You will think I'm insane - Rótulos
publicado por Higuita

Quando se vai a um super-mercado é extremamente fácil encontrar o que se quer atravês de categorias. Queremos chouriço, vamos à charcutaria. Queremos uma garrafa de Eugénio de Almeida, vamos aos vinhos. Enfim, tudo o queremos está rotulado com uma categoria geral.
É de facto importante reflectir sobre os rótulos... Talvez seja a parte mais díficil de se ser decidida na música, alías, a maior parte dos músicos detestam ser rotulados. E sim é díficil, porque a maior parte dos sub-géneros são específicos, mas vastos ao mesmo tempo.
É notória uma diferença desde já, de um estilo para com os outros. É evidente e clara a diferença entre o Rock para com outro qualquer estilo musical, para não falar em superioridades... Qualquer estilo musical fora do Rock é tão específico que é notório aos ouvidos de qualquer um. O que é R&B é fácil de se identificar, o que é Hip-Hop é fácil de se identificar, o que é Reggateaon é fácil de se identificar. E aqueles estilos que não são desconhecidos por um grande número de pessoas, não quer dizer que seja díficil de se identificar... É díficil de se ouvir.
O rock. Bem, o Rock ‘n Roll é algo muito próspero e genial.
E o facto de se terem criados inúmeros estilos a partir do Rock é fácil de ser explicado... Quando alguém como o Elvis ou os Beatles atingem o que era pedido pela parte do público, já ninguém consegue superar aquilo que estes fizeram. Alcançar também é díficil. Restam duas alternativas: aperfeiçoar ou modificar.
Visto que aperfeiçoar está fora de moral, o melhor a ser feito é modificar.
Dentro disso surgem inúmeros estilos derivados do Rock. Aqui está como explicar alguns porquês.
Quando uma pessoa alcança a perfeição dos padrões da sociedade nada mas mesmo nada se pode ser pedido a ela. Ela até pode mudar, para pior ou para melhor que o seu estatuto continua no mesmo patamar.
Com a música encontra-se a mesma situação. Se há músicos que ficam para a história não se lhes é questionado nada, mais especificamente, se mudarem um tudo ou nada no seu estilo nada se irá alterar.
Contudo, aqueles que vieram depois dos ícones terão de se opôr aos rótulos. Porque eles inspiraram-se em ídolos para fazer a sua música e se se rotulam como os ídolos serão uma cópia barata. Conhecem Creed ou Pearl Jam?
E muito menos afirmarem-se como este ou aquele estilo. Porque se um dia decidirem mudar, crescer, evoluir serão bombardeados por insultos por parte de aqueles que nunca gostaram deles. Os Green Day cresceram e estão a ser inferiorizados pelas pessoas!
Porque perfeitos há poucos. E se os Red Hot continuarem a comercializar-se cada vez mais isso não se torna um problema. Eles são ícone dos últimos anos e têm aquele que na minha opinião é um dos maiores guitarristas do mundo.
A perfeição é algo que o Ser-Humano tenta atingir... Mas nunca propositadamente. Em termos musicais, os rótulos estílisticos são uma palermice.
Particularmente falando, sempre foi dito que o metal, o hard-rock, é aquele estilo musical mais perto da perfeição, ora porque tem uma perfomance genial ao vivo, ou ora porque tem um estilo fora do comum, entre muitos outros factores. Em contrapartida a MTV2 em 80% da música tocada, esta é indie-rock. Eles não são todos indie-rocks... Mas tentam chegar lá. Porque os Klaxons estão a fazer um excelente trabalho e esta mudança surreal do Rock está a deitar muitas torres a baixo.
Não porque há um estilo melhor que o outro. Sim, porque isto deve-se a um enorme fenómeno que está a tentar ser alastrado... Fico feliz por tal, mas só peço uma coisa:
Não se rotulem, como os Klaxons... Não se rotulem como indies... Façam boas músicas. De rótulos percebemos nós.

Escolha da Semana:

Uma grande série, merece uma grande música.




Página Inicial
Blogger Lex: Ui, um dos meus assuntos... ia dizer 'favoritos' mas não; é, isso sim, controverso: os rótulos, os carimbos, as gavetas... Mas vá lá, os que referiste aí são dos simples e imediatos. :D
Curiosamente, sempre os vi mais como algo que é agrafado aos músicos pelos fans/críticos/whatever do que pelos próprios, mas se calhar engano-me.
"Façam boas músicas. De rótulos percebemos nós." - Gostei da frase, embora não me possa rever nela, porque de rótulos não percebo tanto quanto isso, eheh! 03/02/08, 23:14  

Blogger Higuita: Hehehe
Eu também pouco percebo de Rótulos, mas de uma meneira geral até me safo x)

Sim, "nós" definimos os estilos... Quer queiramos ou não ;)
E os estilos também incluem linguagem obcena 04/02/08, 00:39  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter