You Will Think I'm Insane - Perfomance
publicado por Higuita

Da discussão nasce a luz. É de facto óbvio que um verdadeiro apaixonado por música, com uma visão musical aberta, tem os seus caminhos, opiniões e raciocínios bem definidos. Aliás, os blogs servem para criar discussões em torno de opiniões de um apaixonado sobre um certo tema.
Não gosto de ver pessoas sem visão musical a falar de música como se fosse algo tão objectivo e simples. Por isso, dizer que Metallica é a banda com melhor perfomance ao vivo sem se conhecer os factores que condicionam tal opinião é algo de extremamente incoerente.
E assim nasceu uma discussão em volta da melhor banda ao Vivo, e várias opiniões foram lançadas. As opiniões de outras pessoas variaram desde Pearl Jam até Dire Straits... Lá está, os grandes monstros da música contemporânea.
Desde a uns anos para cá tenho a minha opinião bem definida ao que toca a esse assunto... Vou excluir desde já qualquer banda de black metal ou outras afluentes, porque sinceramente não consigo concentrar isso no grande centro de bandas com boa perfomance ao vivo. Ouvir em Cd’s é bom, aliás, a qualidade musical em muitas bandas de BM é algo de extraordinário e fascinante. Porém, ao vivo, a perfomence condicionada a factores como intensidade das musicas ou a complexidade de algumas letras que juntamente com a tom de voz ficam desajeitadas fica enterrada em algo incapaz... Incapaz de corresponder ao que está definido no estúdio.
Contudo, não querendo influenciar a escolha de melhor banda ao vivo pelas minhas preferências vou escolher uma. A minha fase de tentar ser metaleiro e ouvir todas aquelas bandas nórdicas já passou à história. Os meus 14 anos foram algo de magnífico... Pensava que sabia tudo por ouvir bandas que me complicavam o raciocínio, mas após de me aperceber que era necessário algo mais para ser um “metaleiro” deixei-me disso... Deixei essa fase, e apercebi-me que não sabia de nada. Em contrapartida, nem tudo é esquecido, e se há uma banda que sempre me levou ao êxtase, essa banda é Children of Bodom. Lembro-me de ter uns 15 anos e ver vezes sem contas o vídeo Lake Bodom ao vivo na China. Era algo de fascinante para mim ver aquela voz rouca e personalizada gritar de euforia enquanto se ouviam as guitarras bem ensaiadas dos COB. E os children são muito mais que isso, é um conjunto de composições magníficas de invejar a qualquer monstro musical do século passado. Por isso, COB é uma das bandas mais malditas e espectaculares dentro do palco, que por aí anda apesar do seu estilo no mínimo “personalizado”. E sem esquecer que as composições são únicas no mundo inteiro, ninguém, mas ninguém consegue atingir o patamar de excelência musical a qual os COB atingiram.

Não quero baralhar ainda mais a complexidade desta escolha, por isso vou escolher só mais uma banda que me enche o ouvido.
Ela não é uma das bandas boas ao vivo... Para mim, ela é a banda boa ao vivo. Ninguém a iguala, ninguém assume o seu grau de excelência. Falo de uma banda ridicularizada por alguns, louvada por outros. E se eu pudesse louva-los, louvá-los-ia. Sem mais rodeios, estou a falar dos Slipknot.
Primeiro passo para ser óptimo ao vivo: presença. Dizem que GD é uma banda com grande perfomence ao vivo, mas é tudo graças ao Billie que sem dúvida alguma faz de cada concerto algo de espectacular e de qualidade. Não são tão lineares os concertos de GD, mas quase... Basta ver o Bullet on a Bible. Bom, mas falando de Slip... A mensagem que eles transparecem em cada letra efectuada desde ódio até loucura é só uma prova da paixão que os Slip sentem pelo público. Porque os Slip chamam aos seus seguidores de Maggots (larvas), e que devido ao facto de as letras serem tão ofensivas, a partir do momento em que eles ofendem carinhosamente os seus fãs demonstra-se algo de especial na relação banda público. Não tenho a certeza, porque isso varia muito, mas em quase todas as músicas o voz rouca do Corey diz para o público: “We love you all”. Pode parecer algo de banal, mas quando se ouve isso após uma música bruta, enquanto levamos encontrões de tudo quanto é sítio, isso tornasse algo de divinal.
A presença com o público é algo de muito importante no que toca a perfomance’s boas. Mas mais importante que isso é ter um bom vocalista, no ponto de vista de presença com o público, isto é, tem que mostrar enorme energia em cada música, mas não pode desafinar. O Jared não sei das quantas, coitado, tenta mexer-se, comunicar com o público mas enfim, desafina. E não é pouco... Se não me engano foi na From Yesterday que ele fez a pior perfomence de um festival europeu qualquer. Contudo, o Corey não só é excelente no palco, como na minha opinião é um dos melhores vocalistas do mundo... Como ele próprio diz: “My insane voice, kill you”. Basta pegar na música Nameless, que no estúdio se tornou banal e que graças ao “sacrifício musical” feito pela parte do Corey, se tornou uma das maiores e melhores músicas ao vivo.
E quantos de nós não admiram o carisma do Corey, quando ao ínicio de uma música diz: “This is an old song...”. Pois, aqui está a terceira e última prova que me leva a crer que os Slip são de facto a melhor banda ao vivo. Têm no meu ver, a música mais brutal ao vivo. Falo da Spit it Out. A música conjuga todos os gritos desajeitados com um refrão simples e esquizofrênico. E quando se está todo partido da sonoridade é então que o Corey para música e nos manda sentar. Envolve-se em jogos de rodeios e é então que ele começa a cantar lentamente...
'Bout time I set this record straight


Cuz all the needlenose punchin' is making me irate
Sick o' my bitchin' fallin' on deaf ears
Where you gonna be in the next five years?
The crew and all the fools, and all the politix
Get your lips ready, gonna gag, gonna make you sick
You got dick when they passed out the good stuff
BAM!





FUCK ME I'M YOUR ENEMIE



E aqui tudo explode, tudo se perde e entra-se no maior jogo ao vivo de sempre... É o jogo do Fuck Me, I’m your enemie.
Por isso já sabem o que fazer... O Corey não necessita de vos dizer... “When i say stfu, what you gonna do?”. É fácil! Saltar sem piedade e sentir uma das maiores músicas ao vivo de sempre.



Página Inicial
2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter