Andanças
publicado por gizmo

Mais que um festival, mais do que tudo, uma forma de viver... mais do que tudo, o compromisso com a felicidade.
Falo-vos de um festivalzeco, que assim muitos lhe chamariam... pouco publicitado, muito pouco aliás (e que continue assim...), que promove várias actividades, sendo a rainha a dança.
Sendo eu um completo pé de chumbo e vir de lá feliz, é porque há algo mais.
Porquê?
O ambiente que me rodeava. Pessoas completamente diferentes, pessoas estranhas, pessoas socialmente apartadas... pessoas que revelariam elevados indices de Q.I.
Eram artistas fabulosos, desde artes malabaristas, músical ou até dançarina. Aqui, havia a cada passo um violino, uma concertina, uma viola, a cada passo havia música. A cada passo haviam pessoas dançando, sorrindo, pessoas felizes. O fenomenal disto era a liberdade que tinhamos... para dançar, meditar, gritar, qualquer coisa! Eramos todos tão diferentes que ninguém se importava!
Fiz voluntariado na cantina, por isso, tive uma maior percepção da diversidade de culturas e do espirito que rondava o Andanças. Maioritariamente servi saladas e por isso, era indispensável o contacto com as pessoas. Trataram-me de forma muito querida, bastante simpáticas e com um à vontade tremendo.
Outra das grandes coisas do andanças são os artistas. Aqui, os artistas apesar de envergarem uma pulseira de cor diferente, conviviam connosco no festival. Aliás, alguns davam workshops a troco de os deixarem entrar no festival. E o mais engraçado? Tu vias a darem grandes workshops, a serem grandes tocadores e estarem ali, próximo de ti! Sabes que poderás falar com eles e faz sentido! Estão ali, enfrascando hidromel tal como tu, aprendendo coisas... E é sobre isso que é o andanças, a predisposição para fazer algo bonito! Uma grande parte da equipa que compunha o festival, eram voluntários e artistas, eramos mesmo muitos! E sentir que poderás vir para aqui de graça, dar um pouco de ti e é isso o festival em si, dá muita força ao andanças.
Recordo que, este evento e é mesmo um grande evento para quem não conhece, é organizado por pessoas normais com empregos... Começou com um grupo de amigos a dividirem tarefas e hoje tem uma dimensão muito maior e assim continua. É desta forma que saem as mais puras e nobres acções...
Há ainda a grande vontade de confiar nas pessoas, sempre que ia dançar, deixava telemóvel, carteira e afins, no mesmo saco e lá as deixava confiando que ninguém me mexia em nada. A verdade é que foi o que sucedeu... enquanto em outros sitios, talvez acabasse sem a carteira. Aqui nunca fui revistado, porém, nunca me senti ameaçado! E é tão fabuloso, sentir que nesta semana não há maldade!
Outro dos problemas que não surgiu, foi em arranjar par. As mulheres aqui dançavam connosco homens, sem acharem que as queremos comer. Mesmo em danças românticas como o Mazurca, não tive problemas em arranjar par. Durante o festival, reconheces as pessoas com quem dançaste e sorris! Partilhaste com ela muito, com uma desconhecida...
Falando agora do que o festival tinha em cartaz, de danças, tinha tudo o quanto se pode imaginar... Tudo mesmo! Desde forró, kizomba, europeias, paulitanas, tribais, latinas, escocesas... Tinha ainda e como se isto já fosse pouco umas actividades paralelas fabulosas, desde a workshops de contrução e aprendizagens de alguns instrumentos, origami, cartoonismo, andas, percussão, áudio e vj e muitas muitas outras, sem exagero! Tinha ainda de manha, sessões de ioga, massagens e outras actividades para começar o dia da melhor forma! Ao fim da tarde, haviam outras actividade, ioga do riso, abraçoterapia, entre outras! À noite, era o baile... Mais do que um concerto a cada hora e grandes bandas... Bandas que nos estiveram durante a tarde a ensinar a dançar, tocam agora para praticar o que nos ensinaram. Outras, estariam no palco principal como um concerto banal... Destaco do meu agrado, os Bailebúrdia, Uxu Kalhus, Oliver Three Dancing, Triple X.
Basicamente, tentei passar uma ideia do que é o andanças, mas acreditem, só o irão perceber quando lá forem. Também me contaram isto, mas só tive a real noção quando lá estive, é muito bom.



Página Inicial
Blogger Lex: Agrada-me o conceito desse evento. Um dia ainda hei-de ir a um Andanças, apesar de ser um pé-de-chumbo do tamanho do da Estátua da Liberdade. :-D

Boa review. ;-) 05/09/08, 01:06  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter