Playback? Não, obrigado...
publicado por Anónimo

Para começar devo dizer que este texto foi escrito ontem (Domingo), mas como já tinham ido para o "ar" dois textos de companheiros de blog, decidi postar isto hoje.

Não tanto em jeito de crónica ou coluna ou o que lhe quiserem chamar mas mais em jeito de desabafo.

E a grande pergunta que me vai na "carola" é: porque raio continuam, os programas de entretenimento da nossa TV, a apresentar os nossos artistas a cantar em playback?

Não era melhor cantar ao vivo? Dá trabalho preparar os equipamentos para isso mesmo? Temos pena. O publico exige qualidade nas actuações. E eu pergunto: qual é a diferença entre um artista cantar em playback ou simplesmente a produção por o CD a tocar e poupar uns trocos na presença do dito cujo? Nenhuma.

Cumulo dos cúmulos aconteceu ontem na TVI, onde por acaso estava a TV ligada enquanto a família lanchava. O momento passou-se no programa da tarde da TVI que era dedicado, digo eu porque não vi desde o inicio, aos mais pequenitos.

O artista era Luís Represas. O que aconteceu? Logo no inicio do tema que ia cantar, houve problemas com o CD (digo eu) e simplesmente não houve som, mesmo connosco a ver Represas a tocar a sua viola. Depois lá resolveram a coisa e a actuação começou, em playback claro. Lá para o meio da canção, o CD (?) lá foi começando a fazer ruídos estranhos e toda a gente notou isso, até o Luís no meio do seu playback, quase que se ria. Depois pararam com a palhaçada, e os apresentadores, Goucha e Iva Domingues, lá vieram ao palco dizendo que são problemas que podem acontecer quando se "toca" em playback. E a parte melhor: Luis Represas demonstrou o senhor que é e disse algo do género: "se me ligarem o microfone, eu toco ao vivo". E assim foi. Com Iva Domingues a encostar o micro à viola, lá cantou ele, e bem diga-se de passagem. Mas a história não acaba aqui. A meio da actuação ao vivo, o micro para onde Represas cantava, "morreu". Então Iva Domingues, põe o micro que estava na viola, junto ao cantor e ficámos só a ouvir a sua voz.

E agora eu pergunto: Valeu a pena, este espalhafato todo? Não valia ter mais perder alguns minutos a ligar os equipamentos necessários e cada artista cantar ao vivo? Pois...

De certo que depois deste incidente, algumas cabeças irão rolar, principalmente por entre os técnicos.

E para terminar o desabafo deixo-vos com mais uma pérola do playback, que curiosamente também aconteceu num programa da TVI. Coincidência?



Simplesmente ridículo...



Página Inicial
Blogger joaorsilva: O vídeo já conhecia, agora essa da TVI de Domingo deve ter sido... :lol: 02/06/08, 19:22  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter