um pouco dos anos 80
publicado por Thaurer

Achei que hoje podia fazer uma viagem pelos anos 80 e 90. Rever alguns êxitos tanto portugueses como mundiais e recordar algumas bandas sonoras que ficaram gravadas na nossa memória.


Primeiro. Anos 80. Muitos de nós nem sequer éramos vivos nesta década, mas se houve um período dourado para a música Pop, com certeza que foi este. Tínhamos em Portugal ainda o Carlos Paião, nos Estados Unidos tínhamos o cabelo do Limahl e o Hip Hop como forma de arte e bandas como os Public Enemy faziam dele um movimento activista. Em Portugal ainda nem se ouvia falar de hip hop tuga.

O Hair Metal ganhava terreno e esvaziava as prateleiras de gel e laca; a música “Axel F” do filme “beverly Hills cop” fazia sucesso sem a ajuda do irritante crazy frog, “Chariots of Fire” tornava-se numa das melodias mais reconhecidas pelo mundo fora e a New Wave Of British Metal conquistava o mundo.

Mas o facto mais relevante: o Micheal Jackson ainda era negro/humano!

Os sintetizadores também tinham ganho um espaço especial no mundo pop. Era cada vez mais comum os tops das tabelas conterem musicas como “Sweet Dreams (are made of this)”. Aliás, tinha um nome próprio e tudo: synthpop. E era hora de abrir alas para bandas como A-HA (sempre que ouço este nome lembro-me do Nelson Muntz) The Buggles, Duran Duran (um bom nome adicionado ao SBSR se me é permitido dizer) e os ainda mais eternos Depeche Mode, com músicas como “Just can’t get enough” ou “enjoy the silence”.


Provavelmente vos estou a induzir em erro ao fazer-vos pensar que nos anos 80 era tudo “mágico” e com qualidade. Não. Lembrem-se que foi nesta década que apareceu o Vanilla Ice e o cabelo do vocalista dos Flock of Seagulls, e os sucessos de Nelo Monteiro e Jorge Ferreira enchiam as salas de baile nacionais. (os pesadelos com o cabelo do Mike Score a cantar a musica da Miquelina não me largam)


Mas é sobre as nossas bandinhas tugas, tão pequenas mas tão boas (ou pelo menos relativamente boas) que eu me vou pronunciar mais um pouco.
Lembram-se dos Táxi? (nem vou perguntar se vocês se lembram dos Trabalhadores do Comércio). Doce? E dos Da Vinci? E dos Ban? (AH ganda João Loureiro!)
O José Cid causou sensação antes, durante, e depois dos 80. (mas este também é eterno)

E o típico visual dos anos 80? Lembram-se? Quando vejo as fotos de há vinte anos atrás, algo me diz que nessa altura, quanto mais brejeiro, melhor.

Photobucket

aqui estão dois exemplos perfeitos. reparem nos cabelos do peito em exibiçao e no penteado tao encaracolado e claro, a tipica cruz ao peito.

Photobucket

Mas afastando-me da moda. A década de 80 foi uma boa altura para o pop-rock português.


O mítico António Variações (uma espécie de Freddy Mercury Portugues, no que toca ao visual) deu um cheirinho da sua graça antes de ter perecido com sida. (foi a primeira celebridade portuguesa a morrer com essa doença)

Delfins apareceram nos 80, mas eu recuso-me a falar deles.

Temos ainda o Grupo Novo Rock, os Heróis do Mar, Grupo de Baile, Jáfumega, Rádio Macau e Quinta do Bill, estes últimos a aparecerem já no final da década.

Mas a vertente Pop não era a única a reunir um bom naipe de bandas.

E os Tarântula? Esses que se auto proclamam como a primeira banda metal do país. Os Ku de Judas, exemplo perfeito do punk DIY, são uma banda a ter em conta sendo que alguns membros pouco ou nada percebiam dos instrumentos que tocavam, mas lá conseguiram ganhar estatuto até aos dias de hoje.

Peste e Sida surgem em 86 com uma vertente mais punk e algumas influencias reggeae ou Ska (este lado foi mais obvio quando os membros da banda criaram os Despe e siga) esta banda deu os seus primeiros passos no Rock Rendez-vous, concurso que trouxe também á vida Mata Ratos, Go Graal Blues Band (um grupo português liderado por um jovem Paulo Gonzo), UHF, Mler Ife Dada (uma banda que até gosto bastante. Tem um som meio jazz meio... funky), Mão Morta e Pop Dell'Arte.

As bandas floresciam no seio dos diversos estilos musicais, a década de 80 mostra-se forte o suficiente com boas bandas Portuguesas que poderiam muito bem fazer frente a outras bandas quaisquer do estrangeiro.
Mas na minha opinião, e já aqui foi referido, o ponto fraco da música portuguesa sempre foi o marketing. Não havendo divulgação, uma banda dificilmente sai da garagem.

As bandas podiam aparecer com uma musica ou duas de sucesso, mas por algum motivo (talvez falta de qualidade, talvez falta de oportunidade) passado pouco tempo as bandas saíam de cena, aparecendo outras e recomeçando novamente o ciclo rápido de três passos: aparecer, sucesso, desaparecer


podia continuar aqui a escrever, mas por esta semana é tudo.
continuarei a escrever sobre os anos 80 e 90 na proxima semana. até lá, ficam aqui algumas musicas que se podem encontrar no tube.





Pop Dell'Arte - My Funny Ana Lana


Antonio Variacoes - Cancão Do Engate


Radar Kadafi - 40º Graus à Sombra


Taxi - Chiclete



Página Inicial
Anonymous Anónimo: Os 80's foram musicalmente tão vastos que é impossível fazer uma boa "radiografia" apenas com estas linhas, se permites uma crítica, acho que tens um excelente tema para umas 10 crónicas mas tens de aprofundar MUITO mais!

Falar dos 80's sem falar do som de "Madchester" da Factory e do início das raves na Hacienda, a house de Detroit, os Police, o Pós-Punk, MTV, Metallica, etc. é quase criminoso! Devias também falar da importância do Rock Rendez-Vous no panorama musical em Portugal.

Também não gostei muito do tom caricatural que foste dando ao teu texto. É obvio que houve muitas coisas ridiculas mas imagina-te daqui a 25/30 anos a ver imagens dos artistas top deste tempo (vide Tokio Hotel, Amy W, 4taste, entre outros).

Já agora deixo-te algumas correcções:

1- na altura ninguém falava em hip hop, o som era rap (Public Enemy e NWA mais tarde foram considerados Gangsta Rap).

2- o Limahl é inglês e tornou-se famoso como vocalista dos Kajagoogoo (com o sucesso Too Shy) e depois a solo com a banda sonora do filme "Neverending Story".

3- O penteado do vocalista dos Flock podia ser mau mas a música era excelente e estabeleceu o tom para essa década e ainda hoje é possível perceber influências em diversas bandas de electrónica.

4- Bandas portuguesas, muito bem alguns da lista mas, então e os Xutos?

5- a foto do Nel Monteiro parece-me recente...


Abraço
Lipstick 01/07/08, 23:13  

Blogger Thaurer: tem la calma. =) aprofundar queria eu. e sou capaz de o fazer. mas vou primeiro falar ao de leve e depois vou focando alguns pontos que tu mesmo referiste.

apenas acho que por textos muitos grandes acaba por nao ser boa ideia porque nem todos tem paciencia para os ler.

sobre o facto de caritaturar, achei por bem faze-lo, mas nao nego que sou adepto dos Kajagoogoo e de outras bandas com visuais unicos.
(sou fan de x-japan, só isso diz tudo)

quanto a xutos, pra que mencionar algo superficialmente quando todos a conhecem tao bem?
mais uma vez, terei muitos posts para preencher ainda antes de pensar em escrever sobre os anos 90. 02/07/08, 00:05  

Blogger Higuita: Chiclete, fantástica. 02/07/08, 16:44  

Anonymous Anónimo: Alguem tem a musica Free Fallin' de Tom Petty??

s tiverem enviem me para o msn

blitz31@hotmail.com

Agradeco! 19/07/08, 20:13  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter