nice boys don't play rock n roll
publicado por Thaurer

Há uns tempos descobri que os Porcupine Tree vinham a Portugal e como era uma banda que eu conhecia relativamente pouco decidi investir um pouco do meu tempo só a tentar descobrir melhor o som da banda e a sua história. Em muito boa hora o fiz. Nunca pensei que fosse ficar tão ligado ao som da banda.

Ao principio, mal ouvi umas das primeiras musicas que saquei, hmm comprei a zero cêntimos na net, o meu primeiro pensamento foi de que aquilo soava tal e qual os Opeth, mas depois á medida que o véu se ia soltando descobri que há ali bem mais.

Recomendaram-me o “Stupid Dreams”, um álbum lançado em 1999 que aparentemente teria boas musicas. “Vais gostar!” disseram-me.

Agora é a minha vez de o recomendar.

“Even Less”, “piano Lessons”, “Don’t Hate Me”…

Uma boa colecção de músicas agradáveis de se ouvir com letras que dizem sempre alguma coisa, pelo menos a mim, e não peca como muitos álbuns onde temos que estar com certo estado de espírito próprio para o podermos apreciar. Sempre com o leitor de mp3 ligado, ouvia o álbum quer estivesse no carro, quer estivesse na cama á espera do sono ou quer estivesse de joelhos no chão a acentar tijoleira (férias sem um pouco de trabalho forçosamente voluntário não são férias) e ficava sempre com mais vontade de chegar a casa e procurar por um novo álbum e ver o que iria de lá sair.

Li na wikipédia que apesar da banda estar num patamar do rock progressivo, o seu som era dos mais difíceis de catalogar dentro de um só género. Vi-me obrigado a concordar. Muito piano em algumas musicas, guitarras com um som mais distorcido noutras, riffs pesados, riffs melodiosos…

É engraçado saber que a banda começou como uma “brincadeira” por parte do Steven Wilson. É mais engraçado saber que essa mesma brincadeira acabou por ser o seu projecto mais conhecido. É ainda incrivelmente mais engraçado conhecer durante vários anos a banda e nunca lhe prestar atenção, e de repente, de um momento para outro, ficar tão agarrado a ela.

A mim quer me parecer que se gastar os 23 euros no bilhete para o concerto, não me vou arrepender. Como tal vou ter que iniciar já uma operação de angariação de fundos para concerto (também conhecido como operação “matar o porquinho mealheiro”)

Peço desculpa pela qualidade fraquinha do texto mas o tempo escasseia. É pouco o tempo que estou em casa, e mesmo que deixe o pc ligado ao sair, o texto não se escreve sozinho. (isto lembra-me que uma caneta que escrevesse sozinha não seria uma má invenção por parte dos senhores cientistas)

Ficam algumas vídeos:

Blackest eyes

Piano Lessons

Fear of a blank planet

Lazarus

Open Car




Página Inicial
Anonymous Anónimo: ja sairam duas musicas do novo album dos metallica, e ainda nao vi ninguem a comentar nada sobre elas... 28/08/08, 22:41  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter