... and Metal for All: Eluveitie
publicado por Lex

Reza o ditado que "não há duas sem três".

Neste caso isso é bem verdade, pois hoje completo uma espécie de trilogia do folk Metal, por assim dizer. Áqueles que, eventualmente, já não podem mais com a face festiva do Metal, recheada de gaitas de foles, cânticos sobre heróis e civilizações antigas, peço apenas que tenham mais um pouco de paciência, mas hoje o dia é dos Eluveitie. E já agora, que experimentem ouvir uma amostra - quem sabe não descobrem que afinal até gostam disto? :-)

Parece ser certo que o folk-viking-whathever está na moda, e como tal têm surgido inúmeras bandas com essa tendência, sobretudo provenientes dos países nórdicos. Mas como que para provar que nem só na Escandinávia surge o bom folk Metal, chega-nos esta banda directamente dos Alpes suíços, com um som impregnado de inspiração celta.
Formados em 2002, anunciam-se como parte (ou quiçá fundadores) de uma "New Wave of Folk Metal". Geralmente estes neologismos fazem-me alguma comichão, mas confesso que neste caso até o engulo com alguma facilidade. Simplesmente não me ralo muito se a onda é nova ou antiga. Só me interessa que o som é de qualidade e cumpre os seus objectivos primordiais: mexe connosco ao estabelecer uma ligação com as nossas raízes mais profundas, transporta-nos para outros tempos... e de vez em quando até é capaz de nos pôr a dar um pezinho de dança, por mais pés-de-chumbo que sejamos. Porque, como eu já disse noutra crónica há uns tempos, nem só de escuridão vive o Metal.

É breve mas sólida, a carreira dos Eluveitie. Um ano após a formação, lançam o seu primeiro trabalho: o EP "Ven", produzido à sua própria custa, sem quaisquer apoios. Mas esse primeiro registo colhe críticas tão favoráveis que rapidamente, em 2004, assinam pela sua actual editora e avançam para a sua reedição.

Mas é em 2006 que lançam aquele que eu considero, a título pessoal, o que de melhor já fizeram: "Spirit", o seu primeiro LP. Temas como "Your Gaulish War", "The Dance of Victory" ou "Uis Elveti" não aparecem todos os dias, e apesar do esforço evolutivo notório no álbum deste ano - "Slania" - não considero que tenham conseguido um resultado tão bom quanto há dois anos atrás.

Your Gaulish War - Eluveitie

Seja como for, "Slania" é um trabalho que não desilude os fans do género, e tem colhido óptimas críticas (não necessariamente por parte dos 'críticos do costume', mas antes por parte de ouvintes e amantes de Metal como eu ou vocês).

Pass: galaxiamusica.blogspot.com
1. Samon
2. Primordial Breath
3. Inis Mona
4. Grey Sublime Archon
5. Anagantios
6. Bloodstained Ground
7. The Somber Lay
8. Slanias Song
9. Giamonios
10. Tarvos
11. Calling The Rain
12. Elembivos
13. Samon (acoustic version)

"Inis Mona", o primeiro single do último álbum.

Ultimamente, os Eluveitie (palavra que, já agora, significa "os helvéticos") têm percorrido o mundo em digressão com outros nomes poderosos do folk (tais como os Týr, os Amon Amarth, os Ensiferum ou os Korpiklaani), e preparam-se para iniciar o ano de 2009 a abrir para Kreator em algumas datas europeias... incluindo Portugal, segundo informação ainda não totalmente confirmada, mas que já me está a deixar com água na boca para Janeiro.

Portanto até lá, fiquem com a música deles, e bons bailaricos a todos.

http://www.eluveitie.ch/en
http://www.myspace.com/eluveitie

\m/

Etiquetas: ,




Página Inicial
Blogger Thaurer: "nao ha duas sem tres" e nao devia de haver tres sem quatro. o que é que ha melor do que folk metal?
ahah

por acaso ja tinha ouvido isso deles passarem por aqui por portugal.
era bom mas era se eles fizessem uma paragem aqui pela zona centro/norte.

cada vez gosto mais do "and metal for all" xD 03/10/08, 14:55  

Blogger Dr. Darkim: Eu também não me importo que continues a mandar folk metal.

Vá lá, porque não fazes "não há duas sem umas quantas"???

Continua assim, porque o "and metal for all" já me deu a conhecer grandes albúns e é uma parte importante do galaxia! 03/10/08, 15:30  

2007-2009 Galáxia Musica. Template elaborado e idealizado por Skywriter