You Will Think I'm Insane - Socorro!
publicado por Higuita

Chegamos a Fevereiro.
Dia 14, é sem dúvida um dia que nos faz mexer... Acho que o ser-humano liga muito ao amor. E ainda bem! De facto, é fantástico o movimento em nome do Amor que o ser-humano produz.
Falemos em músicas de amor... Não há nenhuma banda que tenha escrito uma música com a comichão do amor lá dentro. Se o amor para alguns é masoquismo, é perfeitamente compreensível as letras de algumas Bandas.
Mas será que as músicas de amor verdadeiras, são aquelas que dizem “ai meu amor, amo-te tanto”? O amor é muito mais que isso...
Poderemos dividir o amor em termos de letras musicais em vários sub-temas?
É óvbio que sim...
O amor é uma consequência de algo que vem de cá de dentro.
A reflexão por exemplo! Lembro-me de uma música que toca, e de facto se esta for ouvida no Dia dos Namorados, não foge ao contexto do dia.
Falo da música dos Pearl Jam, Better Man.
Filosofemos um bocadinho...
Nunca se sentaram num banco de avenida, no meio de uma multidão a viver o seu dia-a-dia e tiraram conclusões?
Lembro-me de uma vez estar num banco na Avenida de Braga e observar a vida de muita gente... Não porque era cusco, mas sim porque deu-me na cabeça... E aquilo era tão determinado. Os mais jovens diziam palavrões, brincavam e ofendiam os amigos. Os mais velhos estavam com um peito cheio de respeito sem deixar a sua pustura cair e andando com as mãos no bolso rangiam os dentes simpaticamente ou arrogantemente. As mulheres, essas estavam cheias de vaidade com meia duzia de aneis de ouro, enquanto que outras estavam descuidadas e falavam mais alto que um pássaro num dia de primavera. Os idosos esses, estavam com a maior calma da vida, a tentar ser felizes depois de terem passado a sua vida no estrangeiro.
De facto é curioso a forma como os idosos tentam ser felizes... Desperdiçaram metade da sua vida com a teoria de Hobbes.
E é no meio das observações que surgem as questões.
Poderei encontrar um Homem Melhor?
Para além de entrenimento, a música é reflexão. Se não perceber as letras, eu não ouço a música. Se não conseguir ouvir a música, não a ouço.
O amor também o é. E num dia tão importante como dos Namorados a aproximar-se, só tenho que aconselhar a conciliar a música com o amor.
Numa época em que o Egoísmo tira lucros, dias como estes têm que ser vividos diariamente, mas se isso não é possível que seja uma vez por ano.
Liguem o rádio no máximo, desbrucem um sorriso de orelha a orelha para o mundo, deixem a frustração de lado. Se Deus nos deu este destino ele deixará que nos o melhoremos. Viver é lutar! E o Humano de quase tudo é capaz... Peguem o touro pelos cornos, e não gastem centenas em prendas. Gastem minutos em paixão. Isso irá ser mais beneficiador.
Mas que raio é que isto tem a ver com música?
Música é reflexão... É mais um significado que podemos apontar à música.
Sigam os conselhos que aqui deixei, e no fim do dia sentem-se no banco e reproduzam a Better Man no volume 26.
Depois de verem oi que eu vi, so vos apetece gritar, “Obrigado”.
Música é reflexão, música é paixão e a música é salvação.
Será esta a questão mais bizarra escondida nos escombros da música mundial?
Não sei, não sei. Mas gritem como eu.
Porque sim há momentos que nos deprimem. E ouvindo os mais variados subtemas de música, pode nos apetecer morrer, viver, sofrer, filsosofar ou mesmo amar.
E colocando uma cara de estúpido ao espelho, quantos de nós não imitaram o Slash?
Quantos de nós não sonharam a dar um concerto?
Quantos de nós não agem como anormais ao ouvir Reggateon?
Poucos ou muitos, isso não sei. Cada um tem a sua estimativa. De facto, neste mundo divergente até tenho a certeza que haverá gente que afirma que nunca sonhou em ser Cantor.
Mas quantos de nós passam um dia sem ouvir música?
Poderei eu dizer que viver é reflectir a música? Se calhar não... Porque metade do mundo nunca exprimentou. E se exprimentassem? Seria boa ou má a reacção?
Não sei, não sei!
Mas gritem como eu.
Porque há momentos em que ninguém nos compreende. Porque a diferença de identidades é a coisa mais preciosa que o ser-humano tem. Mas do outro lado do mundo está alguém a escrever uma letra reflectindo exactamente o mesmo que vocês estão a sentir por dentro!
E se estão a corroer por dentro partam tudo! Façam mosh... Ao som de música!
Será a música tão importante?
Não sei, não sei!
Mas gritem como eu.
Talvez música seja mesmo reflexão... E reflexão é amor... E amor é viver.
No meio de ideias complexas, a conclusão é fácil.
A música salva-te. A música mata-te. Tens é que aprender a compreender. Porque o ser-humano não tem a capacidade de identificar os verdadeiros valores. Assim sendo, a música até podia ser sexo! Ninguém encontrou o verdadeiro valor.
Ninguém...
Complexidade?
Não... É apenas, uma consequência de um vagabundo que tentou classificar a música. O Homem é capaz de quase tudo... Classificar a música ou o amor como um sentimento é uma acção da qual ele é incapaz.
Alguém me ajuda? Alguém me faz acreditar de que tudo o que eu disse é mentira? Alguém me diz que eu posso encontrar um mundo melhor? Alguém me faz feliz?
Não, ninguém me ajuda.



Página Inicial
Anonymous Anónimo: =D 10/02/08, 22:19  

Anonymous Anónimo: Grande cronica. Espectacular. 11/02/08, 01:19  

Blogger Lex: Paixão Verdadeira.

Boa crónica, Higuita. ;-) 11/02/08, 11:42  

Blogger M. Striker: Não perco um dos teus textos, pá. Apesar de confessar que não chego a entender metade do que queres dizer, a tua crónica é um dos pontos altos da minha semana.

Quanto à de hoje, mantém a qualidade costumeira, o que me agrada de sobremaneira.
Porém, tenho uma grande dúvida: como bem dizes, 'Se não perceber as letras, eu não ouço a música'; ora se escolhes a 'Better Man' dos PJ é porque entendeste a letra, certo? Então aqui vai a pergunta: o que é que a Better Man - uma música sobre 'relações abusivas' - tem a ver com o amor ou mesmo o dia dos namorados?

Abraço! 13/02/08, 23:48  

Blogger Higuita: Caro Striker, amor é reflexão..
Evidenciei isso ao longo da crónica, acho que agora as coisas se encaixam :)
Aliás, o meu objectivo disto é dizer que os sentimentos não estão definidos... 14/02/08, 19:58  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter