An Ideal For Living
publicado por Diogo Azevedo

Grande parte das grandes bandas tem um líder carismático, aquele que fica com os louros da banda e que “leva com as gajas”, como costumam dizer as rock bands… Essas estrelas acham que cintilam mais e procuram algo “mais grandioso”! Uma carreira a solo. Aí acaba a história e começa a palhaçada…

Vamos para os primórdios. Beatles, para alguns a melhor banda de sempre, banda que conseguia uma recepção que só é equiparada ao Tony Carreira (não malhei nos Tokio Hotel!!!), algo como “John Faz-me Um Filho” e desmaios misturados com gritos histéricos. Vejam vídeos para verem que não estou a gozar! Os dois maiores egos, Paul McCartney e John Lennon desentenderam-se e optaram por separar os seus rumos. Cada qual seguiu a sua carreira e nenhum conseguiu algo equiparado à banda original, como dá para reparar no decurso da carreira de ambos, em que as vitórias eram poucas e o sucesso começara a desvanecer, especialmente para Paul. John Lennon casou com Yoko Ono e formaram um casal estranho e peludo, que conseguiu algum sucesso, especialmente com a música “Imagine”, e foi assassinado por um fã no aeroporto numa recepção “calorosa”.

Outro exemplo é dos Velvet Underground, uma das minhas bandas favoritas que começou nos 60s, banda que foi ajudada pelo lendário Andy Warhol e que definiu a margem entre o rock e o alternativo. A banda consistia na sua polpa pelo Lou Reed e pelo John Cale, mas devido ao feitio de Lou, a banda desmembrou-se, chegando ao ponto de despedir Andy Warhol de manager. A carreira de Lou Reed nunca atingiu o estatuto dos Velvet Underground, muito menos a carreira de John Cale, que até vem a Famalicão dar um concerto :D . Apesar de Lou Reed ter o nome na música como um dos grandes, foi quase totalmente por parte da sua banda.

E um grande exemplo disto tudo: Black Sabbath! Quem imagina que a carreira de Ozzy Osbourne já foi respeitada? E sim, ele já foi o vocalista de uma banda não mainstream! Os Black Sabbath são uma das grandes bandas. Ninguém o pode negar. Eu aceito que os Led Zeppelin são das melhores bandas de sempre sem nunca ter conseguido ouvir uma música deles até ao fim com atenção. Agora a carreira de Ozzy é uma verdadeira palhaçada, com Reality Shows, músicas hard rock com espírito pop. É triste ver um velho que tem a mania que é rebelde e enterra-se sempre que abre a boca.

Outro exemplo é Robert Plant. Desde os Led o que fez? Nada digno do nome da sua antiga banda, e até conseguiu chamar os Radiohead “m**** que rima”. Que moral que tem alguém que fez um dos duetos mais reles que já vi. (Se rimasse poderia ter talvez tanta qualidade como os Radiohead… Jerk!).

Para acabar, o meu exemplo preferido, que é uma das bandas que mais odiei e agora adoro, The Smiths, banda que continha Morrisey e Marr. Estes dois egos juntaram-se para criarem a combinação brit-pop perfeita: música por Marr e letras por Morrisey. Enquanto estavam juntos, as músicas eram boas tanto musicalmente como na sua mensagem. Adivinhem: zangaram-se! É de salientar que o Morrisey consegue ser mais vedeta que David Beckham, com pérolas como dizer que Inglaterra foi invadida por imigrantes e já não se vê ingleses. Pode ter razão, mas digo desde já que ele vive em Itália. Agora musicalmente a sua carreira a solo é um vestígio dos Smiths, em que apenas a voz consegue ser igual, apesar de ter bastante sucesso a solo. Já o John Marr fez algo mais digno: ajuda bandas, aconselhando-as e bem, e faz parte do conjunto Modest Mouse, que ganhou instantaneamente qualidade nos arranjos. Coincidência? Outra banda que teve ajuda deste Senhor foi Radiohead, que tem-no nos agradecimentos pelo seu trabalho na parte de cordas do último álbum.

Como dá para ver, egos grandes demais são esmagados quando se vêem sem apoio. A fronteira do grandioso e do ridículo é um fio de nylon.



Página Inicial
Blogger M. Striker: Di Di T, adoro as tuas crónicas sobre música (1000x melhores que as que versavam o wrestling ;)
A linha sobre Ono e Lennon é brilhante!

Dou-te outro exemplo flagrante: The Pixies. Bem que o Frank Black pode cantar as 7 ventos que ele ERA os Pixies, mas a sua carreira a solo não é 1/10 dos anos em que esteve com Lovering, Deal e Santiago.

Uma nota: não sabia que o Morrisey detestava imigrantes, nem que o Plant achava que os Radiohead eram uma merda... Qd é q eles disseram isto?

Abraço! 31/01/08, 23:43  

Anonymous Anónimo: Uma nota: não sabia que o Morrisey detestava imigrantes, nem que o Plant achava que os Radiohead eram uma merda... Qd é q eles disseram isto?"

Isso do plant foi ainda em janeiro, disseram que o viram num bar, nos copos a dizer que eles eram uma merda, mas tendo em conta que foi uma noticia do The Sun....... 01/02/08, 10:03  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter