An Ideal For Living - Summer Times...
publicado por Diogo Azevedo

Depois de uma ausência no dia de S. Valentim (que coincidência…), volto para mais uma crónica musical. E o tema que mais saltou à vista nesta última semana foi sem dúvida os cartazes dos festivais de Verão. Todos os anos os festivais tentam primar pelo cartaz, mas ultimamente só tem vindo a cair. O Vilar de Mouros não se realizou, o Paredes de Coura teve um cartaz medíocre… Mas algo acontece ano passado que mudou tudo no que toca a festivais… Os festivais citadinos tiveram um “star power” fora do comum, o que fez com que festivais clássicos como o Paredes de Coura tenham sido abafados…

Primeiro o Alive!, que teve a participação dos Beastie Boys, Smashing Pumpkins e Pearl Jam, para aqueles que gostam da música dos anos 90, e o SBSR que conseguiu um cartaz que foi uma referência para os alternativos e para os metaleiros, com Metallica, Árcade Fire e Interpol. E o Paredes? Sonic Youth, que fizeram algo de medíocre para estes “pacóvios” dos portugueses… 3 encores e nenhum prestou? Chega de bater no ceguinho…

E o que tem isso de importante? Tudo! Começou logo com o SBSR, que já conta com Iron Maiden, Avenged Sevenfold e Slayer. Um cartaz que me agrada mais que o dia do metal do ano passado. Alive! Já confirmou Rage Against The Machine, entre outros, que já dá credibilidade a um festival. Rock In Rio… Entre Alejandro Sanz e Ivete, há Metallica e Machine Head. E a resposta do Paredes de Coura foi talvez a maior surpresa dos últimos tempo: Sex Pistols. Ai e tal, tocam mal! Mas se tocarem bem eu peço o dinheiro do bilhete! Punk puro e duro, com um vocalista que tem uma voz esganiçada, que é talvez a única queixa que eu tenho da banda de hoje em dia.

O que me leva a chegar à conclusão que a fasquia dos festivais subiu e muito, criando uma rivalidade fora do comum entre os festivais e quem beneficia somos nós, o público que assiste aos festivais, que terá melhores ofertas, tanto monetárias como em qualidade de cartaz. Olhem o exemplo do Paredes: ano passado foi 70€ pelos 3 dias mais recepção. Este ano é o mesmo preço por 4 dias de música em cheio, e não uma “recepção” no 1º dia.

Ou seja, aproveitem este ano, porque promete...

Escolha da semana:

Smashing Pumpkins - Cherub Rock




Página Inicial
Blogger ZePedro: Algo me diz que o Oeiras Alive ainda vai dar mais uma ou duas cartas "grandes". Que venham os Judas Priest e Aerosmith que eu agradeço! 21/02/08, 22:58  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter