You will think i'm insane - O pior do maior
publicado por Higuita

É mais fácil avistar um oásis depois da poeira acentar. Depois das coisas solidificarem, é muito mais simples e coerente encontrar algo mais perto da realidade.
Fanatismos e overdoses fora da porta, afinal de contas qual foi o pior concerto do Rock in Rio 2008?
É certo que por mais tempo que passe haverá sempre aquela pitada de fanatismo, aquele bichinho que mexe com os nossos gritos “estéticos”. Sinceramente, nenhuma (mas mesmo nenhuma) banda que se apresentou no RIR faz parte da minha elite musical. A que mais se aproxima dessa elite talvez sejam os Offspring, mas que juntamente com o seu concerto no festival de verão não subiram na minha lista.
Isto de escolher este ou aquele concerto como o pior do Festival é muito complexo. É muito mais fácil dizer os melhores. Contudo, apontar erros à organização é muito fácil. Erros de cartaz, é claro. O primeiro deles todos figurou no primeiro dia, de seu nome casa de vinho. Não entendi (nem vou entender), o porque de assentar alicerces rockeiros, e trazer uma artista de Jazz ao festival.
Se a cantora fizesse uma figura minimamente positiva, poderia compreender! Custaria a encaixar os contextos, mas o simples facto de a qualidade do concerto ter sido boa, emulsionariam os meus argumentos para calar essa aposta. Porém, em eventos deste calibre não se pode sublinhar benefícios da dúvida em relação a certos artistas, isto é, não é coerente esperar algo de bom, de uma pessoa que não sublinha algo de bom. Para colmatar esta idéia: quem não esperava um concerto épico dos Metallica, dos Bon Jovi ou dos Muse? Ninguém! A qualidade este sempre em realce, teve sempre como atractivo. Agora vejamos, temos uma artista que nunca deu mostras de profissionalismo, que não se encaixa no termo Rock e que não mexe com o público, qual foi o objectivo da direcção de apostar nela? Estavam a espera de algo bom? Os poucos que esperaram levaram um estalo de desilusão. A artista da irreverência até pode ter uma voz do outro mundo, mas até o momento em que ela der mostras de qualidade ao vivo, não consigo qualificá-la de boa artista. Assim, o concerto da casa de vinho foi um dos piores do RIR.

Em seguida surge um concerto que sempre me interrogou. O que estava a fazer o Tony Carreira espanhol a fazer no palco mundo do ROCK in rio? As expectativas negativas voltaram a realçar-se. A Ivete é uma artista do mesmo gênero, mas uma coisa que não se pode comparar é a qualidade ao vivo da artista brasileira com a do Alejandro. Como esperado por mim, isto ia dar fret. E deu! Pouca interacção com o público, pouco movimento num espectáculo que se diz de Rock. Ainda estou no sonho, e ainda não acordei. Porque ainda não percebi de facto o porque de o artista espanhol ter presenciado esta edição do RIR. Foi lamentável, foi decadente. E não pensem que isto é relativo porque não! Num festival de Verão, os requisitos musicais necessários, não fazem de todo parte do canastro do Alejandro. Por isso, não argumentem que se trata de gostos, porque isso não se torna lógico. Se querem ver esse tipo de concertos, paguem 60 mocas e adormeçam no Pavilhão atlântico.

O terceiro concerto que de seguida irei abordar, não se encontra nesta lista pela falta de qualidade. Encontra-se pelo seu timing. Falo do concerto dos Moonspell. O concerto foi óptimo, existiu grande energia, enfim, o concerto da banda portuguesa teve tudo para ser grandioso... Excepto a hora. Não se enquadra de todo, a mensagem da banda com um sol abrazador. E pelo simples facto da minha mente dar grande importância à mensagem de uma banda, este concerto tornou-se insignificante e quase patético. Bastava fazer uma mudança de alinhamento do dia 5, para este ser perfeito. Primeiro, trocaria os Apocalyptica por uma banda mais interactiva... Por exemplo, os Bullet for My Valentine. E a partir daí seria então: Bullet for My Valentine, Machine Head, Moonspell e Metallica. Não seria perfeito?
O caracter relativo desta crônica abriu as portas a uma discussão, por isso ;)



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Concordo com tudo o que dizes. O concerto dos moonspell foi bom, mas o horário é que estragou tudo. Mas até foi bom para abrir. O problema é que para abrir tinham de abrir às 11 da noite ahahah.

Agora o pior mesmo...
No terceiro dia do RIR tivemos:

# Docemania
# Just Girls
# 4 Taste
# Xutos & Pontapés
# Tokio Hotel

Isto diz a qualidade do cartaz. Não é preciso dizer mais nada. O que safou o dia foi o concerto da Joss.
Btw, Xutos já enjoa.. Quem lhes disse que eram bons enganaram-nos bem.

Outro aspecto negativo na minha opinião foi: para quê fechar o RIR com uma banda de merda como os Linkin Park? Por favor.. Este Rock in Rio foi o pior de sempre, a continuação em Madrid vai ser ainda pior, só tinha Rock no nome. Não sei como ainda atrai tantas pessoas, porque eu não ia a um único dia deste RIR. 15/06/08, 21:49  

Blogger Thaurer: os Bullet for my valentine estariam aqui de certeza se nao fosse o problema do matt tuck.
eram eles que faziam a primeira parte dos metallica onde quer que eles fossem, mas devido a esse tal problema na voz do Matt, foram substituidos pelos machine head.
isto ja foi ha um bom tempo, mas afectou o cartaz de dia 5. 15/06/08, 21:54  

Blogger Thaurer: ps:

agora, o que eu achei mesmo um INSULTO foi por os Xutos antes dos Tokio Hotel.
digam o que quiserem mas que foi uma valente bofetada na cara lá isso foi. 15/06/08, 21:56  

Anonymous Anónimo: Em parte concordo contigo caro anónimo. Penso que a presença dos Xutos se deve mais ao facto de estarem a preparar um novo álbum do que propriamente há qualidade avassaladora que possuem. Até porque naqueles moldes, parece que estão "a mais".

Em relação aos LP também não vejo neles um talento fantástico. Mas estive presente do dia 6 e tenho que admitir - os rapazes deram um grande espectáculo. Podemos não gostar (não foi certamente por eles que paguei 53€) mas de facto sabem conduzir um show e conseguem disfarçar a qualidade algo duvidosa que têm através de um bom concerto, onde certamente não terão faltado os grande singles + energia de toda a banda.

O cartaz do RiR em Madrid é horroroso, sem dúvida um atentado à música :S 16/06/08, 09:25  

Blogger L I O N H E A R T: oh puskás, é no minimo um crime aquilo que tu disseste. Então tens num cartaz Bob Dylan, Franz Ferdinand, Lenny Kravitz, Tiesto, The Police, Jack Johnson, Alanis Morissette e Neil Young e chamas ao cartaz um atentado á musica? Que seja um cartaz um pouco fora do contexto ROCK, tudo bem, agora atentado á musica nem pensar. 16/06/08, 11:14  

Blogger Higuita: Thaurer, ora aí esta uma coisa que eu não conhecia ;) Mas entre bfmv e mh é díficil optar.

Não sou grande fã de LP, tocam sempre as mesmas músicas, os concertos são repetitivos. Mas eu entendo o porquê de eles terem sido escolhidos para fechar o RIR. Eles são uma banda que comtempla um grande número de fãs, com uma capa de Rock... Não foge ao contexto do festival e também não repele o público... Que foi uma coisa que aconteceu dia 5. 16/06/08, 11:15  

Blogger Higuita: Lion, só pelo Bob e pelo Neil, o resto do cartaz até podia ter a Amy em todos os dias, que eu não me importava ;D 16/06/08, 11:17  

Blogger L I O N H E A R T: e pelos the police *cara de orgulho por o meu padrinho me por a ouvi-los quando tinha 3 anos* 16/06/08, 13:30  

Anonymous Anónimo: @Thaurer, não é por serem os Xutos, é por os TH serem a pior banda de sempre. Porque os Xutos não ficam muito atrás deles...

Bullet não é assim nada do outro mundo. Mas também com um cartaz destes qualquer coisa razoável é bem vinda.

@L I O N H E A R T, acho que o Puskás estava a referir-se ao facto de ser um cartaz fora do contexto do Rock como tu disseste.


Os LP dão "bons" concertos porque são overrated para caralho. Eles são zero mesmo, música da pior que há.

Em suma este RIR foi um dos piores festivais de música de sempre. Higuita, acho que devias ter falado dos aspectos positivos que eram menos ahahah. 16/06/08, 16:06  

Blogger Thaurer: woowww...

calma la rapaz!!
piores festivais de sempre?

tenho k discordar, e de k maneira!

offspring, bom.
muse, bom
rod stewart, muito bom
machine head, grande surpresa, muito bom
bon jovi, mais k bom.

se é um festival k foge ao rock?
nao duvido.
mas dizer k é dos piores é simplesmente um erro.

ja agora, sabes kual é a banda com o recorde de audiencia pagante na historia do rock in rio (e de toda a historia da musica axo eu)?
a-ha com 198.000
é rock? nao, mas deram um SHOWZÃO!!
tal como o rod stewart deu tambem no seu primeiro rock in rio.

nao é preciso ser um festival rock pa ser excelente.
o rock in rio é um festival de variedade. claro, é famoso pelos famosos shows dos guns, queen, ozzy, mesmo os silverchair fizeram grande concerto lá.
axo k nao se pode duvidar da kualidade rock in rio só pk nao é inteiramente rock...

(ok, ja eskeci onde keria chegar visto tar todo "roído" do cérebro por causa dos estudos, mas acho k ja disse o suficiente) 16/06/08, 22:50  

Blogger Aza Delta: nao concordo quando dizes que deviam ter tirado os apocalyptica do cartaz.

Para mim foram a melhor banda a seguir aos metallica. 17/06/08, 11:58  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter