Mark3r nos timpanos-Walls of Jericho
publicado por Anónimo

Comece-se logo com um video para que se perceba o que aí vem:



Estava eu há cerca de uns 2 meses atrás numa rara incursão pelo MSN, quando um amigo me deu o link para este video, dizendo-me algo como, "não és tu que gostas de barulho?Então vais curtir isto".
Tenho a sorte (ou azar, depende da situação) de ter amigos que me conhecem bem, do video passei para outro, a seguir para a história da banda, depois para a sua discografia, o resultado tem sido puro vicio e como sempre quem aqui me lê vai apanhar com mais uma banda marada que ninguém (quase) conhece.

Aproveitemos para um momento de história, muita gente ouve falar em Jericó, ou nas famosas paredes de Jericó, mas quase ninguém sabe a que se refere, basicamente refere-se sempre a destruição, a devastação, conte-se a lenda:
Jericho em hebraico. Yərîḥô em árabe antigo, Yareah em grego, refere-se a uma cidade que ainda hoje existe situada perto do rio Jordão, onde é hoje a Palestina.
Acredita-se que tenha sido uma das primeiras cidades de sempre a ser criada, pois há registos da mesma (tanto arqueológicos como escritos)que datam do ano 9400 AC.
Tudo isto seria muito interessante, mas não o suficiente para lhe dar tanta fama, a celebridade desta pequena cidade (hoje com não mais de 20,000 habitantes) deve-se à biblia, a história da mesma aparece no antigo testamento livro de Joshua.


Comecemos pela libertação dos Judeus em relação ao jugo egipcio, para quem não sabe os Judeus eram um povo escravizado pela civilização egipcia, até que Deus aparece a Moisés e lhe ordena a libertação do seu povo dizendo que eles eram os escolhidos, que deviam partir rumo à terra prometida, a terra que Deus tinha guardado para eles.
Ainda que haja nos dias que correm grande especulação sobre o faraó egipcio reinante na altura, tudo aponta para que fosse Ramses II, há quem garanta que fosse Tuthmose III, mas isso também não é muito importante.
O povo Judeu atravessou o Jordão e começa a tentar instalar-se nas terras que por direito divino diziam ser deles, Jericó era uma cidade egipcia e bem importante na altura diga-se, caracterizava-se por ser inexpugnável (não sabem o que quer dizer? meus amigos, "googlem" Priberam e vão ao dicionário), devido às suas paredes fortificadoras que a protegiam virtualmente de qualquer ataque ou tentativa de invasão.


Com a morte de Moisés, o seu sucessor, Joshua (Josué), segue as últimas palavras que supostamente Deus teria dito a Moisés, dando como ponto de referência para a terra prometida: "E Moisés subiu das planicies de Moab até ao monte Nebu, que ficava mesmo acima de Jericó e aí lhe mostrou toda extensão de terra, até onde a vista alcançava)
(Deuteronomy 34:1)

Durante muitos anos os filhos de Israel montaram cerco a Jericó, sempre sem sucesso, pois era impossivel lá entrar, segundo consta a lenda sete cercos diferentes foram feitos ao longo dos anos, até que a ira de Deus lançou um tremor de terra com intensidade tal que a cidade de Jericó ficou finalmente exposta para que os Judeus pudessem finalmente entrar e ocupá-la, após isto e já em posse da cidade, Joshua amaldiçou-a; "Amaldiçados serão todos os homens que perante Deus, tentem reconstruir esta cidade de Jericó, quem o tentar terá o seu primogénito morto e se ainda conseguir colocar-lhe portas, terá o seu filho mais novo também morto"(Joshua 6:26)

Esta maldição parece realmente ter dado resultado, pois se atentarmos ao Livro dos Reis, alguns séculos mais tarde, um homem de nome Hiel of Bethel, reconstruiu a cidade e em troca perdeu o seu filho mais velho e o mais novo também.

A cidade aparece também citada algumas vezes no novo testamento, fazendo referências a que Jesus terá curado por milagre dois cegos, quando ele e seus discipulos saíam de Jericó.
Tanta conversa, tanta história secante, talvez, mas há quem goste, isto serve para demonstrar que quando se fala em Jericho, fala-se em destruição, em guerra, em ira divina.

Walls of Jericho, banda oriunda de Detroit, formada em 1998 (sim já cá andam há uns anos), composta por Candace Kucsulain na voz, Mike Hasty na guitarra, Dustin Schoenhofer na bateria e mais dois ou três membros flutuantes, pois a banda tem tido dificuldades em manter-se junta, tendo inclusivamente estado parada entre 2001 a 2003.

Walls of Jericho é considerado Metalcore, pessoalmente acho um rótulo pesado demais, é um hardcore mais esgalhado, na onda de uns Madball, Hatebreed, Sick of it all, ou mesmo dos portugueses 31, Pé de Cabra ou Mata Ratos se quisermos ir ainda mais atrás no tempo.

O que cativa na banda é realmente a energia, Candace é uma vocalista que se adapta nas calmas (apesar de calma e Walls of Jericho na mesma frase não fazer muito sentido), ao som super agressivo da banda, as letras são totalmente punk (eu acho que esta banda é punkcore, mas todos me dizem que não, o Jimmy que se pronuncie), enfim, são grande malha.


Todos os temas apresentados neste post são do álbum de 2006 With Devils amongst Us All, mas a discografia da banda conta com:
A Day and a Thousand Years (EP)-1999
The Bound Feed the Gagged- 2000
All Hail the Dead-2004
With Devils Amongst Us All-2006

Para terminar, uma pequena homenagem ao mais novo cronista do Galaxia Wrestling, que assina como Trigger e se despede sempre do pessoal com o nome deste tema, considerado um dos hinos da banda:



Apanharam com o Mark3r outra vez, até para a semana.

Escolha da semana:
We don´t need nobody else, dos Whipping Boy, provavelmente a banda mais desprezada da década de 90, se possivel arranjem a letra disto, é a degradação total da relação entre duas pessoas.



Fikem bem, sempre bem



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Caro Mark3r, eu sou o tal anónimo que fez que o meu caro se referisse a mim no seu post da semana passada, compreendo o que disse, peço desculpa aos membros do blog que ofendi.
Mas gostem vocês ou não, depois das minhas palavras, esta foi a primeira vez neste blog em que vi todos os dias da semana com uma crónica, por isso antes de me criticar (o que percebo perfeitamente, pois um lider defende sempre as tropas até à morte), repare se as minhas palavras tiveram efeito ou não.

Sobre o post, jamais consigo ouvir este tipo de banda, jamais me adapto ao barulho que nas ultimas duas semanas o caro Mark3r aqui nos divulga, mas há que encontrar e pérola, essa é a lição de história que o Mark3r dá, dificilmente se encontra uma cultura geral tão vasta, que permita num blog de musica contar o que você conta, ainda que, tenho que acrescentar com muitas imprecisões.

Não vou corrigir, porque é redundante, penso que aqui anda um público mais novo, se lerem o que escreveu e mantiverem isso como cultura geral, você terá prestado um serviço à cultura de quem o lê...

Na escolha da semana, isso sim, recordar uma banda que não tinha lugar, pois a fatia irlandesa já era ocupada pelos abjectos U2 e pelos aceitáveis Cranberries, da fantastica Dolores.

Este blog como dizem agora "está lá", equipa reduzida= qualidade. 13/01/08, 16:25  

Blogger Dexter: não conhecia walls of jericho e estou impressionado! 13/01/08, 18:42  

Blogger Unknown: Já há um que gostou, missão cumprida, hehe. 13/01/08, 20:22  

Blogger Lex: Eis novamente os female grunts em destaque, eheh.
Havias de gostar de uma banda que ainda ontem vi ao vivo: Decadence. Depois de os ver fica no ar a pergunta "como é que de uma moça tão enfezadinha sai uma voz tão poderosa?" Falta-lhe 'um bocadinho assim' para a miúda estar ao nível de uma Gossow, mas vai no bom caminho.

No caso dos Walls of Jericho... já são 'core' demais para o meu gosto, infelizmente. Tenho vindo a descobrir que cada vez aprecio menos esse sub-género... Paciência. Há cada vez mais quem goste, para compensar. :-) 13/01/08, 23:01  

Blogger ToNiMaN V1: descubri walls of jericho como tu eeheheheheheh, o percurso tb e igual 14/01/08, 13:18  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter