e um pouco dos 90
publicado por Thaurer

ok, graças ao delicado humor do meu pc o meu post chega com algum atraso, mas como diria o povo: antes tarde do que mais tarde!

Ora bem, se nas ultimas semanas tenho falado dos anos 80 que nos trouxeram por exemplo boa musica Pop e o bom e velho Thrash, vou falar agora dos anos 90 que nos trouxeram as "maravilhas" do Teen Pop, a certa decadência de espirito do Grunge e a acesa rivalidade entre Blur e Oasis.
Com mais ou menos qualidade, nesta década também ha muita coisa interessante.


Para começar: o Groove.
Korn com o seu Nu Metal e Guano Apes com as musicas que nos põem logo aos saltos. Os Pantera lançam em 92 o "vulgar display of power", em 93 os Sepultura lançam "Chaos AD" e os Machine Head lançam no ano a seguir "burn my eyes". São bons álbuns, mas lembrem-se da regra nº 13: Thrash old school é o único Thrash!

Claro que para contrastar, no final da década Britney Spears e Cristina Aguilera não se fazem rogadas e lançam "oops I did it again" e "Cristina Aguilera". (é impressão minha ou dar o nosso nome a um álbum é uma atitude um bocado.... egocêntrica?
pronto, ela chama-se Cristina Aguilera. já percebemos!)


seguindo as pisadas dos New Kids On The Block, agora era a vez de surgirem novas boysband. NSYNC, Backstreet Boys, Take That, Five, são apenas alguns exemplos de bandas que nos encheram-nos de refrões que muito que não gostássemos ficavam sempre colados ao ouvido e coreografias que nos enchiam o olho e nos punham a imita-los, nem que fosse só por brincadeira.

famílias unidas entravam em palco também qual Kelly Family que fossem. lembram-se dos The Moffatts e dos Hanson? Lembram-se daquela tao afamada palavra "MMMBop"?
Eu lembro. Passaram anos e a musica continua retida no cérebro.
mas vá lá, podia ser pior... ou não.

e quando a cena Indie começou a ganhar aquele "subgénero", que apesar de já vir lá de trás, do Punk da zona de Washington, decidiu apoderar-se qual symbiote (piada percebida apenas pelos fãs do Homem-Aranha) de mais um género ou outro?
Falo do Emo. Bandas como Sunny Day Real State ou Jimmy Eat World sofreram influencias de outras como Fugazi e vieram a desbravar terreno para novas bandas que diferenciavam bastante em género, deixando assim o Emo a vaguear pelo mundo musical, apanhando aqui e ali algumas novas bandas e alguns fãs.
(reparo agora que Washington para além de albergar o senhor Bush é ainda berço do Emo. acho que alguém deve ao mundo um pedido de desculpas.)

Mas se nos Estados Unidos é o que é, cá na Europa, em terras de sua majestade, o clã Gallagher e o Damon Albarn andam a Brincar ás guerras. Mas é sabido também que eles para além do Britpop, têm também em comum as influencias dos Stone Roses, Inspiral Carpets, Happy Mondays e outras bandas da cena de Madchester. Temos o Britpop ao rubro com albuns como o Whats the story (morning glory) que venderam milhoes em todo o mundo e hits como "Girls & Boys", "Beautiful Ones", "Allright" e "Bittersweet Symphony", esta ultima já num período final do estilo.

Voltando aos USA, mais precisamente à Costa Oeste, em Seattle dá-se a conhecer ao mundo o Grunge com "Nevermind" em 1991, o tipo de musica que destronou o Glam Metal das Tabelas.
Era hora da infame Geração X deitar cá pra fora o que sentia. Era hora da Revolta. Era hora das melodias distorcidas dos Stone Temple Pilots e dos Sonic Youth. Percorrer o imaginário de " Mellon Collie and the Infinite Sadness". Ouvir o que o senhor Vedder tinha pra dizer. Sentirmos alguma coisa a remexer por dentro ao ouvir a voz do Layne Stanley. 'Tamos a falar de uma geração gerida pelo principio de KISS (Keep It Short and Simple); de uma geraçao que ia para os concertos cantar a peito aberto "soy un perdedor, I'm a loser baby so why don't you kill me?" 'tou a falar da geração dos jeans e das All-Stars e da moda que era ser anti-moda.
Não que não houvesse nada a dizer, porque havia; apenas era tudo descaído para o caótico...



Página Inicial
Blogger Higuita: Os meus parabéns, muito bom! 24/07/08, 18:51  

Blogger Unknown: isso está bom,se fosse a introdução para alguma coisa.Falas de tudo um pouco mas és pouco incisivo.

Talvez por isso é que o tema se chame "um pouco dos 90". 26/07/08, 04:45  

Anonymous Anónimo: ATENÇÃO:

Não confundir Washington D.C. (district of columbia), capital administrativa dos USA com o estado de Washington no noroeste do continente americano que tem Seattle como cidade mais importante. 26/07/08, 15:06  

Blogger Thaurer: realmente. foi um lapso meu k nao devia ter acontecido.

obrigado pelo alerta. 27/07/08, 19:46  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter