nice boys don't play rock n roll
publicado por Thaurer

Festas populares…

Há farturas; há carritos de choque; há lojinhas ambulantes dos peruanos; há fogo de artifício; há igrejas enfeitadas e procissões que se passeiam orgulhosamente pela freguesia; há a matança do porco ou do carneiro e a jantarada com a família toda reunida e há gelados de máquina, algodão doce e bolos á venda nas barracas daquelas senhoras que tem braços que mais parecem a minha coxa.
Mas há acima de tudo… e deus livre a organização de faltar com esta…música Pimba!
Não seria uma festa de aldeia/vila sem música popular.

E a Gafanha da Encarnação, linda terra que me vê a crescer (e fazer asneiras) não é excepção.
Ora os nobres convidados á festa foram os Diapasão e o Roberto Leal.
Da banda do Marante, nem vê-los. Tive a sorte de sair com uns amigos para uma noite de bares, caso contrario ficava em casa a levar com a sua “Portuguesa Bonita” noite dentro. (Se bem que o meu pai foi e disse que gostou. Gostos não se discutem. Divertiu-se e ainda bem que o fez)

(e já agora faço aqui um parênteses. Será que sou o único a desconfiar que o Marante é irmão gémeo do Donald Trump?)
Photobucket


Mas o Roberto Leal, bem, esse é outra coisa. Não que goste da musica dele. Não que goste dele (e não gosto mesmo nadinha dele) mas por algum motivo, algo me obrigava a marcar presença no largo da igreja para o ver todo vestidinho de branco, qual anjo se tratasse.

Mas, para minha tristeza, o homem não estava vestido de branco.
Mas houve um pormenor que fez com que ele subisse um pouco na minha consideração: mesmo um acidente ao que ele se referiu como “um pequeno percalçozito” que fez com que levasse pontos num dedo do pé, não o impediu de estar lá em palco a cantar (e não em playback como muitos tem feito nos últimos anos) e especialmente, a dançar e a pular.
Eu penso que isso é algo que merece palmas. Não pela musica ou pelo artista em si, mas pelo profissional que ele é. Se fosse no caso de outra “prima donna” qualquer… diga-mos assim de repente… um Axl Rose… não tenho dúvidas de que ele cancelaria o show na hora. O Leal não o fez. Foi leal aos fãs. Gostei disso.
Começo a perceber o porque de tanta adoração á volta daquele homem cujas vestes brancas sempre me hipnotizam.

Ah, e dou-lhe também alguns pontos positivos por uma ou outra musica onde vários instrumentos mais...hmm..folk(?)… que me chamaram bastante à atenção.

Já antes, no outro palco (sim, porque aqui na Gafanha da Encarnação todos temos o espírito festivaleiro e gostamos de ter sempre dois palcos á disposição para podermos andar a saltar de poiso em poiso) uma banda que creio que se chamava “Onda” (peço desculpa mas não me lembro mesmo do nome) no final de um concerto de musica convidativa aos casais mais “adultos” para dar um pezinho de dança, tocaram ainda algumas musicas dos Xutos e Pontapés, o que dá sempre para animar a malta mais nova.
(se bem que a voz da vocalista não estava nos seus melhores dias)


E já agora uma trivia:

Gafanha da Encarnação. Lembrem-se do nome! Pois foi aqui, nesta ufana terra de pescadores que há sensivelmente 20 anos, e isto claro, rezado pelos populares pois nessa altura ainda eu não sabia da existência desta freguesia, que o Marco Paulo, nos seus ilustres tempos de cantor afamado pelos seus formosos cabelos encaracolados, foi vitima do cepticismo de um cidadão que se lembrou de subir ao palco e provar ele próprio se os belos cabelos do cantor eram naturais como ele tanto se gabava ou apenas uma peruca estrategicamente colocada para criar a ilusão de fartura capilar.
A partir desse dia, não recebi mais relatos da passagem por esta terra do artista que se vê dividido pelos seus dois amores e dos quais não se consegue decidir de qual gosta mais.

Achei que seria algo interessante o suficiente para contar.

Ps: também já aqui tivemos incidentes com outros artistas populares. Povo aguerrido este dos arredores de Aveiro.

Pps: é também importante dizer que apesar de ter escapado ao som dos Diapasão no Sábado á noite, acabei por levar com um discurso do senhor Paulo Portas.



Página Inicial
Blogger Unknown: Uma coisa a dizer:

Pimb'on it BITCH! xD 16/09/08, 16:55  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter