You Will Think I'm Insane - Treta de conversa
publicado por Higuita

Sendo amanhã dia de mais uma das celebrações de grande importância em Portugal, a Páscoa, decidi prever em um dia o texto. É sempre interessante ver o funcionamento da Páscoa em si, já que é das poucas coisas que caracteriza a cultura portuguesa em nível geral. Desde a semana santa, até o Domingo de Páscoa, são dias de grande festividade que tornam a nossa tão querida Terra, especial. De facto, e contra tudo o que as pessoas dizem, somos especiais. Isto foi uma espécie de achega, a tentar sensibilizar os que me estão a ler, que a Páscoa, devido a toda a tradição que acarreta, deve ser mantida em “boa forma”.
E em véspera do dia ressurreição de Cristo, tenho que ser sincero. Não tinha vontade alguma que me levasse a escrever. Talvez fosse pelo corte emocional desta data que me provoca. É muito simples... Nós, o ser-Humano, quando não sabemos ao certo uma noção acreditamos. Até pode ser mentira e completamente estapafúrdia, mas se nunca tivemos dados que tal contrariassem, deveremos acreditar. Ou não é assim que funciona a religião? Não se sabia se era verdade e toda a gente acreditou. A medida que gente, que mesmo assim não acreditava, foi fazendo estudos, pesquisas, conclusões que explicassem de uma maneira científica muitas das leis explicadas pela Bíblia de forma pouco coerente, a Igreja foi perdendo muita da sua importância social. Acho que é estranho analisar a história da Igreja. Houve uma época em que a Igreja teve um ar de grupo de samaritanos, houve uma época em que a Igreja parecia um filme de má qualidade, houve uma época em que a Igreja agiu como assassinos e há uma Igreja em decadência. Decadência, isto é, comparando-se com todos os outros anos de existência, que apesar de estar mal ou bem, a Igreja tinha uma importância abismal. Actualmente, tal não se verifica, e como isso é mesmo verdade é preciso combater problemas que a sociedade criou, devido a factores tais como a economia, a política, a ética, a paz. Devido ao facto de a Igreja, nunca se ter preocupado o necessário com esses factores, esta na altura de mudar tal situação, isto é zelar pela Paz. Porque senão reparem, a Igreja nunca se importou pela paz. A Bíblia dizia, que o Ser-Humano deveria dominar sobre todos os animais, atingindo o ponto de os matar, de modo que demonstrasse o seu poderio. Onde estão os Ecologistas? Pois, em lado nenhum. Talvez aquelas religiões de olhos em bico, onde matar um insecto era um acto bárbaro estivessem certas. E se a Igreja nunca se importou pela paz, porque há agora de se preocupar?
Tudo é uma questão de evolução. Não culpo a Igreja pelos maus feitos do passado. O Humano era quem fazia a Igreja, por isso a culpar alguém tão geral estaria a culpar o ser-Humano. Acho que o ser evoluiu, para melhor. Acho que o cume da evolução foi na 2º Guerra Mundial, quando se aperceberam do mal que a Guerra poderia criar à população mundial, apesar de continuarem a existir guerras.
O mundo divide-se em dois planos, Países Desenvolvidos e Países em Vias de Desenvolvimento. As guerras costumam predominar no segundo plano. Contudo, há no primeiro alguém que zela pela Guerra.
Pois é, os Estados Unidos. Será que os Estados Unidos não evoluíram? O patriotismo existente no dia da Independência continua o mesmo, e isso é que os torna tão especiais. É a grande diferença dos EUA para o resto do mundo desenvolvido.
Por isso, antes de criticarem, Portugal, as suas tradições, os seus políticos, enfim tudo, pensem se de facto não poderíamos fazer algo por ele. A tradição pode ser um aspecto, que passa também por amanhã, dia de Páscoa. Por isso, talvez seja melhor abraçarem o vosso avô que tanto gostam, em vez de serem deixados pelo Eugénio de Almeida, alías cada uma custa 14 euros!
Bom. Patriotismo, Igreja, Portugal, Tradições, Páscoa. Mas onde raio se enfiou a Música?
Não, não vou falar sobre aquele cântico que a minha avô canta ao almoço, onde a palavra predominante é Aleluia.

Século XXI, acho que a Páscoa significa com outra coisa. Em relação com a música, ainda não o descobri! Mas fogo, vocês já viram a letra da Jesus of Suburbia? Não é simplesmente genial?
A semana passada disse que sem boa sonoridade, as letras iriam ser a salvadora da Pátria.
Odeio Green Day. De cima a baixo, de baixo a cima. A voz dele irrita-me, vivem de comercialidade barata, e sustentam os concertos com meia dúzia de Hey oh’s. Mas aquela letra toca-me. Cada palavra, cada metáfora, cada sensação, cada paradoxo.
Só um letrista genial faz aquilo. E sim, eu considero o Joe bom letrista. Não pelo geral mas por aquela letra, que é fenomenal.
Como diria o Belmiro, ora analisemos!

“Get my television fix sitting on my crucifix
The living room or my private womb
While the moms and brads are away
To fall in love and fall in debtTo alcohol and cigarettes and Mary Jane
To keep me insane and doing someone else's cocaine

And there's nothing wrong with me
This is how I'm supposed to be
In a land of make believe
That don't believe in me”

É preciso dizer alguma coisa? Eu sei que o American Idiot é comercial, sei que os Green Day não me enchem o ouvido.
Mas fogo, quando penso na Religião, na vida, nos problemas da vida, passo a mão pelo meu peito e digo esquizofrenicamente:
“Alguém me ajuda?”
Como disse em tempos, no dia dos Namorados, não ninguém me ajuda.
É como um conjunto de palavras que vos leva a pensar que eu sou maluco. De facto, esse é um aspecto que eu me proponho a atingir em cada uma das minhas crônicas. Mas mesmo assim, cheguem para lá da realidade à vista de um olhar desarmado.
Se calhar a sociedade tenha muitos problemas, se calhar a sociedade portuguesa tenha ainda mais!
Não quero enuncia-los. Quero reflectir.
A música? É uma ajuda. E se houveram boas letras, é uma salvação.
Ora, encontrei! Com uma conversa de treta a dizer os males da Igreja, da sociedade Portuguesa, cheguei a mais um ponto essencial, pelo menos para mim.
A música desvenda enigmas que outras pessoas já desvendaram a muito. Basta procurar nas letras.


Boa Páscoa!



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Green Day é comercial??? Mas que LOOOOOOOOOOL

1º A voz dele até de pode irritar mas isso estas a caminhar para a questão de gostos e cada um tem os seus.

2º Ve-se mesmo que nunca deves ter visto um concerto dos Green day, para dizeres que eles só dizem hey oh´s.

3º A Jesus of Suburbia é algo genial, a forma como mudam a sonoridade conforme as diferentes partes porque é composta a música é excelente e a letra nem se fala pois nos cerca de 9 min que tem a música aborda temas importantes nas sociedades de hoje em dia. 23/03/08, 01:21  

Blogger Higuita: Nem respondo, mas enfim. Tentaste! 23/03/08, 11:24  

Blogger Citizen Erased: Green Day NÃO é comercial?? Deixem-me rir.. 23/03/08, 16:11  

Anonymous Anónimo: Porque é que dizem que é? 23/03/08, 21:49  

Blogger Aza Delta: os green day nos ultimos anos mudaram muito a sua musica para agradarem à juventude-MTV, logo sao comerciais. 23/03/08, 23:07  

Anonymous Anónimo: Mas não perderam a qualidade, não vejo o problema dixo.
Que mania tem de dizer que as bandas comerciais são uma merd* 24/03/08, 01:42  

Anonymous Anónimo: Concordo com o anónimo. Nem todas as bandas comerciais são uma merda. Olhem o exemplo dos metallica.. agora são comerciais mas não deixam de ser uma boa banda.. 24/03/08, 13:56  

Blogger Sea B. A.K.A. Timba: Se muitos de vocês aprendessem a respeitar as opiniões dos outros faziam melhor figura... E desde já um concelho, não impliquem com o higuita sem saberem o que dizem... Mesmo tendo conhecimento na matéria é dificil (eu que o diga) quanto mais muitos de vocês que vêm para aqui só para mandar umas caralhadas.

on: Não gosto de Green Day, não é nem nunca foi a minha onda. Admito que até tenham alguns momentos de genialidade fora do normal mas não me atraem... Quanto ao que é comercial e não comercial oiçam o que gostam e deixem-se de merdas 24/03/08, 14:20  

Anonymous Anónimo: É isso mesmo cada um tem os seus gostos. Mas quase todas as bandas tem o seu momento de comercial, olhem os Queen quando lançaram o Radio Ga Ga Ga, envolvendo palmas na musica e outras coisa isso tudo fica na memoria de uma pessoa mesmo que não queira, e não é por isso que eixa de ser uma excelente música. 24/03/08, 16:14  

Blogger Frankie McMurphy: Bem... e já fazia muito tempo que não aparecia por aqui... Acima de tudo e antes que caia tudo em cima de mim, falta-me vontade, inspiração e acima de tudo pujança(mal ela me dê e se for aceite cá estarei ^^).

Pá, gostei do texto no geral (há algumas ideias com as quais não concordo mas que seria do azul se o mundo fosse amarelo...) apenas queria indicar uma coisa:

"Só um letrista genial faz aquilo. E sim, eu considero o Joe bom letrista. Não pelo geral mas por aquela letra, que é fenomenal."

Não é que não entenda a tua posição, mas de modo a evitar seres um 'alvo morto ás balas' não deverias ter dito isso, é impossível considerar alguém um bom letrista por uma música...

Quanto aos que quiserem andar a discutir sobre Green Day feitos malucos, rebobinem a história uns meses e procurem os meus 2 posts sobre Green Day

Over 24/03/08, 22:31  

Blogger Higuita: Para bom entendedor meia palavra basta. Pelo simples facto de não ligar tanto as letras dos GD, como deveria, baseio-me a totalidade da minha opinião numa letra de 9 minutos de sonoridade.
Acho que não tem mal dizer o que disse, mas wtv, tudo se pode compreender. 25/03/08, 11:18  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter