Noticias: Música aos berros em bares faz beber mais em menos tempo
publicado por Anónimo

Estudo francês revela que com o volume máximo permitido, uma pessoa bebe em média 3,4 cervejas em pouco menos de 12 minutos.

Quanto mais alta estiver a música num bar, mais bebida se bebe e em menos tempo, é esta a conclusão de um estudo levado a cabo pela universidade francesa de Bretagne-Sud.

O estudo baseia-se numa experiência em dois bares e, em termos de dados concretos, garante que quando a música está no volume máximo permitido (88 decibéis), as pessoas bebem em média 3,4 cervejas de um quarto de litro em 11 minutos e 45 segundos. Ao volume normal (72 decibéis), consomem 2,6 cervejas em aproximadamente 15 minutos.

O universo do estudo, publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research e citado pelo jornal espanhol El Pais, foi composto por 40 jovens consumidores de cerveja com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Um detalhe curioso: quer demorassem 12 ou 15 minutos, a bebida era despachada em sete goles.

Nicolas Guéguen, um dos responsáveis pelo estudo, disse que o maior consumo de bebida com a música mais alta pode ter a ver com o facto de o elevado volume fazer com que as pessoas falem menos. Um professor catedrático na área da saúde pública da Universidade Autónoma de Madrid, desvaloriza o estudo: "É um artigo que tem mais interesse por ser curioso que pela sua relevância, dado que a amostra é pequena e não foi seleccionada aleatoriamente".

Os responsáveis pelo estudo advertem, com o intuito de reduzir as mortes por alcoolismo e acidentes de automóvel, para a necessidade de as pessoas que frequentam bares terem em atenção que a música demasiado alta pode influenciar o consumo de álcool e pedem aos donos dos bares para manterem o volume da música a um nível moderado.

Fonte: Blitz



Página Inicial
2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter