... and Metal for All: Medo do Escuro
publicado por Lex

Esta crónica tem um saborzinho especial a nostalgia, para mim.
É especial porque trata de um álbum de uma banda de referência para muita, muita gente, dos tempos em que o Metal não era o que é hoje - hoje em dia catalogar-se-ia como hard rock, quase de certeza.

Este CD acompanhou-me no momento mais definitivo da minha formação musical, fez parte dos discos que me ajudaram a descobrir o Metal, embora não o tenha ouvido até à exaustão como aconteceu com o Black Album dos Metallica. Aliás, foi um CD que eu ouvi na altura, gostei, mas arrumei num canto - tanto que hoje nem sei onde pára a cassette onde o tinha gravado (porque, em época de contida mesada parental, para comprar os 2 lançamentos ao vivo da mesma banda que saíram mais ou menos na mesma altura, tive que abdicar deste). Mas desde há uns meses para cá ressuscitei-o e descobri que continua óptimo de se ouvir.

Mas que falha a minha, tanta conversa e ainda não disse qual a banda ou o álbum... Iron Maiden, "Fear of the Dark".

De entre os muitos (tipos de) fans que Maiden têm, pode haver quem eleja diferentes álbuns como sendo o melhor ou o mais marcante para si. Com uma discografia tão extensa como a desta banda (22 álbuns de originais e ao vivo, mais uma carrada de singles) imagina-se que seja difícil chegar a um consenso, especialmente quandohavendo grandes músicas em tantos deles. No mítico "The Number of the Beast" (1982) temos a grande faixa homónima, mais as fantásticas "Run to the Hills" e "Hallowed be Thy Name"; no seguinte, "Piece of Mind" (1983), a "The Trooper"; em 1984 saiu "Powerslave" também com alguns hinos do Metal ("Aces High", "2 Minutes to Midnight"); a incontornável "Heaven can Wait" chegou no álbum seguinte, "Somewhere in Time", e o seu sucessor "Seventh Son of a Seventh Son" trouxe-nos ainda pérolas como "The Clairvoyant", "Can I Play With Madness" e "The Evil That Men Do". Todos álbuns recheados de motivos para os adorarmos... Mas o nono registo de originais, "Fear of the Dark", de 1992, chegou uns pontos mais acima que os seus predecessores. Por questões mais emotivas do que racionais, confesso - mas afinal, como é que a música poderia ser avaliada sem emoção?

É um álbum poderoso, a começar pela capa que assombrou as sombras de muito jóve inconsciente na altura, e a acabar nas músicas que nunca mais esquecemos. É um verdadeiro desfile de memórias pois cada faixa me diz qualquer coisa. Há a "Afraid to Shoot Strangers" e a "From Here to Eternity" que me lembram sempre uma estrada esturricante rumo a Benidorm, no Verão de 93; a "Wasting Love" que me lembrava coisas menos boas naquela época... A inesquecível "Be Quick or Be Dead", o primeiro videoclip de Maiden que me lembro de ver, em 92... Mas a piéce de resistance é, sem dúvida, o tema que dá o nome ao álbum. "Fear of the Dark" é aquela música eterna, reconhecível em qualquer lado, e cujos acordes iniciais ainda me (nos?) arrepiam os pêlos da nuca.




Para além da qualidade do álbum só por si, ele acabou por adquirir também uma importância diferente dos outros a partir do momento em que a ele se associou o quase-fim dos Iron Maiden como os conhecíamos, devido à saída do carismático vocalista, Bruce Dickinson. Para muita gente foi mesmo o fim (até ele ter regressado em 1999), pelo que "Fear of the Dark" seria então o último trabalho da banda britânica.

Não vou estar aqui a falar mais sobre a banda em si. Já é sobejamente conhecida do grande público para dispensar apresentações e mais considerações sobre a sua carreira. Já atingiram um estatuto de instituição que tornou o seu próprio nome num sinónimo de "Metal". Porque não há, portanto, muito mais que eu possa dizer que os sons e imagens não transmitam melhor, deixo-vos algum material para se entreterem até chegar o dia 9 de Junho, data em que estes veneráveis senhores se apresentarão no Super Bock Super Rock, com uma tour que promete ser fabulástica.

E up the Irons!
Wasting Love

Be Quick or Be Dead

From Here to Eternity

Afraid to Shoot Strangers

Escolha da semana:

Uma lamechicezita: Meatloaf, "I Would do Anything for Love". Mítico.



\m/

Etiquetas:




Página Inicial
Blogger Higuita: Hehehehe .
Antes de abrir o artigo fiquei perplexo... Medo do escuro sempre me lembra os Irons.
E sim, nem o The Number of The Beast supera o Fear of The Dark.
Quando estou a ouvir a musica fear of the dark (ao vivo, já que esta versão é mil vez superior á do estúdio), e toco na parede e sinto a nuca a arrepiar! (PLÁGIO AHAHAH)
Gosteiu, adorei, amei.
Iron m/ 02/02/08, 11:14  

Blogger Covenant: Provavelmente dos álbuns que mais divide os fãs. Uns adoram outros acham só mediano e muito longe dos álbuns dos anos 80. Eu cá adoro.

Mas mesmo assim, não chega aos álbuns dos 80. Falta lá o Adrian. 03/02/08, 11:59  

Anonymous Anónimo: acho que sobretudo é um marco que é respeitado. pessoalmente não é dos meus favoritos, mas respeito-o mais se calhar do que alguns dos que mais gosto (de maiden ou não). só sei que dia 9 de junho não falto por nada deste mundo!

excelente review/homenagem ao grande grande FEAR OF THE DARK! 04/02/08, 00:39  

Blogger ZePedro: Em Portugal, vamos conseguir o "Fear of the Dark" atingir proporções épicas!

Sempre gostei imenso de Iron Maiden, e eles já estavam a fazer falta ao blog. Pessoalmente tenho um top três de Iron bem definido: "Hallowed Be Thy Name", "Wasted Years" e a incontornavel "Fear of the Dark". Bom post senhora Lex! ;) 05/02/08, 09:30  

Blogger Covenant: Em nome da coerência não tocavam a Fear. Queria era a Alexander. :'( 05/02/08, 15:52  

Blogger Lex: Acho que um concerto de Maiden sem "Fear of the Dark" seria o mesmo que uma feira medieval sem sandes de porco no espeto. :D
Eu cá vou fazer o que puder para lá estar, apesar de ser no SBSR (visibilidade=0 para quem não ficar perto do palco e for baixinho, segundo já ouvi dizer). Para já só posso esperar que os bilhetes não esgotem antes de eu saber se posso ir.

Obrigada pelo feedback. ;-) 05/02/08, 17:00  

Anonymous Anónimo: "Eu cá vou fazer o que puder para lá estar, apesar de ser no SBSR (visibilidade=0 para quem não ficar perto do palco e for baixinho, segundo já ouvi dizer). "

É verdade Lex o melhor é ir tentando ficar lá para a frente nem que tenhas de gramar uma banda que nem possas ver à frente de propósito, se não convem ter pelo menos 1.80 e muitos (eu tenho 1,76 e vime à rasca para ver Metallica). 05/02/08, 21:18  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Se te quiseres aproximar do palco mas não te quiserem deixar passar vai treinando a seguinte deixa: "Mosh" e aponta para a frente resultou comigo no ano passado :P 06/02/08, 01:35  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter