Guitar's Battle
publicado por Diogo Azevedo

Hoje não estava com tema para escrever quando me lembro de pegar na guitarra e tentar tocar algo simples, e desde já posso dizer que tenho 2 semanas de treino, por isso tentei tocar algo diferente, algo do género “rock”. Nunca me lembrei de tocar algo como Guns ou Led, mas sim algo como Dead Kennedys, Sex Pistols e Nine Inch Nails…
O que isso interessa para as vossas vidas? Tipos de guitarristas… Algo que é uma discussão sempre que a questão é posta na mesa. Uns dizem que o Jimmy Page é o melhor, outros que dizem que é o Slash, outros que dizem que é o Matt Bellamy e outros que dizem que o melhor é o Satriani… Mas vou começar por dizer que não há melhor para mim, mas sim grandes guitarristas, até porque para um guitarrista ser completo, é preciso saber fazer as composições…

Vou começar pelos mais conhecidos: guitarristas de solos rock. Este é o tipo de guitarrista que é mais apreciado pelos apreciadores do instrumento propriamente dito e mais ignorado por aqueles que gostam mais de coisas fora do comum… Um solo bem sacado, o sentimento transmitido e a técnica são os maiores trunfos deste guitarrista que toca como se cada dedo fosse um organismo independente, mas com uma coordenação perfeita (no caso dos bons guitarrista). Exemplos são Jimmy Hendrix, Steve Vai e Jimmy Page.

Na mesma linha, um tipo de guitarrista que não tem fronteiras, que tem atitude e técnica, os guitarristas de Metal. Estes guitarristas chamam solos de 5 segundos com 20 notas um figo, criam riffs que só dá para serem acompanhados por uma cabeça a abanar, se não houver mais gente no quarto. Grandes exemplos são Michael Amott, Jesper Strömblad e Kirk Hammett.

Agora falo do estilo mais antigo desta lista: Blues. Derivado do Jazz, este estilo de música conta com solos improvisados em muitos dos casos, é um estilo em que a guitarra é uma arte e que serve para canalizar os sentimentos. Vejam o caso de Stevie Ray Vaughan e B.B. King…

Guitarristas Punk. O nome diz tudo! Atitude de rufias, técnica duvidosa muitas das vezes mas a sua forma de tocar guitarra algo desajeitada muitas vezes consegue fazer uma música sem grande aparato num hino. Ouçam as grandes músicas punk anteriores a 1985 e constatam que apesar de tosca, a guitarra é marcante e espectacular. Exemplos são Joe Strummer, East Bay Ray e Steve Jones.

Guitarrista rítmico. Muitas vezes o "coitado" da banda, aquele que não dá nas vistas e que se esforça ao máximo para não falhar um acorde. Muitas vezes a qualidade deste guitarrista é quase tão boa como a do guitarrista principal, mas como se costuma dizer:"alguém tem de o fazer...". Não são precisos exemplos pois o que não faltam são guitarristas rítmicos. (em caso de dúvidas, é aquele que sua mais e que metade das pessoas não sabem quem ele é)

Guitarristas de composição musical. Vou explicar para não virem cá dizer que estou a dizer que os outros não compõem as suas músicas. O que estes guitarristas têm de tão especial é que utilizam a guitarra como parte integrada na música como uma ferramenta e não como um instrumento, sem abusar dos solos, usando por vezes acordes em situações que se era de esperar um solo, ou até tocar os acordes nota a nota… Muito utilizada na música alternativa, esta técnica é praticada por nomes como John Marr, Matt Bellamy e por centenas de outros músicos britânicos, e a partir destes nomes podem ver do que falo…

Agora o estilo mais recente da lista e que escolhi para acabar: Guitarrista experimental. Este tipo de guitarrista não espera fazer maravilhas técnicas, mas sim maravilhas sonoras. E estas maravilhas podem provir de efeitos, afinações e até a forma de tocar diferente marcam a diferença. Uma boa opção para aqueles que não querem tocar solos tradicionais e que têm guitarras baratas, como aconteceu com o melhor exemplo para este tipo de guitarrista, a dupla de guitarras dos Sonic Youth.


Por hoje chega de falar de guitarra, apesar de não falar de todos os tipos de guitarristas, temos alguns dos estilos gerais, mas a tom de curiosidade digam que guitarristas são ou que pretendem ser!



Página Inicial
Anonymous Anónimo: os guitarristas ritmicos algumas das vees sao os genios por trás das bandas.
o Izzy stradlin é exemplo disso mesmo.
juntamente co axl rose, foi o principal compositor da banda, e escreveu tamem boa parte das letras.
(daaí desde a saida dele os guns terem vindo a baixo) 10/01/08, 23:02  

Blogger Aza Delta: nao referiste aí os guitarristas de jazz 12/01/08, 01:35  

Blogger ZePedro: Nos rítmicos, temos por exemplo, o Rudolph Schenker dos Scorpions, que sem ele não haia Scorpions, e têm toda aquela atitude. Nos de solo, acresentava só o Petrucci, pois o nome dele ultimamente têm andado nas bocas do Mundo.

Caro Aza: O Didi T só meteu aqui alguns, não todos os tipos! ;) 12/01/08, 16:34  

Anonymous Anónimo: podes-me dar exemplos de guitarristas experimentais??? sff... 12/01/08, 19:12  

Anonymous Anónimo: Já dei o exemplo dos Sonic Youth, mas outros exempls são guitarristas de bandas como os Mogway e Cocteau Twins, tal como Tom Morello, o mais conhecido deste lote. O que fazem com a guitarra é algo de diferente, criando novos efeitos, como de outros instrumentos, arranhadelas no vinil, entre outros... Algo que admiro muito nos guitarristas, pois eu não admiro grandes guitarristas, que façam grndes solos, que ponham o público em delírio, que me faz tudo menos isso. Quero é que me surpreendam, seja com acordes, solos harmónicos ou uma simples nota que seja no mínimo imprevisível.

Desculpa não responder antes mas "profissionalmente" tive um "problema". 17/01/08, 21:37  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter