... and Metal for All: Ava Inferi
publicado por Lex

"And now, for something completely different".

Já será conhecida de alguns a minha aversão a rótulos, porventura. E se não sabiam, ficam a saber: não me agrada muito engavetar bandas em sub-géneros de Metal, acho redutor e pouco rigoroso e, mais que isso, difícil, em muitos casos. Mas reconheço haver uma certa necessidade de o fazer, para bem de quem procura alguma referência num som novo. "Isto é parecido com o quê?", "Que tipo de som fazem...?" Perguntas importantes para muitos dos que gostam, como eu, de descobrir coisas novas para ouvir. Só que eu, pessoalmente, não ligo muito a sub-géneros. Metal é Metal e pouco mais me importa. Manias minhas, enfim.

Porque faço um esforço por deixar aqui essas referências, esta semana tive uma dificuldade extra em explicar o que é isto que vos trago. Principalmente porque tenho grandes dúvidas se se insere sequer no Metal... Acho que o único ponto em comum que esta banda tem com o género é a presença de Rune Eriksen, guitarrista dos Mayhem, e da sua digníssima esposa, Carmen Simões, colaboradora no recente Under Satanae dos Moonspell. Portanto já podem ver como é ténue essa ligação.

Eu disse na minha primeira crónica que vos traria tudo o que tivesse a ver com Metal... Depois abri uma excepção para despejar as minhas impressões sobre o sublime concerto de Corvus Corax... E hoje abro outra excepção, porque acho que este é um projecto que merece ser conhecido, e que inclusive tem bastante potencial para ser do agrado de quem cá costuma vir em busca de Metal. Porque a Música não é estanque e tudo se pode interligar (até "Música no Coração" e um festival de Metal, vejam só...!), apresento-vos os Ava Inferi.

Digo-vos, para começar, que isto é do melhor que a produção nacional tem posto cá fora. Não esperem no entanto grandes guitarradas nem baterias sempre a abrir. Hoje convido toda a gente a uma pausa para meditação. "Ehh, que monumental seca!", ouço eu aí ao fundo... OK, é justo, pois há uma opinião mais ou menos generalizada de que o que é mais calmo não é tão bom, mas primeiro escutem e só depois julguem. Eu, que dou quase sempre prioridade a coisas mais animadas em relação às melancólicas, gostei disto sem grande esforço, portanto é porque deve ter alguma coisa de especial... Em último caso podem sempre deixar o vosso tédio registado nos comentários.

Ava Inferi surgem-nos como um cruzamento entre dois 'lados sombrios' diferentes: o nórdico e o lusitano. Talvez não seja a posição oficial da banda mas eu sinto ali imenso Fado, principalmente veiculado pela belíssima voz da Carmen, mas ajudado igualmente pela presença não de uma guitarra portuguesa, mas de uma guitarra e teclados que de certa forma lhe vão buscar a essência. Só ouvindo para sentir.
Há quem lhes chame gótico ou doom (ou ambos), mas pessoalmente não os vejo semelhantes nem a uns Fields of the Nephilim para serem góticos, nem a uns Before the Rain para serem doom... Fica ao critério do freguês, é o que melhor vos convier. O que me interessa a mim é a música.
Desde a sua formação em 2005 lançaram dois álbuns com uma rapidez invulgar: "Burdens" em 2006 e "The Silhouette" em 2007. Nota-se uma certa evolução de um para o outro, mas em ambos se pode encontrar a mesma (boa) qualidade sonora.
Conhecendo minimamente os Mayhem, não deixa de ser surpreendente como pode toda esta suavidade e beleza serena vir da mesma fonte de tanta fúria. Rune Eriksen (mais conhecido por Blasphemer na sua outra banda) usa este projecto paralelo como catarse para o seu lado mais negro, e parece ter encontrado em terras e alma lusas o veículo ideal. Em boa hora o fez, pois com ele por detrás da música e Carmen a cargo dos conteúdos líricos, obteve-se uma combinação harmoniosa, bela e coerente.

Mas o grande trunfo dos Ava, sem querer desmerecer os restantes elementos, está na voz de Carmen Simões, dona de uma amplitude vocal digna de registo, que tanto se pode manter discretamente num sussurro como estender-se num registo agudo. Normalmente tenho alguma aversão a vozes femininas porque me transmitem quase sempre uma lamechice que não tenho pachorra para aturar. Não é, de todo, o que se passa neste caso. Temos aqui material que pode perfeitamente ombrear com algumas das melhores vozes femininas da actualidade, tais como Lisa Gerrard ou uma Dulce Pontes (mas mais suave, felizmente). Já aquando da sua participação no Under Satanae achei que se encaixara muito bem no ambiente, mas quando a ouvi nesta banda, rendi-me. E digo 'nesta' banda porque não é a primeira a que ela chama sua. Anteriormente foi a voz dos Aenima e dos Poetry of Shadows. A mulher tem poder e força, tem sensualidade, mostra uma aura especial só com a voz. Para além disso, também não lhe falta a presença física, a avaliar pelo concerto dos Moonspell em Outubro no Coliseu dos Recreios. Tenho uma enorme curiosidade em ver Ava Inferi ao vivo.

Mas obviamente que a banda não se resume à Carmen. Não fosse o bom enquadramento melódico e a voz continuaria, sim, a ser boa, mas desprovida de contexto. Como disse lá atrás, há algo na guitarra que busca inspiração ao Fado, ainda que o seu som, propriamente dito, não seja parecido com o de uma guitarra portuguesa. Não é por aí, é mais pela melodia, pela entoação com que é tocada. No último trabalho, "The Silhouette", há um tema que ilustra isso bastante melhor que qualquer outro: "A Dança das Ondas".

Para mim isto é Fado. É o Destino Lusitano, Pessoano, que fala da nossa relação indissolúvel com o Mar, do desespero de quem lá perde os que ama, de destinos trágicos e de gente que se conforma com eles.

"The Silhouette" mostrou ser um digno representante da boa produção nacional em 2007. Existe nele uma coerência algo surpreendente se considerarmos o breve historial da banda, mas ao mesmo tempo não cai na monotonia que tantas vezes se encontra em trabalhos de género semelhante. A harmonia entre todos os integrantes, desde a guitarra de Eriksen à voz de Carmen, não esquecendo a bateria de João Samora e o baixo de Jaime Ferreira pelo caminho, é algo que não existe por aí aos pontapés. Destaco, para além do já acima mostrado "A Dança das Ondas", os temas "La Stanza Nera", "The Abandoned" e "Pulse of the Earth", já com uns pozinhos mais de folk.

No entanto o primeiro registo de originais da banda almadense também é algo a reter. "Burdens" inicia a nossa viagem por esta melancolia tão tipicamente lusitana de forma ainda um pouco rudimentar, mas já imbuída dos mesmo valores que nos chegam com "The Silhouette". Destaque para as faixas "A Glimpse of Sanity" e "Sinisters".

No momento, Ava Inferi estão a colher alguns dos frutos do seu trabalho. No ano passado acompanharam os veteranos Christian Death em digressão, e para este Verão têm presença agendada para o prestigiado Hellfest, em França. Ao mesmo tempo, Carmen Simões está a participar nas gravações do novo álbum de Moonspell (que sairá em Maio), como convidada especial. Por mim é uma parceria a manter por muitos e bons anos.Ava Inferi chegam-nos no meio de uma avalanche de inúmeras outras bandas que têm por estandarte uma voz feminina e por rótulo 'gótico' - tão em voga nos dias que correm, convenhamos. Mas para mim não são apenas 'mais uns', pois têm uma alma que é difícil de encontrar por aí. Caso não dediquemos algum tempo a escutá-los, facilmente podem passar despercebidos, e por isso os trouxe aqui hoje. Bendita participação no Under Satanae, que me deu a ouvir esta voz.
Um conselho final: não comecem por ouvir isto nos vossos mp3 no meio da rua, do trânsito, a caminho da escola/trabalho, porque a confusão toda à vossa volta não vos vai ajudar a compreender o que estão a escutar. Façam-no quando estiverem sozinhos e sossegados, sem nada a distrair-vos os sentidos. Tirem um bocadinho para dedicar só à Música.

Pass: galaxiamusica.blogspot.com

http://myspace.com/avainferi
h
ttp://www.ava-inferi.com

Escolha da semana:

"Misirlou", de Dick Dale & the Del Tones. Bendito Tarantino que criou uma imagem diferente para associarmos a esta excelente música. :D


\m/

Etiquetas:




Página Inicial
Blogger The corpse: realmente gostei da banda...tive a ouvir algumas musicas...um bocado fado a mais mas e bastante bom 16/02/08, 20:55  

Anonymous Anónimo: não gosto muito de ava, mas não podia deixar de comentar esse último clip que puseste :D

a música é bem fixe, e é de partir a rir lá a banda a tocar ao fundo lol 17/02/08, 17:34  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter