Entre Muchas Tierras
publicado por Diogo Azevedo

Domingo estava eu a passear pelas ruas da baixa do Porto de carro quando reparei em algo muito estranho… e não era na rua! E não era um travesti na rua, mas sim na rádio. Estava ou na Comercial ou na RFM, rádios que não me agradam muito, mas algo de estranho se passou, algo como… PASSAR UMA MÚSICA DE JEITO! Não falo de uma música audível, falo numa música que me agradou e muito. A múscia era pop-rock a puxar para o goth dos anos 80 (sim, o movimento dos Sisters of Mercy e Bauhaus), mas o mais engraçado era ser cantado em castelhano. O que me veio à cabeça foi fazer uma pergunta instintiva: “Estes gajos são os Heróes Del Silencio, não são?”. A resposta foi afirmativa, e fui confirmar se era mesmo e, por acaso era. O que pensei foi algo como: “Se é música de jeito e espanhola, tem de ser Heróes? Será que não há outras bandas em Espanha que mereçam passar no resto do mundo?”

Aqui começa a minha visão. Vêm sempre com a história de dizer que as bandas portuguesas não singram no estrangeiro, não há abertura de fronteiras, etc… Agora começo a dizer algo que contradiz toda a gente. EU ACHO QUE A MÚSICA TEM DE SER MELHOR, E NÃO TÃO BOA COMO AS ESTRAGEIRAS! Dizem sempre que a banda nacional X é tão boa como uma banda Y que faz sucesso em todo o mundo. É verdade que dão mais oportunidades às bandas dos hotspots musicais, mas também é verdade que muitas das porcarias são comidas no país e não chegam cá, mas não acham que o mesmo se passa da nossa parte?

Vamos ver o melhor exemplo, que é da talvez melhor banda portuguesa, os Moonspell, que são uma das bandas mais apreciadas na Polónia e idolatrados em muitos outros países. A diferença entre esta banda e outras do mesmo género é a diferença entre ouvirmos e dizermos: “Isto é Moonspell! É mesmo o estilo deles!” e “Estes gajos parecem os Slayer! Até é porreirito!”.

Eu não falo de bandas pop, porque dessas apenas depende do investimento, falo de bandas que marcam a diferença! Na Alemanha, Rammstein, na França, Daft Punk e Air, Espanha Heróes Del Silencio, Itália Lacuna Coil… Nós também temos os Wraygunn que já fizeram mais capas em França que em Portugal.

O que interessa é a diferença, não a igualdade… Eu gosto de ser surpreendido por novas sonoridades, venham de onde vierem, pois não tenho o taboo de não ouvir bandas de determinado país. Eu acho superiores os Daft Punk aos Buraca Som Sistema e não vou estar a impingir aos outros países os tugas porque “eles têm um bom som”.

Claro que há bandas de qualidade que ficam pelo país onde foram criadas, e aí está o problema! Essas bandas muitas vezes nem no país são conhecidas, outras vezes são conhecidas antes no estrangeiro e depois no país deles, como os Moonspell. Se conhecerem bandas assim, façam o que se deve fazer: passar a palavra por todo o lado, especialmente se tiverem a certeza que a banda é mesmo boa! Se me passassem uma grande música eu passava pelos amigos que gostam do género de modo que a banda ganhe uma legião de fãs.

Escolha da Semana:

Heróes Del Silencio – Entre Dos Tierras



Página Inicial
Blogger Lex: "Se conhecerem bandas assim, façam o que se deve fazer: passar a palavra por todo o lado" - eis o que tento fazer por aqui todas as semanas, basicamente. :-D

Heroes del Silencio... Ao tempo que não ouvia falar deles. Boas memórias me trouxeste tu, agora. 11/02/08, 15:21  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter