura o nome de um senhor chamado Malcolm Mcdowell e de uma senhora chamada Vivienne Westwood, procura as suas ligações aos Pistols, perceberás melhor o que quero dizer.

E não esquecer nunca, para além dos já por ti citados Ramones, uma banda que é sinónimo de genuine punk e se chama The Clash.

Um abraço 11/01/08, 11:06  

Anonymous Anónimo: eheheheh
thnks!:P
penso que tens um post bastante bem elaborado sobre gd, coisas até ke desconhecia...
mas knto akelas pessoas k criticam, apenas digo, como tu disseste, gd já têm mais vinte anos em cima e não continuam a ter os mesmos desejos que na altura, cresceram, tal como nós quando os ouviamos e penso que é mt bom a banda entender isso, tal como disse billy joe, o seu envelhecimento, "estou a entrar na meia idade, este novo album, tem que ser algo que seja sincero, que eu sinta..." continuam os mesmos tolos que eram, mas mudaram um bocado o estilo, porque não têm aquela idade, pensam de forma diferente...
mas sobretudo neste ultimo album, vejo uma composição fenomenal, musicas com enorme sentimento atrelado, é bom saber que há bandas punk ke nos conseguem sensibilizar, pois em outra não me diria tanto as letras, e isso é que é fantastico... umas letras a acompanhar uma grande qualidade sonora!
e deixo-vos com uma frase que tomo como referencia do billy joe aquandolhe fez referencia do tempo que a banda tinha, ele apenas diz que em vinte anos:
"the second day is always better than the first!"
abraços! 26/01/08, 17:21  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter